Existem duas hipóteses para a utilização do nome Festa Junina: o fato da festa ser em junho (muitos de nós associamos a este fato) ou o fato da festa ter surgido em países católicos da Europa, por isso, seria uma homenagem a São João. A festa chegou ao Brasil no período colonial, isso mesmo, aquele período em que o Brasil era comandado por Portugal! Aqui no Brasil, a festa recebeu influência de portugueses, franceses, espanhóis e até mesmo chineses, só que ao longo do tempo, as características da festa foram se espalhando por todo o Brasil e ganhando formas diferentes!
Cocadinha. |
Quentão. |
Embalagem de paçoca. |
- Arroz doce; - Bolo de milho; - Pipoca; - Pamonha;
- Canjica; - Milho cozido; - Quentão*; - Bolo de fubá;
- Cocada; - Cajuzinho; - Maria-mole; - Pé de moleque;
- Pinhão; - Cuzcuz; - Quindim; - Rosquinha;
- Vinho; - Cachorro-quente; - Paçoca; -entre outros.
* Pra quem não sabe, quentão é uma bebida a base de gengibre, pinga e canela.
Cada delícia, né? Difícil de resistir! Além de outros bolos, como de cenoura, nega-maluca, bolo formigueiro...
Uma festa junina não fica completa sem ter as brincadeiras típicas, veja:
-Pescaria: praticamente a brincadeira mais tradicional da festa. Geralmente coloca-se uma piscina de plástico, com peixes de brinquedo e cada um com um gancho pendurado, daí a pessoa vem e tenta pescar pelo menos um peixe. Se ela pescar, leva um prêmio!
-Rabo do burro: não é tão comum, mas é bastante divertida! Tem um burro desenhado num papelão, daí fica pendurado e uma pessoa vem de olhos vendados tentar colocar o rabo do burro (que estava destacado) no lugar certo. Quem acerta, leva também um prêmio!
- Derrubando latas: é simples, só colocar várias latas numa prateleira e chamar as pessoas para tentar derrubar jogando bolinhas de tênis o maior número de latas possível! Já adianto: para isso é necessário ter boa mira!
- Correio-elegante: os organizadores da brincadeira passeiam pela festa com cestinhas e papeizinhos para que os convidados escrevam cartinhas de amor, amizade ou simplesmente de brincadeira. Daí, os organizadores levam a carta até a pessoa que deve recebê-la! O melhor é que quem enviou, pode assinar como anônimo, se bater aquela vergonha! (hehehe)
- Cadeia: monta-se com bambu uma cadeia. Daí se você quiser mandar prender de mentirinha algum amigo é só pagar que os "policiais" (aqueles que ficam cuidando da cadeia) correm atrás dele e o prendem! Para sair, ou você fica lá dentro o tempo determinado por quem o prendeu, ou você paga.
As principais brincadeiras são essas, mas existem outros elementos que não podem faltar na tradicional festa junina, como uma bela fogueira para aquecer a festa, uma boa quadrilha para animar a festa e um bom casamento caipira pra abalar corações! Como eu pude me esquecer de falar que pra festa ser completa mesmo é necessário que se vista de jeca? Pois então falo agora: os meninos vão com camisa xadrez, bigodinho, chapéu de palha... Enquanto que as meninas vão de vestido com estampa chamativa, chapéu de palha, bochecha rosada com pintinhas, bota... Tudo inspirado na roça!
E aí, se animou pra ir à alguma festa junina? Pensou em inventar a sua própria festa? Siga em frente que é sempre divertido!
Um feliz "arraiá" pra você,
Siry :)
OBS: Para produzir o texto, tive como base o site http://www.suapesquisa.com/ .
tem também, em quase toda festa de sçao joão o casamento caipira e a quadrilha. Bj Mirna
ResponderExcluir