quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Magia dos incensos

     Hello, gente! Tudo beleza? 
  A dupla Lau está preparando um texto muito especial sobre as fortalezas de Florianópolis, que conheceremos amanhã (17/05) através de um passeio de barco. Este texto vai ser mais um para a série "Diário de Bordo", então, aguardem! 
Infinidade de incensos 
  Enquanto não vamos passear de barco e conhecer um pouquinho mais do passado da Ilha da Magia, venho aqui falar de outra magia, para uns é misticismo, para outros é relaxamento, tem aqueles que não gostam, tem aqueles que adoram... Eu tô falando dos incensos!
  Diversos povos ao longo dos anos usufruiram do bem-estar dos incensos, entre eles:

  • Egípcios: são os mais antigos na arte da manufatura e uso dos incensos. O mais famosos incenso egípcio é o Kyphi, fabricado dentro dos templos e sob todo um ritual secreto. Dizem por aí que os 16 ingredientes do Kyphi eram mel, vinho, passas, junco doce, resina, mirra, olíbano, séseli, cálamo, betume, labaça, thryon, arcouthelds, caramum e raíz de íris. Tem ingredientes aí que eu nem conheço, mas e aí, vai encarar? Hahaha 
  • Hindus: o povo hindu sempre foi famoso por seus perfumes cheirosos, portanto, nada mais, nada menos, que os incensos da Arábia foram os primeiros a serem exportados. O sândalo era um dos itens mais populares da época.
  • Judeus: existem várias referências do uso do incenso entre os judeus, porém eram queimados em rituais secretos dentro de casa.
  • Gregos: veio da região da Fenícia e começou a ser expandido no século VIII a.C. 
  • Budistas: começou a ser difundido um século antes dos gregos e constituía uma das sete oferendas sensoriais, tinham tudo a ver com os níveis de adoração.
  • Romanos: este povo utilizava os incensos na Festa do Pastor e os principais aromas eram feitos de ramos de oliveira, louros, ervas,como a  mirra e o açafrão. 
  • Cristãos: foram os que mais demoraram a usar os incensos, o usufruindo na Missa Solene.
  • Islâmicos: para este povo, o incenso está associado aos mortos, fazendo referência a eles.
  • Outros cultos: são utilizados ainda em métodos de encantamento, para mandar embora as energias negativas. Os materiais mais usados são olíbano, benjoim, estoraque, sementes de coentro, entre outros.
             Além de conhecermos os povos que usaram incenso ao longo dos anos,vamos ver os diferentes tipos de incensos e para que servem: arruda (eliminação de energia negativa), acácia (sono tranquilo), absinto (proteção do amor), alecrim (afasta a depressão), almíscar (sorte e sucesso), benjoim (aumenta a criatividade), camomila (melhora as finanças), cedro (aumenta a força física), cipreste (aumenta a concentração), cravo (abre os caminhos), erva cidreira (felicidade), erva doce (harmonia e paz), eucalipto (renova as energias), hortelã (incentiva a consciência ecológica), lavanda (contra a depressão e confere sono tranquilo), mirra (estimula a intuição), noz moscada (alegra o ambiente), patchuli (reativa a fertilidade e traz abundância), pimenta da Jamaica (elimina brigas dentro de casa), sândalo (traz sucesso), entre tantos outros.
   E olhem só que legal, foi descoberto o incenso ideal para cada signo, é só você ver qual o melhor para o seu signo e ver o que o parágrafo acima tem a dizer sobre o incenso!
- Áries: mirra, cipreste, almíscar.
- Touro: sândalo, camomila, orquídea.
- Gêmeos: canela, eucalipto.
- Câncer: cânfora, jasmin, maçã rosada. 
- Leão: cedro, rosa branca, sândalo.
- Virgem: canela, cravo, rosa, benjoim.
- Libra: eucalipto, cedro, jasmin. 
- Escorpião: almíscar, flor do campo, lótus.
- Sagitário: alfazema, alecrim, sândalo.
- Capricórnio: arruda, benjoim, cravo.
- Aquário: cedro, eucalipto, rosa.
- Peixes: cânfora, jasmin, mirra.
   Já vimos os que transmite cada incenso e o melhor para cada signo, mas agora nos resta saber quais são as maneiras de se acender o incenso, não é? Pois então, se você quiser arriscar e acender com um isqueiro, significa que você acredita em sua força mental e pensamento positivo. Já se você acender com fósforo, quer dizer que acredita nos elementos do ar e estes ajudarão na limpeza de sua casa. E não importa o modo que você escolher para acender seu incenso, mas, ao acender, procure mentalizar uma oração ou pensamento positivo.
   Gente, como eu falei no início do texto, muitos podem achar isso uma bobagem, mas eu decidi postar pela questão de boas energias, positivismo que os incensos trazem, tanto que perduram ao longo dos séculos. Mas e aí, já escolheu o seu? 
                                                                                            Hasta, 
                                                                                                      Siry ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário