sexta-feira, 11 de março de 2011

Papo Viajão sobre Sotaques

  Olá pessoal! Eu estou a um tempo sem por coisa alguma no blog, mas foi porque peguei um "Escambau do Carnaval", que é, nada mais nada menos que uma gripe chata, que só foi terminar ontem (quinta-feira). O assunto que vim tratar, para uns pode parecer meio chato, ou talvez tu até mesmo te ofendas, mas faz o seguinte: deixe um comentário que eu te dou um espaço para falar no texto.
"Eu" com o famoso Escambau de Carnaval
  Bom, eu fiquei pensando esses dias sobre pessoas que ficam enrolando muito em seus textos. Podem achar que eu faço isso, eu sei que sou meio viajona, mas tem gente que usa códigos indecifráveis, fica fazendo umas poesias, uns troços chatos de se ler. Eu por exemplo conheço algumas pessoas que quando a professora pede para fazer um texto sobre assunto livre, ao invés de escrever uma história legal, engraçada, escreve um troço sem início, meio e fim... Já quando a professora diz para escrevermos sobre um clips (como ela já fez), faz um texto enooorme sobre gregos e romanos, sobre o amor, o fedor e sei lá mais o quê!
  Como eu e a Siry dizemos, são pessoas engraçadinhas, pecado, não é deboche, mas é só dizendo que são pessoas que a gente não espera que sejam tão "poéticas", a gente espera que façam um texto legal, descontraído, e a pessoa me vem com umas viagens, nada a ver, coisas que a gente se surpreende mesmo.
  Outra coisa que anda me incomodando frequentemente, são as pessoas que se metem a falar "outra língua". Esse "outra língua", eu me refiro na verdade a "outro sotaque". São aquelas pessoas, nativas da Ilha da Magia, que se metem a falar "porque" gaúcho, "ô meu" paulista, "as coisas" carioca", "frequente" bem tititi (nativo da ilha), etc. 
  E o que dizer então sobre aquele pessoal, principalmente aqueles gaúchos, que forçam a barra. Eles nem falam assim tão chato (pecado e desculpa aos gaúchos), mas parece que querem dizer: "A minha terra é muito melhor que a de vocês, aliás não sei nem porque invadi Floripa!", ô sotaquezinho que pediu pra ser chato e entrou dez vezes na fila! Esses gaúchos específicos, falam bem devagar, parece que para provocar (rimou) e bem no 'r'...
   Concluindo, o texto foi alternativo, nos olhos de alguns até meio chato? Foi, mas a gente finge, porque afinal de contas A gente têm né?




Beijos, 
Nat Magal ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário