domingo, 20 de março de 2011

Épocas da Moda

  Oi, como estão?
  Hoje, aqui no Risadas Lau, vou tentar trazer um pouco mais sobre as "Épocas da Moda", vamos ver se dá certo:
 - Início do século XX: a moda ainda era inspirada no século anterior. Muito espartilho, cabelos longos e ressecados presos em um uma trança que por sua vez era presa em um coque. Maquiagem leve, vestidos enormes e bastante repolhudos, ou então, saias até o pé retas em cima de uma blusa com mangas bufantes. As mulheres "da casa", normalmente usavam os repolhudos, enquanto as raríssimas cientistas, médicas, farmacêuticas e professoras, ficavam com as saias retas e as mangas bufantes. O visual ainda era completado com botas super-masculinas.
Melindrosas
 - Anos 20: a "Era do Jazz". Felizes e eufóricas, as melindrosas (como eram chamadas as mulheres da moda) não tinha nenhum quadril, tampouco peito! Eram retas, o formato do corpo era tubular. Assim como os vestidos, retos com franjinha. A maquiagem era regada a batons vermelhos fazendo um coração à la Emília (Sítio do Pica-Pau Amarelo) nas bocas. Nessa época os cabelos eram curtíssimos, chapéus redondos que eram usados de preferência durante o dia. O tecido da vez era a seda e os sapatos de preferência bicudos e não muito altos. As mulheres, inspiradas por Coco Channel, eram livre e adoravam dançar jazz, com seus imensos decotes e costas à mostra.
Anos 30-40
 - Anos 30-40: veio a "Grande Depressão". A bolsa de valores dos Estados Unidos estava em baixa, o conservadorismo floresceu e tomaram o poder líderes autoritários, como Getúlio Vargas (Brasil), Mussolini (Itália), Franco (Espanha) e Hitler (Alemanha). Havia desemprego e desespero por todo o mundo e isso refletiu na moda também. Os decotes diminuem, os sapatos voltam paras a botas masculinas, bem como os coques na altura da nuca, os ombros ganham largura, saias estreitas abaixo do joelho, paletós com cintura bem demarcada e chapéus com abas grandes.
Anos 50
 - Anos 50: mais elegante e feminina impossível! Com o fim da 2ª Guerra, o mundo sentiu-se mais livre. Christian Dior com o seu "new look", liberta as mulheres das saias apertadas e paletós volumosos, porém as reapresenta o espartilho: cintura de vespa, pernas grossas e seios volumosos. Saias e vestidos balonê, godê e tulipa são feitos em cetim, para brilhar bastante. Bolero, luvas e casacões também foram bem aproveitados nessa década. Para os meninos, quanto mais rebelde, melhor: topetes, calças jeans, "all star" e jaquetas de motoqueiro. Era assim o look inspirado em James Jean e Marlon Brando. Sapatilhas e sapatos do tipo bonequinha faziam muito sucesso também.
Retrato da civilização dos anos 50
Anos 60
 - Anos 60: ao meu ver, foi nessa década que começaram as "tribos". Os mods muito bem alinhados, meninas de vestidos retos acima do joelho e cabelos curtos com suas sapatilhas triangulares e estampas geométricas; meninos com óculos wayfarer, calças jeans, ternos justos e sapatos bem alinhados, assim como as meninas também usavam estampas geométricas, ambos (meninos e meninas) usavam pullovers de lã. Os "rivais" dos mods, os rockers gostavam de jaquetas de couro, tênis arredondados (como all star) e blusas brancas; as meninas gostavam de vestidos com bastante volume e um lenço no pescoço. Mods diziam que os Rockers eram burros e ignorantes, Rockers diziam que os Mods eram burgueses fracotes. Além disso também temos sapatilhas e calças cigarretes "pra dar e vender!". Surgem também as mini-saias de Mary Quant. 
Beatles dos anos 60
Disco anos 70
 - Anos 70: hippies, disco! Esses dois estilos foram os estilos predominantes nessa década. Os hippies, como já citei em outro texto, defendiam a "paz e o amor": cabelos compridos, batas enormes, calças/saias larguíssimas, blusas e bolsas com franjinhas. Já o disco, é bem retratado no filme "Os Embalos de Sábado à Noite": calças boca-de-sino, sapatos de couro e paletós e/ou blusas de botão dentro da calça. Botinhas de bico fino, plataformas e vestidos decotados e de tecidos leves eram o tom da vez.
Disco setentinha
New Wave anos 80
 - Anos 80: muitas cores em neon. Surgem os new wave e os new romantic. New wave é sinônimo de saias/shorts com casaco amarrado na cintura, colã colorido com meia-calça também colorida, polaina e salto agulha. Já New romantic sugere ombreiras, cores mais pastéis e muitos broches: o estilo armário/funil: ombros bem largos e calças justas. Nessa década também há o Punk que eram homens e mulheres com cabelos espetados e coloridos, botas de soldados, piercing, suspensório entre outras "maluquices". Góticos, nada mais nada menos do que peles muito pálidas, cabelos compridos, lisos e pretos, roupas pretas, batons vermelhos, botas e vestidos longos.
Madonna e seu estilo anos 80
Grunge anos 90
 - Anos 90: grunge é sinônimo de camisas xadrez, cabelos despenteados no rosto, calças rasgadas, all star e angústia e sarcasmo. Já hip-hop ou sei lá como você queira chamar o "estilo do gueto" agrupavam pessoas revoltadas com a sociedade, que sabiam fazer rimas e gostavam de se vestir com blusas de times de basquete/hockey largas, tênis esportivos (Adidas, Nike) e calções/calças também bem largas. Cabelos com trancinhas, dreads ou black power.
Angústia Grunge
Manezice 2003
 - 2003: eu (Natália) e a Maria, costumamos chamar de "2003" aquilo estilo tipo saia jeans mané, blusa mané, calça larga mané, sapato mané, e o que mais lhe convier.
Troço 2003 (para evitar vergonha recomendo não acessar)
 - Século XXI: hoje em dia a moda está muito variada, não é mesmo? São tantas roupas, estilos, subculturas e outros milhares de adjetivos para expressar o modo como as pessoas se vestem, que se eu ficasse listando todos eles, eu nunca pararia de escrever. Então, siga seu estilo, defenda sua causa e seja feliz independente da música que você ouve ou do modo como você se veste!



Abraços,
Nat Magal =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário