terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Avareza: ser esperto ou ser mesquinho?

  Olá, leitores!
  Dando continuidade a Série 7 Pecados Capitais, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o pecado da Avareza. 
  Com certeza vocês devem achar que "avareza" significa mesquinharia, ganância. Sempre que eu penso nesse pecado, me vem a cabeça um idoso bem sovina, unha-de-fome, apegado ao seu dinheirinho embaixo do colchão, tal qual o Scrooge, aquele do filme "Os Fantasmas de Scrooge".
Scrooge, o idoso sovina do conto natalino
 "Os Fantasmas de Scrooge"
  Mas agora vocês vão se surpreender: o pecado da avareza não faz menção a ganância e sim ao egoísmo! No caso, uma pessoa avarenta seria aquela que não quer dividir seus bens - sejam financeiros ou de algum valor sentimental - com os outros, e não aquelas que só pensam em lucrar, lucrar e lucrar. Porém, como essa equivalência entre avareza e ganância está tão impregnada na nossa sociedade, e a ganância é um pecado tão terrível quanto o egoísmo, vou tratar como avareza esses dois sentimentos.
  Neste contexto, eu lhes pergunto: até onde a avareza é ruim? Sim, ela tem um lado bom e que é essencial para a sobrevivência das espécies na Terra. Vou exemplificar: lembram da história da Cigarra e da Dona Formiga? Então, como a Dona Formiga teria conseguido se manter no inverno rigoroso se ela não tivesse trabalhado duro e poupado seus alimentos durante o verão? E nós, por exemplo, como vamos conseguir comprar um carro se não pouparmos dinheiro? E aí entra a questão de não apenas se privar de certos luxos desnecessários, mas também passar a ser um pouco mais "esperto". Como? Aprendendo uma palavrinha, que apesar de ter poderes, nunca nos foi ensinada como sendo mágica: "NÃO". "Não" para o seu colega de trabalho que sempre finge esquecer a carteira em casa depois do happy hour; "não" para o "compra pra mim? depois eu te pago" e não paga nunca; e principalmente "não" para "o troco pode ser em bala?". 
  É importante ressaltar que não custa nada fazer um favor para um amigo, ser gentil com um colega... Muito pelo contrário, chega a ser questão de educação. Mas não custa nada ser um pouquinho avarento com pessoas que propõem dividir a conta do bar com os outros, comem mais que qualquer um, fingem esquecer a carteira em casa com a desculpa de pagar outro dia, nunca pagam e ainda pensam que estão economizando fazendo os demais de trouxas. Esse tipo de pessoa é mais avarenta, sovina, mesquinha, egoísta e gananciosa que qualquer outra. Por que não deixá-las provar um pouquinho do próprio veneno?


Estão gostando da série? Têm alguma sugestão ou crítica? Comentem!


Até o próximo pecado...
Nat Magal

Tio Patinhas: sinônimo de sovinice na cultura popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário