terça-feira, 14 de junho de 2011

Encontro entre gerações

   Buenas noches! Tudo bom? 
 Venho aqui hoje, nessa semana mais tranquila, sem tantas provas nem trabalhos, pra compartilhar uma experiência vivida por nós (Siry e Magal) na última segunda-feira: nossa turma da aula de espanhol foi fazer uma visita ao NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade), nesse grupo, tem idosos das mais diversas idades e que aprendem línguas e outras coisas após os 65 anos. O nosso foco foi conhecer os idosos das aulas de espanhol. 
  Meu Deus, que exemplo de vitalidade! Conversamos com seis idosos, então vou contar abaixo as coisas que mais me chamaram a atenção.Tinha uma senhora que se chamava Maria e era muito bem humorada, vejam só o que ela contou pra gente:
 " O meu marido, há 9 anos foi morar no Itacorubi." 
Magal e eu olhamos uma pra outra, sem entender! Depois é que captamos a piada: ela contou com muito bom humor que,há 9 anos, o marido faleceu e por isso, está enterrado no cemitério no bairro Itacorubi. (hehehe) 
Também tinha uma senhora chamada Erenita. Ela era mais tímida, mas muito querida! Um doce de mulher, toda delicada e muito bem arrumada por sinal! Trabalhou durante muito tempo com educação, nos trouxe muitas lições de cidadania, como por exemplo, o fato de ela votar mesmo com seus 74 anos! 
Sem contar da bem-humorada Rosemeri, que riu conosco de sua foto na carteirinha do passe livre do ônibus! Todo esse bom-humor aos 73 anos. Espero chegar lá com toda essa vitalidade! (hehehe) 
   Mas agora vou falar de um especificamente, o único homem daquela turminha pra lá de especial: Ivaldo Lopes. Um senhor nativo da ilha, de 65 anos, morador do Saco dos Limões e portador do mal de parkinson. Apesar da doença, poeta de primeira: escreve inúmeras poesias e já publicou 12 livros. Inclusive, por uma coincidência, em ocasião passada, minha mãe adquiriu um livro de Ivaldo, o " Conclusões 10". Hoje eu estava dando uma passada em suas poesias e achei muito bonitas, criativas e fiquei ainda mais maravilhada com a força de vontade desse senhor! Por isso, coloco abaixo para vocês uma, das tantas poesias que Ivaldo já produziu:
                                     A chave dos nossos dias 
                                                                  Ivaldo Lopes
                                   A vida sempre se tornará longa
                                   Para quem viver pequenas felicidades
                                  Tornando-se pequena
                                  Para quem almeja grandes felicidades
                                Jamais chegaremos ou alcançaremos
                                A felicidade plena
                                Por existir o amanhã
                                Entretando eu digo
                                Nada como viver um dia após o outro

                                Mesmo que não haja Sol
                                E mesmo que a chuva caia
                                Chegar ao amanhã é sempre uma dádiva
                                Apesar de que até mesmo o hoje ser incerto

                               Nem todos os que amanhecem, anoitecem
                               A não ser o próprio tempo
                               Que é a verdadeira chave
                               Dos nossos dias incertos

                              Viva cada momento de sua vida
                              Não deixe nada para amanhã
                              Sejas tu uma criança, um jovem ou um ancião
                              Porque viver a verdadeira vida
                              É uma bênção 
    Bonita, né? Eu, pelo menos, me encantei com o modo de escrita de Ivaldo. Porque eu não costumo ler poesias e confesso que às vezes, tenho até dificuldade de compreender poesias, mas as dele, me agradaram bastante! Caso vocês tenham gostado da poesia e tenham o interesse em adquirir algum livro dele, é só entrar em contato conosco pelo e-mail lautheboy@gmail.com que nós temos como se comunicar com Ivaldo! 
  Mas voltando a falar da visita ao NETI num modo geral. Foi muito gratificante, porque a gente recebe um retorno, sabe? A gente vai lá, eles contam suas histórias, em cerca de 5 minutos de conversa já gravam o teu nome, meio que já te consideram da família ou como um amigo bem próximo, coisa que nos nossos dias de hoje, está cada vez mais difícil de se encontrar! Sortudas são a nossa professora e nossa estagiária de espanhol, que são voluntárias do projeto, mas se tudo der certo, pretendo reencontrar esses idosos em outras oportunidades e quem sabe, no futuro, participar como voluntária de algum projeto do tipo! A missão que eu fiquei foi de superação, após uma idade avançada eles terem interesse em aprender uma língua, descobrir algo completamente novo... Todos lá estão de parabéns! 
   Por hoje vou ficando por aqui e digo: se um dia vocês tiverem a oportunidade de fazer algum trabalho voluntário qualquer (ajudar crianças carentes, menores infratores, moradores de ruas, etc), não deixe de ir, porque você sempre tira lições para a sua vida, além de ser muito gratificante e divertido! Para que vocês possam conhecer melhor o NETI, vou conversar com Magal e ver se ela pode disponibilizar umas fotos que ela bateu do dia que fizemos a visita.
                                                                       Boa noite, 
                                                                                      Siry :)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário