quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os benefícios das frutas

  Oi gente! Tudo bom?
O tema de hoje é algo que tem tudo a ver com a estação mais quente do ano pois é leve, refrescante, saudável e pouco calórica! Estou me referindo às Frutas! Falarei
especificamente dos benefícios que as frutas trazem para a saúde e o bem-estar. Espero que, após este texto, vocês consigam consumir mais frutas, para possuírem uma alimentação mais saudável! Afinal de contas, os nutricionistas recomendam a ingestão de 5 frutas por dia, não importando se sejam cinco bananas, por exemplo. Vale ressaltar que, quanto mais variedade, melhor! Confiram então os benefícios das seguintes frutas:

  • Abacate: além de ser ótimo para a beleza da pele e dos cabelos, o abacate possui propriedades mais profundas, como a redução da taxa de colesterol ruim, ação anti-inflamatória, desintoxicação do fígado, previne doenças cardiovasculares, etc. Só uma dica: já que o abacate é bem calórico, não devemos comer mais do que três colheres (sopa) por dia!
  • Abacaxi: reduz a formação de inflamações, contribui para uma boa digestão,  é indicado para pedra nos rins, hipertensão arterial e anemia, é diurético e peça-chave de dietas de emagrecimento! Atua como cicatrizante de feridas. 
  • Acerola: nos torna mais resistentes às enfermidades, rica em vitamina C combate a gripe, ajuda o sistema imunológico, protege os vasos sanguíneos, favorece a formação dos ossos e dentes, etc.
  • Açaí: o queridinho dos brasileiros principalmente no verão apresenta alto teor de vitaminas, proteínas, lipídeos e minerais! Auxilia na circulação do sangue, melhora as funções intestinais, apresenta boa quantidade de ferro, fósforo e cálcio, sendo altamente energético! O açaí é extremamente importante para diversas ramos da industrial, não só o da alimentícia, como também na área dos cosméticos, artesanatos, etc. Uma curiosidade: na região amazônica o açaí é consumido na forma de sorvete, refresco, acompanhado de tapioca, peixe, camarão e, acreditem se quiser, com a dupla arroz + feijão! Esquisito, né?
  • Banana: é rica em potássio, combate a diarreia, regula a hipertensão arterial, favorece a formação corpórea, combate a anemia. É super indicada para quem pratica esportes e faz academia. Além disso, a comida preferida dos macacos ajude a combater doenças cardiovasculares e, de quebra, previne o envelhecimento! Duas curiosidades: a banana ajuda a evitar câimbras nas mais diversas partes do corpo e a banana é o primeiro alimento indicado aos bebês!
  • Kiwi: riquíssimo em vitamina C, não possui gordura saturada e nem tampouco colesterol ruim. É anti-inflamatório, antioxidantes, anticancerígeno e laxativo. Quer mais o que? Ah, esqueci de falar que contribui para que não tenhamos gripes e nem colesterol ruim.
  • Laranja: é a queridinha dos nutricionistas, que geralmente recomendam o consumo de, pelo menos, uma laranja por dia. Isto se dá pois elas previnem o câncer e o derrame. Rica em vitamina C, é energizante, laxante, combate o colesterol, combate problemas digestivos, previne gripes, corrige a acidez em excesso no organismo, etc. Que tal um suquinho natural de laranja agora? Delícia!
  • Mamão: assim como todas as frutas e verduras de tom alaranjado, o mamão é rico em vitamina A, que faz com que não tenhamos queda de cabelo, doenças de pele e cegueira. Refrescante, diurético e oxidante! Bom também para controlar o intestino e evitar a formação de úlceras.
  • Maracujá: os benefícios do maracujá são tantos que a gente até se cansa em falar, aí vão eles: diminui o índice de açúcar no sangue, anti-inflamatório, previne queda de cabelo, auxilia na cicatrização, combate asma, diabete, melhora a circulação sanguínea, previne a pressão alta, diminui o colesterol... Ufa! Ah, a folha dele pode combater depressão, ansiedade, enxaqueca e estresse! 
  • Maçã: é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo alto teor das vitaminas do complexo B. Ajuda na diminuição do colesterol ruim, importante na saciedade, é indicada para os que sofrem de azia, contribui para o sistema nervoso, poderosa arma desintoxicante e antioxidante! 
  • Uva: ricos em resveratrol, substância que ajuda aos coágulos não se formarem e que não haja entupimento de veia. Rico ainda em flavonoide, substância que inibe os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento das células. Funciona como diurético, ativa os rins, é laxante, atua contra enfermidades de intestinos, fígado e abdômen, bem como sua casca aumenta os níveis do colesterol bom!  
       Gente, os benefícios destas e de outras frutas não param por aí, não! Por isso, indico o site a seguir, que foi onde me baseei para a construção do texto e que acho que pode estimular ainda mais vocês: http://beneficiodasfrutasnasaude.blogspot.com.br/ 
Espero que a postagem tenha lhes estimulado na busca de uma vida mais saudável! 
Que assim seja,
Siry :)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário