sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Já pensou em ter um peixe de estimação?

    Oi, tudo bom?
O Lau é dessa cor... 
  Essa é pra você, que quer ter um bicho de estimação mas não tem espaço: que tal um peixinho de aquário? Escrevo sobre esse assunto porque no amigo secreto de uma disciplina que faço, pedi e ganhei um peixe para aquário, no caso, um peixe beta. O batizei de Lau, em homenagem ao Risadas Lau ;)  Assim que ganhei, fiquei cheia de dúvidas quanto aos cuidados com o animal: quantas "baguinhas" de comida dar por dia? Quantas vezes trocar a água do aquário num mês? Deve-se por espelho por perto dele? É interessante a decoração do aquário com pedrinhas e plantas? Vamos ver o que eu consegui encontrar sobre!
   Essa espécie é também conhecida como peixe de briga, pois os machos não podem conviver com outros peixes porque senão já vão em cima,são um tanto quanto agressivos.
Os betas vivem em águas paradas e mal oxigenadas, porque, ao contrário dos outros peixes, o beta consegue captar  o oxigênio da atmosfera através de um órgão chamado labirinto. O aquário é especial para esse tipo de peixe, portanto é chamado de betário e é menor do que os convencionais. 
   Quanto à água, deve ser trocada a cada 10 dias, tendo que ser sem a presença de cloro! Já a respeito da alimentação, diz-se o seguinte: deve-se colocar um número de baguinhas que o animal consiga comer em minutos, e ficar observando, mas nunca colocar um monte nem pouco. O bom é servi-lo em duas ou três vezes por dia. 
  Mais algumas dicas essenciais para a sobrevivência do seu mais novo amiguinho:

  • Deixe o aquário num lugar bem iluminado, mas, ao mesmo tempo, não tão perto dos raios de sol para que a água não fique tão quente;
  • Não deixe o aquário em locais de cheiro forte, muita escuridão ou ambiente frio;
  • Nunca, em hipótese alguma, coloque dois machos num mesmo aquário, pois com certeza eles brigarão e não vai sobrar bem pedaço;
  • A temperatura interna do aquário deve ficar entre 25º C, por isso, no inverno, uma lâmpada ajuda a manter a temperatura ideal. 
      Fácil, né? Agora é só se animar e comprar o seu, cabe facilmente no orçamento! Mas não se esqueça de cumprir com todas essas medidas e não retirar o peixe do aquário para brincar, por exemplo, porque ele tem uma vida que deve ser respeitada, assim como nós. 
Curiosidades reais:
- Uma amiga minha me contou que deixava a tampa do aquário aberta quando tinha o seu peixe, saía de casa e quando voltava, ele estava fora do aquário (havia pulado!) e ainda estava vivo, vê se pode! hahaha
- Já minha outra amiga, ganhou um peixe um dia depois de mim. Ela recebeu o peixe no início da tarde, ficou com ele durante às aulas e, logo mais de noite, quando estava em casa, o peixe morreu :( Mas também, estava muito quente naquele dia, o coitado não aguentou! Uma pena... 
                                                                    É isso, gente!
                                                                                       Siry :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário