quinta-feira, 2 de junho de 2011

Para que existem as propagandas?

    Meus caros leitores, tudo certinho? Hoje eu vm aqui, fazer uma reflexão com vocês: afinal de contas, para que servem as propagandas?
   Bom, como o próprio nome já diz, elas servem para promover algo, geralmente um produto, uma campanha do governo, e por aí vai...
  Existem as propagandas televisivas (aquelas que passam no intervalo da nossa novela preferida, por exemplo), os "outdoors" (as placas espalhadas pela cidade), propagandas de rádio, panfletos, propagandas em revistas, vale até faixas penduradas em aviões! 
   Geralmente, na aula de português nas escolas, em alguma série (depende o colégio), os alunos produzem uma propaganda, o que é uma atividade bem legal para os alunos usarem sua criatividade! Compartilho com vocês: nós (Siry e Magal) tivemos um trabalho desses que foi bem marcante na 6ª série. Nós tínhamos que nos juntar em grupos de 5 pessoas, criar um produto, promovê-lo através de um banner e ainda assim, fazer um vídeo de propaganda! Foi muito legal :)
Mas já adianto que produzir mesmo propagandas é serviço do publicitário, profissional da área. 
Quem não se lembra da propaganda que deu o que falar em 2010?  A musiquinha era assim: "Uno... Duni... Tê... Salame, mingue... " E assim continuava num ritmo bem legal e estilizado. 
   Na televisão, existem as propagandas:
- engraçadas, como por exemplo, da GVT, Skol, Havaianas...
- tocantes, como é o caso de uma do governo de Santa Catarina, comentando do erro grave de passar trote para o SAMU, bombeiro, enfim, serviçoes de emergência! Lá em casa mesmo, nem eu nem meu irmão gostamos de ver aquela propaganda, dá uma agonia! Mas é muito bem bolada. 
Até hoje essa propaganda dá o que falar. Vai dizer que não dá vontade de esmagar? 
- fofas, tipo aquelas de bebês, crianças ou cachorros lindos e fofíssimos.
- básicas, o maior exemplo disso são aquelas da "Casas Bahia", que só diz assim: "Tudo pela metade do preço!" Cá entre nós, meio chatas! (hehehe)
   Bom, no rádio geralmente são propagandas mais rápidas e informativas. Já para as propagandas feitas no papel... Elas costumam ter uma frase principal que chame a atenção do público. Essa frase se chama SLOGAN. Exemplo de Slogan:
Um panfleto de loja de informática.
           "Danoninho: vale por um bifinho!"
   Concluindo nosso papo: as propagandas servem para promover as coisas! Ás vezes são legais e nos trazem aprendizado, só que ás vezes são chatas e se repetem tantas vezes, que só nos irritam! (hehehe)
Pois então a dica que deixo é: prestem atenção na quantidade de propagandas que nos cercam, afinal de contas, elas fazem parte de nosso mundo do século XXI, não é? 
                                                                                             !Hasta la próxima!
                                                                                                        Siry  

Nenhum comentário:

Postar um comentário