segunda-feira, 25 de abril de 2011

A história da Páscoa

       Oi, queridos leitores! Iniciamos falando que nesse último feriado que se passou acabamos nos ausentando um pouco do blog, mas foram por motivos sérios: Magal estava na sua casa de praia onde não tem acesso à internet e eu (Siry) estava viajando, com isso, só pude postar um texto no sábado de noite que acabou saindo um pouco fora do meu objetivo! Mas agora estamos de volta e por isso, ainda em clima de Páscoa, trago (um tanto quanto atrasado) um texto contando para vocês um pouquinho mais sobre a história da Páscoa! Confira:
  A Páscoa é uma das comemorações mais antigas que se tem registro. O termo Páscoa vem do latim Pascae, e tem um significado religioso.

Jesus Cristo
  Vamos primeiramente falar da Páscoa entre os cristãos, para os povos dessa religião, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo ( quando depois te já ter morrido, a alma de Jesus retornou ao seu corpo). E ainda entre os cristãos, a Páscoa não se dá somente no domingo, mas a semana anterior a este domingo é considerada a Semana Santa. Sendo que na sexta-feira Santa é hábito de muitas pessoas evitaram de comer carne vermelha, fazendo uma espécie de "sacrifício" em nome de cristo!    Agora vamos ver a Páscoa entre os Judeus, a Páscoa deles está relacionada com o êxodo (saída) deste povo para o Egito, em 1250 a.C. Também está relacionada a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho.
E uma curiosidade: Nessa data de Páscoa, os Judeus consomem o matzá (pão sem fermento), relembrando quando viviam no Egito e faltou tempo para fermentar o pão na hora de fuga!
O fofo Coelhinho da Páscoa.
   Por último, vamos falar da parte que muitas pessoas "preferem" na hora da Páscoa: o coelhinho e os ovos de chocolate! O coelho está relacionado a essa data, porque é o símbolo da fertilidade (até me peguei esses dias pensando em "por que o coelho e não outro bicho que representa a Páscoa?"  hehehe), tudo isso, porque ele se reproduz rapidamente e com facilidade! Então, isso quer dizer que o coelho significa fertilidade, continuidade da espécie humana, progresso...
Vamos aos ovos de chocolate: por incrível que pareça, eles também estão nesse contexto da fertilidade e da vida. Se eu disser para vocês que existem tantas versões para o surgimento dos ovos de chocolate na época de Páscoa, que eu decidi trazer mais uma que achei bem provável aqui para vocês: diz a lenda que o surgimento dos ovos de Páscoa se deu a partir do Séc. XVIII, em substituição aos ovos duros e pintados que eram escondidos nas ruas e nos jardins para serem caçados. Foi uma descoberta fabulosa dos confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de apresentar o chocolate.

Ai que delícia!!! (hehehe)
 Existem várias teorias, crenças, lendas... Mas uma coisa é verdade para todos: ninguém resiste a um delicioso ovinho de chocolate! (hehehe)
FONTE: www.suapesquisa.com.
   Mas a pena é que hoje em dia a Páscoa está uma data tão comercial, ainda hoje eu estava comentando isso com o meu pai, as pessoas tem a facilidade de comer chocolate o ano inteiro, com isso, chega na época de Páscoa não se tem mais aquela emoção que nem antigamente, de receber o ovo e ter um sorriso de orelha a orelha! Não tô dizendo que não é legal receber um ovinho, mas é que já virou tudo tão comercial... Devia ser muito legal que nem antigamente: doces, só em datas comemorativas e olhe lá! Com isso, as crianças criavam uma expectativa em receber seus ovos no domingo de Páscoa. Sei lá, é uma opinião minha que já não vem de hoje e decidi compartilhar com vocês!
  Mas ó, quero desejar uma Feliz Páscoa (atrasadinha) para vocês!
                                                 Abração,
                                                                Siry :)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário