Anos 90 |
Anos 80 |
Hoje trago pra vocês um assunto um tanto quanto feminino,mas que muitos meninos também participam e não há problema algum!
Antes de começar o texto, me respondam uma coisa: quem nunca brincou de Barbie?
Quem respondeu que não, é porque não teve infância! hahaha Brincadeirinha!
Mas eu disse isso porque as bonecas Barbie são muito populares mundo a fora e fazem sucesso desde 1959, quando Ruth Handler e seu marido Eliot tiveram a ideia de criar uma boneca com feições adultas e fácil de trocar de roupa para dar à filha deles Bárbara, daí que vem o nome Barbie, uma homenagem à filha do casal. A boneca foi lançada oficialmente numa feira de brinquedos em Nova York aos 9 de março de 1959, há 52 anos! Ruth e Eliot são os donos da fábrica de brinquedos Mattel, e inicialmente foi vendida por 3 dólares. A boneca teve tanto sucesso que, logo, logo, a boneca ganhou novas versões e uma família: em 1961, chegou o marido da Barbie, o Ken!
Eu trouxe para vocês como foi o desenvolvimento da boneca ao longo das décadas, confiram!
Anos 60 |
Anos 70 |
- Anos 60: logo no início dessa década, a boneca já recebeu maquiagem e acessórios (chique, né gente?). Nessa década a Barbie se vestia como a típica garota estado-unidense, vestindo twin-set de lã, faixas no cabelo e perucas nas tonalidades de louro, castanho e ruivo. Em 1962, foi vestida como a elegante Jacqueline Kenneddy, com o famosos tailleur cor-de-rosa. No final da década, as roupas ficaram mais coloridas, um tanto quanto psicodélicas, caminhando pra era hippie e também, em 1969, surgiu a amiga negra da Barbie, a Christie!
- Anos 70: logo no início dos anos 70, foi criada uma barbie mais praiana, com os cabelos bem loiros e uma pele bronzeada. O Ken ganhou uma versão inspirada no filme "Embalos de sábado a noite". Em 1972, a boneca adicionou dois novos acessórios pra sua coleção: um carro esportivo cor-de-rosa e um trailer, na área mais da natureza, alternativa.
- Anos 80: as roupas da boneca foram marcadas por transparência e muita, mas muita manga bufante! A barbie se tornou bem mais glamourosa, existindo também na versão para colecionador. Foi nessa década também que teve início a coleção étnica, com roupas baseadas em culturas de diferentes países, como Jamaica, Brasil, Inglaterra, França, Itália, Japão... Também ganha versões de pessoas famosas, como a Angélica ou Xuxa.
- Anos 90: nos anos 90, a inovação ficou por conta da barbie na Ferrarri, barbie cantando, barbie dançando, enfim, multi-tarefas! Com cabelos cada vez mais compridos, a boneca ganhou uma versão na cadeira de rodas, para dizer não ao preconceito.Foi nessa década que criou-se o Ken Brad Pitt e a barbie Naomi Campbell. Imagina só, gente! hahaha
- Anos 2000: se mostra uma mulher antenada e moderna, que sua celular e computador. A o longo dos anos 2000, a boneca foi ganhando cada vez mais um ar adolescente e antenado com as maiores novidades tecnológicas, possuindo até mesmo uma réplica de Ipod.
Olha essa que eu achei!!! Vai dizer que não dá vontade de ter?? haha |
Quanto às exposições das bonecas, pra que você possa conferir um pouquinho de tudo isso que falei acima, não é tão provável que se encontre hoje em dia, mas a primeira exposição da barbie foi em 1997, em Mônaco, com 110 modelos de bonecas expostas e vestidas por 55 estilistas. Em Milão, teve uma exposição da boneca por uma causa nobre, o dinheiro arrecadado era levado para ajudar mulheres na luta contra o câncer de mama, o slogan dizia o seguinte: "Uma barbie hoje pode salvar uma mulher amanhã" Bacana, né?
Atualmente |
Barbie da Audrey |
Barbie da Elisabeth Taylor |
E aí, se lembraram de seus tempos de barbie? Deu ou não deu vontade de pegar nelas e trocar de roupa, pelo menos por alguns minutinhos? Hahaha Em mim,deu!
Hasta la próxima,
Siry :)
FONTES:
http://meadd.com/barbies/news/66420
Nenhum comentário:
Postar um comentário