domingo, 18 de dezembro de 2011

Não deixa de ser uma Bonequinha de Luxo

Anos 90
Anos 80
  Oi turma! hahaha Como vão as coisas? 
  Hoje trago pra vocês um assunto um tanto quanto feminino,mas que muitos meninos também participam e não há problema algum! 
   Antes de começar o texto, me respondam uma coisa: quem nunca brincou de Barbie
Quem respondeu que não, é porque não teve infância! hahaha Brincadeirinha!
   Mas eu disse isso porque as bonecas Barbie são muito populares mundo a fora e fazem sucesso desde 1959, quando Ruth Handler e seu marido Eliot tiveram a ideia de criar uma boneca com feições adultas e fácil de trocar de roupa para dar à filha deles Bárbara, daí que vem o nome Barbie, uma homenagem à filha do casal. A boneca foi lançada oficialmente numa feira de brinquedos em Nova York aos 9 de março de 1959, há 52 anos! Ruth e Eliot são os donos da fábrica de brinquedos Mattel, e inicialmente foi vendida por 3 dólares. A boneca teve tanto sucesso que, logo, logo, a boneca ganhou novas versões e uma família: em 1961, chegou o marido da Barbie, o Ken
      Eu trouxe para vocês como foi o desenvolvimento da boneca ao longo das décadas, confiram!


Anos 60 
Anos 70 


  • Anos 60: logo no início dessa década, a boneca já recebeu maquiagem e acessórios (chique, né gente?). Nessa década a Barbie se vestia como a típica garota estado-unidense, vestindo twin-set de lã, faixas no cabelo e perucas nas tonalidades de louro, castanho e ruivo. Em 1962,  foi vestida como a elegante Jacqueline Kenneddy, com o famosos tailleur cor-de-rosa. No final da década, as roupas ficaram mais coloridas, um tanto quanto psicodélicas, caminhando pra era hippie e também, em 1969, surgiu a amiga negra da Barbie, a Christie!
  • Anos 70: logo no início dos anos 70, foi criada uma barbie mais praiana, com os cabelos bem loiros e uma pele bronzeada. O Ken ganhou uma versão inspirada no filme "Embalos de sábado a noite". Em 1972, a boneca adicionou dois novos acessórios pra sua coleção: um carro esportivo cor-de-rosa e um trailer, na área mais da natureza, alternativa.
  • Anos 80: as roupas da boneca foram marcadas por transparência e muita, mas muita manga bufante! A barbie se tornou bem mais glamourosa, existindo também na versão para colecionador. Foi nessa década também que teve início a coleção étnica, com roupas baseadas em culturas de diferentes países, como Jamaica, Brasil, Inglaterra, França, Itália, Japão... Também ganha versões de pessoas famosas, como a Angélica ou Xuxa.
  • Anos 90: nos anos 90, a inovação ficou por conta da barbie na Ferrarri, barbie cantando, barbie dançando, enfim, multi-tarefas! Com cabelos cada vez mais compridos, a boneca ganhou uma versão na cadeira de rodas, para dizer não ao preconceito.Foi nessa década que criou-se o Ken Brad Pitt e a barbie Naomi Campbell. Imagina só, gente! hahaha
  • Anos 2000: se mostra uma mulher antenada e moderna, que sua celular e computador. A o longo dos anos 2000, a boneca foi ganhando cada vez mais um ar adolescente e antenado com as maiores novidades tecnológicas, possuindo até mesmo uma réplica de Ipod. 
Olha essa que eu achei!!! Vai dizer que não dá vontade de ter?? haha
          A Barbie é até os dias de hoje uma grande influência, porque é símbolo de beleza, saúde, estilo, simpatia, gentileza, companheirismo, educada, além de ser politicamente correta. Vez ou outra alguma mulher é chamada de barbie por aí, ou por estar vestida completamente de rosa ou por ter os cabelos bem loiros. 
     Quanto às exposições das bonecas, pra que você possa conferir um pouquinho de tudo isso que falei acima, não é tão provável que se encontre hoje em dia, mas a primeira exposição da barbie foi em 1997, em Mônaco, com 110 modelos de bonecas expostas e vestidas por 55 estilistas. Em Milão, teve uma exposição da boneca por uma causa nobre, o dinheiro arrecadado era levado para ajudar mulheres na luta contra o câncer de mama, o slogan dizia o seguinte: "Uma barbie hoje pode salvar uma mulher amanhã" Bacana, né?
Atualmente 
Se vocês pensaram que o Brasil ficou de fora de um desses eventos, está muito enganado! A nossa vez foi em 2002, quando a Mattel organizou uma dessas com 120 barbies históricas. 
Barbie da Audrey 
     As fofíssimas bonecas ganharam coleções ao longo do tempo: de militar, de profissões (médica, veterinária, babá, bailarina, etc), a fantasia, alta-costura (inspirada em grandes nomes do mundo da moda) e agora a coisa mais legal, na minha opinião, a boneca ganhou versões de clássicos do cinema e televisão,como a Audrey Hepburn, Elisabeth Taylor, Marilin Monroe ou até mesmo baseada em Romeu & Julieta e O Mágico de Oz!!! Fofo, né? 
Barbie da Elisabeth Taylor 
   Na minha infância, eu brinquei muito, muito mesmo de barbie, a-do-ra-va! Tenho até hoje guardadas as minhas mais de 20 barbies, eu adorava trocar a roupa delas e montar a casinha, com alguns móveis que eu colecionava e tenho até hoje guardados. Pretendo guardar para sempre, como coleção e para poder mostrar para os meus filhos um brinquedo da minha época, que espero que esteja vivo até a época deles viverem! Sério mesmo, eu amo as barbies, até hoje em dia, não tiro de cogitação a possibilidade de, no futuro, quando eu tiver meu próprio salário, começar a organizar uma coleção com as minhas barbies e comprar mais umas antigas por aí, me tornando assim, uma colecionadora, montando meu próprio "museu" na minha casa. Por que não? 
      E aí, se lembraram de seus tempos de barbie? Deu ou não deu vontade de pegar nelas e trocar de roupa, pelo menos por alguns minutinhos? Hahaha Em mim,deu!
                                                                                       Hasta la próxima, 
                                                                                                              Siry :) 
     
FONTES:
http://meadd.com/barbies/news/66420

Nenhum comentário:

Postar um comentário