sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Quero Conhecer: Ilha da Madeira (Portugal)

  E aí, galera? 
  No Perfil com a Catarina, pudemos descobrir que o sonho dela é conhecer a Ilha da Madeira, em Portugal. Inspirada nesse sonho, decidi pesquisar um pouco mais sobre esse lugar paradisíaco. Embarquem comigo nessa viagem virtual através desse outro pedacinho de terra perdido no mar!
Ilha da Madeira
  Desde que começou a ser descoberto pelos exploradores em 1419, o Arquipélago da Madeira, em Portugal - que é constituído por duas ilhas habitáveis: Ilha da Madeira e Ilha de Porto Santo, e duas reservas naturais que contam com inúmeras ilhotas: Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens - já começou a chamar atenção.
O Arquipélago da Madeira fica mais próximo à costa da Africa
  A ilha mais famosa desse charmoso arquipélago é justamente a Ilha da Madeira, que é a maior em extensão, tem cerca de 740 km² (só pra ter uma noção, Florianópolis tem 436 km²). Essa ilha é toda mística, pois conta com diversos tipos de relevo, clima e vegetação. Apesar disso, atrai turistas de todas as partes do mundo, seja pela natureza exuberante, pela gastronomia típica, para passar a lua-de-mel ou para curtir em família.  
  - Se você foi atraído pela tranquilidade das matas da Ilha da Madeira, as melhores opções de turismos se encontram nas escaladas dos Picos do Areeiro e do Ruivo. Além disso, as plantas exóticas e a água do mar sempre com temperaturas agradáveis, chamam atenção de qualquer um.
  - Já, se o que lhe cativou foram as delícias culinárias, além dos frutos do mar, você não pode deixar de experimentar a famosa Espetada: um pedaço de carne bovina, servida num espeto de pau-de-louro com milho frito e uma fatia de bolo-do-caco (um bolo feito à base de manteiga d'alho).
  - Seja para um passeio em família ou para os recém-casados, a Ilha da Madeira conta ainda com diversos locais de visitação histórica. Um dos museus mais famosos é o Museu CR7, que expõe diversos troféus do craque português Cristiano Ronaldo, para os amantes de futebol; o Jardim Botânico também é uma agradável opção, já que conta também com o Museu de História Natural em sua extensão; o Museu Municipal do Funchal também é uma alternativa interessante para quem deseja conhecer mais sobre a história do Arquipélago; os amantes do vinho, podem ainda, conhecer o Museu do Vinho, espaço dedicado para a história da bebida na ilha; já quem é mais chegado em arte, tem diversas opções, entre elas o Museu de Arte Sacra, Museu de Arte Contemporânea, Museu Henrique e Francisco Franco (irmãos que tiveram grande notoriedade na arte local) e o Photografia Museu Vicentes (espaço dedicado a história da fotografia e do fotógrafo madeirense Vicente Gomes da Silva). 
  - Existem ainda os monumentos históricos da Ilha da Madeira, que você não pode deixar de visitar! Por Portugal ser um país muito católico, não podemos deixar passar em branco as igrejas, como a Igreja do Monte, a do Bom Jesus, a de Santa Luiza, a do Carmo, o Convento de Santa Clara, a Capela da Encarnação... Além dessas obras arquitetônicas com cunho mais religioso, podemos citar também o histórico Teatro Municipal Baltazar Dias, construído com muito luxo e algumas das fortalezas da ilha, com destaque para a Fortaleza ou Palácio de São Lourenço, que ao longo dos anos foi se modificando e passou de fortaleza para Palácio. 


Se animaram para conhecer esse lugar deslumbrante?
Quais outros lugares você gostaria de conhecer? 

Até mais,
Nat Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário