terça-feira, 5 de abril de 2011

Uma reflexão sobre... Garçons + A história do Macarrão

     Hola, chicos! ? Cómo van? Brincadeiras a parte, vamos ao texto de hoje! Decidi falar dos garçons, afinal, quando nós vamos a um restaurante (mesmo ele sendo de comida a quilo) nós precisamos deles para que nos sirvam uma bebida, levem nossa comida, nos tragam um outro garfo porque o nosso caiu no chão... Quem já não passou por alguma situação dessa? Mas aí que tá: tem aqueles garçons que são gente boa, atende na hora, é super educado e tudo mais... Mas tem aqueles que ficam demorando pra atender, fazendo perguntas "óbvias", não entendem nada que a gente diz, ainda trazem a coisa errada... Ui, credo! Pior é quando tiram o prato da mesa e tu não tinhas terminado de comer ainda, tipo, estavas decidindo se ias pegar mais ou não e lá vem o garçon "Posso retirar seu prato, senhor?", ai, dá uma raiva! Eu gosto daqueles assim, que esperam você sair do restaurante pra retirar o prato, afinal de contas, eles não podem ter tanta pressa assim que faça com que eles retirem o prato enquanto você ainda tá comendo, né? Eu não estou citando nenhum lugar específico, muito menos um garçon específico, mas acho que é um assunto que no fundo todo mundo se põe a pensar a respeito...
    Dá uma olhada num típico diálogo de um garçon (fictício) com um cliente (também fictício):
Garçon: Olá, o que o senhor gostaria de beber?
Cliente: Uma coca-cola zero, pode ser?
Garçon: Claro!
   Uns minutinhos depois...
Garçon: Está aqui, senhor!
  O cliente faz aquela cara e vê que o garçon trouxe Pepsi ao invés de Coca ou até mesmo trouxe Coca light ao invés de zero! Mas decide deixar quieto, pra não se estressar. Na hora de pedir o prato, o cliente pede para que o garçon leve embora o pirão, porque não vai comê-lo, aí o garçon entende que é para trazer outro pirão, por favor, né? A paciência do cliente já está se esgotando e ele fala:
Cliente: É que eu NÃO quero o pirão, será que podes levá-lo devolta para a cozinha?
Até que enfim o garçon entende... Depois, a senhora já terminou de comer, mas o senhor ainda está comendo, os dois estão no maior papo e lá vem o garçon atrapalhar:
Garçon: Com licença, a senhora está satisfeita?
E retira o prato dela! Logo mais, o senhor só cruzou os talheres e ainda está pensando se vai pegar mais uma batatinha frita, lá vem o garçon:
Garçon: Posso levar seu prato, senhor?
E agora, o que mais ele quer levar? A latinha de Pepsi que ainda está com um gole no fundo? O guardanapo que o senhor está limpando a boca? Por favor, né?
    A minha intenção aqui não era desmerecer nenhum tipo de trabalho, afinal adoro muitos garçons, admiro o trabalho deles, porque estão sempre lá, até altas horas, sábado, domingo, feriado... Aturando clientes chatos... Mas eles podiam ser um pouquinho mais bem preparados, né? Dar pelo menos uns cinco minutinhos de que a pessoa terminou de comer para retirar o prato dela! Então, ficou aí a dica de hoje!
   Como estava inspirada e falando de coisas relacionadas à comida, vou dar uma breve história do Macarrão para vocês. Afinal, eu adoro essa comida!
A grande verdade é que ninguém sabe ao certo a real origem do macarrão, porque muitos povos afirmam ter criado essa delícia!Mas sabemos que ele já fazia sucesso na antiguidade.Prova disso é a existência de relatos em textos antigos, até de assírios e babilônios, sobre a existência de uma pasta cozida à base de cereais e água, dizem que isso foi em 2.500 a.C. A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam os pais do macarrão, levando-o à Sicilia no Século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana.Mas uma coisa é certa, a partir do século XIII, a Itália foi o principal país que expandiu o macarrão mundo afora e também a principal consumidora de macarrão da época! Por isso, que hoje, quando nos referimos à massas, lembramos da Itália e relacionamos esse tipo de comida com a Itália!
  Veja agora alguns tipos de macarrão:
- Macarrão de Sêmola: é feito com uma farinha de trigo especial, com isso, é um macarrão com a coloração mais clarinha;
Macarrãozinho caseiro sendo feito.
- Macarrão comum: é um produto feito a partir de farinha e água, com isso, tem um preço bem acessível e está quase todos os dias em nossas mesas;
- Macarrão caseiro (eta delícia!): é elaborado de forma artesanal, com isso, fica mais "molinho" e é mais provável que o molho "entre" na massa;
- Macarrão Grano Duro: é feito a partir de um trigo especial chamado de trigo durum , esse tipo de macarrão fica naturalmente "al dente" (expressão que indica soltinho e bom de mastigar);
- Macarrão Integral: é elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibras na sua composição. Geralmente usado para pessoas que cumprem dietas com nutricionistas.
FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/
Alguns formatos de macarrão.
" Bon appetit"
   Gente, não importa o tipo, tampouco o formato (pene, gravatinha, espaguete, parafuso...), o que  importa é comer! Aí pode simplesmente passar na manteiga com queijo ralado, ou elaborar um prato com molho, carne e o que mais lhe convier!
   Quero saber: gostaram desse tipo de texto? Com junção de dois temas? A proposta era trazer um pouquinho de uma filosofia que vem comigo há um tempinho já ( a questão dos garçons) e desvendar pra vocês mais um mistério de uma coisa que comemos direto e nem ao menos sabemos de onde vem, né?
                                     Um abraço e até mais,
                                                                    Siry :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário