sábado, 2 de abril de 2011

Consumismo

  Oi gente!
  Decidi pesquisar um pouco mais e compartilhar com vocês um simples "luxo", que pode virar doença: o consumismo compulsivo! 
  Hoje, desde que acordei, já me deu uma tensão nas costas, uma vontade de me arrumar e sair pra fazer compras! Têm dias que eu acordo assim, com essa vontade. Normalmente nesses dias eu fico em casa sem fazer nada... Já nos dia em que eu tenho vontade de ficar em casa toda desarrumada, dias de ócio, eu tenho que sair! Mas enfim...
  Assim como qualquer vício (seja em jogos, drogas ou outra coisa), o dependente acha que vai poder controlar o vício e que vai poder parar quando quiser! Não é bem assim...
A consumista Becky Bloom, interpretada por Isla Fisher
  Acredito que 9 em cada 10 pessoas que sofrem desse vício são mulheres, afinal de contas não é fácil ser mulher: ter que controlar o casamento, cuidar dos filhos, lidar com a TPM, cuidar da casa, trabalhar, aturar amigas invejosas, ter que ficar bonita para Deus e mundo... Muitas mulheres acabam esgotadas e começam a comprar para se libertarem, sentir aquela felicidade, satisfação que todo mundo (seja mulher ou homem) têm quando compra.
  Acontece que depois de comprar, a pessoa acaba não usando e a felicidade se transforma em tristeza após as faturas do cartão de crédito virem. E para se acalmar, a pessoa vai lá e compra mais e mais... E transforma-se num ciclo vicioso... Mas que pode ter fim: basta procurar o grupo D.A. (Devedores Anônimos), que segue os passos do A.A. (Alcoólicos Anônimos) e do N.A. (Narcóticos Anônimos), ou seja, é um grupo no qual a sua identidade não é revelada e você troca experiência com outras pessoas que sofrem do mesmo problema que você!
   Então lembre-se: não faz mal fazer uma comprinha ou outra para ficar de bem consigo mesma, renovar seu guarda-roupas (se ele precisar ser renovado) ou decorar toda a sua casa. Mas consuma com responsabilidade, sabendo que você vai poder pagar aquilo que comprou!


Recomendo:
Filme: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Narcóticos Anônimos
Alcoólicos Anônimos
Devedores Anônimos


Até,
Natália Magal

Um comentário:

  1. Pois é, o consumismo é mesmo um ciclo vicioso no qual o industria se apoia cada vez mais!

    Gostei muito das músicas também.
    Márcio.

    ResponderExcluir