quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mobilidade Urbana

    Gente, hoje escolhi falar de um assunto que está sendo falado com frequência na mídia nos últimos dias: a MOBILIDADE URBANA. Mas o que é isso?
O trânsito às 18:00h na Beira-Mar!!!
Mobilidade Urbana é tudo o que engloba a forma de se locomover, de se transportar dos habitantes de uma cidade, ou seja, nos dias de hoje isso visa diminuir o trânsito nas grandes metrópoles. 
  Optei por este assunto, não foi a toa, foi justamente porque está ocorrendo agora (nessa semana de abril) um congresso sobre o tema, aqui em Florianópolis. Aliás, um congresso que envolve representantes de diversos países. Todos que participam desse evento, buscam melhorias e alternativas para o trânsito das cidades.
  Confira algumas propostas para a capital catarinense:
A ponte pênsil ficaria entre essas duas.
- Construção de uma ponte pênsil entre as já existentes pontes Colombo Sales e Pedro Ivo: o projeto visa erguer uma ponte com seis pistas (três para cada sentido) e 9 metros acima das outras duas. É bastante viável pelo curto tempo de obras e por acabar virando uma espécie de atração turística. 
- Construção de uma "estrada" que ligaria a Avenida Beira-Mar Norte com a Beira-Mar do Estreito: seria uma estrada construída além da Ponte Hercílio Luz (para quem está em Floripa, essa estrada situaría-se a direita da Hercílio Luz). Porém muitos especialistas não botam fé na ideia pelo fato de ter que conseguir toda uma licença ambiental (o que demoraria bastante).
O ônibus-barco consistiria mais ou menos nesse modelo, só que maior.
- Criação de ônibus-barco: Que nem já existe para ir até o bairro Costa da Lagoa ( população da ilha onde só chega-se de barco ou através de uma trilha a pé). Seria um barco com bancos alinhados como num ônibus, ar condicionado, televisão e coletes salva-vidas, que transportaria diversas pessoas da ilha ao continente e vice-versa. 
  Bom, o que eu transmiti para vocês foram as soluções pensadas para o problema das pontes e da chegada na cidade, mas é claro que nesse congresso eles devem ter elaborado algumas soluções para os congestionamentos do sul da ilha, do centro, da SC-401, da Beira- Mar, do Córrego Grande e todos os demais que nos deixam quase sempre de cabelo em pé! 
  Depois de eu me informar sobre tudo isso, pensei e refleti: a melhor maneira, ainda assim, é andar de bicicleta! Assim, você não polui, faz um exercício e chega relativamente rápido aonde você quiser! E aí, vamos todos pensar em alternativas que possam ajudar quanto a isso? Como andar a pé em curtas distâncias, às vezes andar de ônibus, pegar carona com amigos que vão para o mesmo lado... Cada pequena atitude já ajuda!
                                                               Pense nisso, 
                                                                                 Siry ;)
OBS: 1) As informações desse texto, como a altura da ponte pênsil, foi o que armazenei na minha mente após ver uma reportagem sobre o tema no Jornal do Almoço, da RBSTV.
2) É amanhã, que vamos postar um texto com os detalhes do casamento do príncipe William com Kate Middleton. Aguardem!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário