domingo, 3 de abril de 2011

História do Dia da Mentira

      Gente, como vão? Como bem disse Magal no texto "Notinha Dominical", mais um dia lindo em Floripa, aliás dia ideal pra rolar um Clássico, né?
   Hoje eu vim, um pouquinho atrasada, contar a história do Dia da Mentira, que foi no último dia 1º de Abril.  Existem muitas teorias para o surgimento do Dia da Mentira, uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Em 1564, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a comemorar a chegada do novo ano em 1º de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries".
  No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um jornal, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia de que Dom Pedro havia falecido. Informação que foi desmentida no dia seguinte,mas que rendeu tradições até os dias de hoje!
(Essa parte do texto foi baseada no site http://www.wikipedia.org/ )
  Algumas curiosidades: 
- A maior das mentiras é aquela assim " Mentira faz crescer o nariz!" Muitos pais dizem isso para os filhos na hora que pegam eles com a boca na botija, mas não passa de uma mentira maior do que aquela que o filho contou! Por exemplo, a criança escondeu a chave, os pais perguntam para o filho se foi ele que escondeu, rapidamente a criança diz que não. Quando os pais descobrem que foi a criança que realmente havia escondido a chave, dão uma bronca e dizem que "Mentira faz crescer o nariz", quando acaba eles assustam a criança e contam uma mentira maior que aquela que o filho havia dito. Ficou meio confuso, né? Mas a gente finge! (risos)
- Também existe aquela mentira sadia, que a gente conta só pra poder fazer alguma coisa boa por trás. Por exemplo, uma vez na 3ª série a minha turma e da Magal estava confeccionando um presente de dia das Mães e se não me engano, tínhamos que pedir uma quantia em dinheiro para ajudar na confecção, então, como Magal disse na época, nós contamos uma "mentirinha sadia" para as mães nos darem dinheiro pra que o presente ficasse perfeito!
 Agora vou dar uns exemplos de umas mentirinhas típicas de 1º de Abril:
" Seu cadarço está desamarrado."
" Sua blusa está suja de molho!"
" Hoje quase fui atropelada (o)!"  (assim você quase mata um do coração hahahaha)
" Professora, eu não fiz os deveres porque eu não quis e tá acabado!" (só não esquece de desmentir depois, senão você se encrenca hahaha)
" Acabei de levar o maior tombaço ali no pátio."
   Ai, ai... Eu acho que pra pregar essas peças eu não preciso ficar dando inúmeros exemplos aí, né? Vocês usam a criatividade no dia 1º de Abril, que agora, pra poder pregar mais peças assim, só ano que vem! (hahahaha)
                                                      Abraço e hoje foi o último texto do Risadas Lau, a partir de amanhã ele não existe mais! (hahahahaha) Mentirinha básica de 1º de Abril, só que atrasada!
                                             Siry ;)     (hahahaha)



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário