segunda-feira, 20 de junho de 2011

As estações do ano

    Hola, chicos! Tudo bom?
 Estamos nos despedindo de uma estação para entrar na estação mais fria e gostosa do ano: o Inverno! Isso mesmo, amanhã já é inverno! Por isso, venho hoje aqui com a missão de explicar um pouquinho mais pra vocês como funciona as estações nos dois hemisférios da Terra, o que é gostoso de fazer em cada estação e trazer as estações em quatro línguas diferentes. Espero que gostem! 
  Devido à posição do planeta Terra, quando nos países do hemisfério Norte é verão, nos países do hemisfério Sul, é inverno, por exemplo. Ou seja, as estações são sempre inversas nos dois pólos da Terra. Isso ocorre pois quando é inverno num dos pólos  é porque esse pólo está mais distante do Sol e quando é verão, é porque esse pólo está recebendo a luz do Sol de forma abundante. Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol. Quando o Pólo Norte se inclina em direção ao Sol, o hemisfério Norte se aquece ao calor do verão.Enquanto isso, no Pólo Sul, temos um frio de rachar!
Inverno
  Agora que já vimos o por quê das diferentes estações do ano, vamos ver o que é gostoso de fazer em cada estação, começando pelo inverno, é claro:
Primavera
- Inverno (Brasil - 21/06 até 21/09): Ideal para passar o final de semana no sítio ou fazendo uma viagem para a serra e ficar num hotel-fazenda! No Sul do Brasil, principalmente nas serras catarinense e gaúcha, neva quase sempre no inverno, se não neva, pelo menos tem temperaturas abaixo de 0º C! Se o dinheiro não deu para viajar, aproveite e se enfie embaixo das cobertas, estoure uma pipoquinha e alugue uns filmes: sucesso garantido! Naquela noite fria de sábado, vá jantar uma boa massa, sopa ou fondue. Hmm... A principal dica para o inverno é: se agasalhe, doe um agasalho para quem precisa e coma que nem condenado! Brincadeira, não precisa comer horrores, mas saiba que nessa estação dá para abusar um pouquinho. (hahaha)
- Primavera (Brasil - 22/09 até 21/12): Perfeita para entrar em contato com a natureza! Fazer piqueniques, passear no campo, andar de bicicleta, ale´m de tirar muitas fotos das flores linas que se formam... Também é sinônimo de despertar, se tocar das porcariadas que comeu em excesso no inverno e reduzir na quantidade de comida e, mais do que isso, redobrar na atividade física!
VERÃO
- Verão (Brasil - 22/12 até 21/03): A estação mais quente do ano! O verão sabe ser muito divertido, no Brasil, muitos de férias, dormindo tarde, acordando tarde, enfim, sem rotina! Mas tem o lado negativo, do calor em excesso: você já está só de biquini e continua a suar horrores! Quer ver de noite, para dormir, uma mosquitarada! (hahaha) Mas essa agonia toda já sai da cabeça quando a gente lembra do banho de mar, de piscina (tanto de dia, quanto de noite), do sorvete e picolé a "qualquer hora", da atividade física, de dormir na casa do amigo, de acampar, enfim, de relaxar e se divertir como você bem entender! 
Outono
- Outono (Brasil - 22/03 até 20/06): A estação em que as folhas caem! Eu gosto bastante do outono, mas é uma estação inusitada, porque geralmente ali para Abril tem um calorão que parece até verão e já em maio, é uma prévia do que virá no inverno! Digamos que o outono é uma mescla do verão com o inverno, em que, tem bastante vento e as folhas caem. Por isso, é bom de ir ao cinema, viajar, passear, comer fondue e tirar os casacos do armário, porque logo, logo o inverno virá! 
  E assim, quando você viu, acabou o ciclo! E tudo recomeça novamente... E já que as estações do ano são uma coisa muito presente em nossas vidas, veja como se fala cada uma nas quatro línguas abaixo:
Português
Inverno
Primavera
Verão
Outono
Espanhol
Invierno
Primavera
Verano
Otoño
Inglês
Winter
Spring
Summer
Autmn
Francês
Hiver
Printemps
Été
Automne
Alemão
Winter
Fruhling
Sommer
Herbst
  E daí, o que acharam? A minha intenção era apresentar um pouquinho mais das estações do ano que estão muito presentes nas nossas vidas, porque a cada três meses, estamos nós lá, nos preparando para uma nova etapa de nossas vidas: uma nova estação do ano e com isso, um novo comportamento e modo de agir!
                                                                     Abraços, 
                                                                                   Siry :)
FONTES: www.suapesquisa.com 
             www.portalsaofrancisco.com.br 
- Fonte da tabela de estações nas quatro línguas: "Dicionário ilustrado para crianças - editora Impala."

Um comentário:

  1. Inspirador o teu texto. Eu acredito e observo que as datas de cada estação, ou seja, de término e início estão mudando. No Brasil, o frio inverno tem se extendido até setembro. O calor do verão tem demorado a chegar, os meses mais quentes tem sido fevereiro e março. Tudo reflexo das mudanças na natureza, consequencia dos atos da humanidade. Bj Mirna

    ResponderExcluir