sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres que fizeram história

  Oi gente, tudo bom?
Marie Curie
  Feliz Dia das Mulheres pra todas nós! Quem é mulher sabe que não é fácil... Trabalhar fora tanto ou até mais que um homem mas mesmo assim, ao chegar em casa, arrumá-la toda sozinha; não ser bem aceita na profissão que escolheu; ter que lidar com comentários do tipo "mulher tem é que pilotar fogão"; ser sempre a única encarregada na criação e nos cuidados com os filhos (onde é que fica o pai nessa história?); não poder sair na rua com uma saia ou com uma blusa um pouquinho mais curtas e já virar alvo de assovios e olhares maldosos... Pois é, enfrentamos um dragão por dia, mas hoje você vai conhecer a história de mulheres que fizeram história, olha só:
 - Marie Sklodowska, nascida em 7 de setembro de 1867, na Polônia, foi uma grande matemática, física e química que atuou entre o fim do século XIX e o início do século XX. Ficou conhecida como Marie Curie por causa de seu marido, o também cientista Pierre Curie. Marie foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, em 1903, e não foi em nenhuma área de "mulherzinha" não, foi um prêmio Nobel de Física! Por quê? Marie Curie, juntamente com seu marido, descobriram dois novos elementos químicos. Mais tarde, em 1911, a cientista se torna a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, já que dessa vez ganha o de Química. Morreu de leucemia em decorrência da forte exposição a radioatividade, no ano de 1934. Sua filha, Irene, em 1935, também leva um prêmio Nobel de Química. 
Brigitte
 - Brigitte Bardot, quem nunca ouviu falar? Nascida em 28 de setembro de 1934, começou a carreira aos 15 anos. Fez diversos filmes, a maioria francês ou italiano e o ápice de sua fama foi durante os anos 60, pois naquela década, Brigitte simbolizava a liberdade e a libertação feminina. Foi a primeira a escandalizar o mundo ao aparecer semi-nua em seus filmes. Apesar de ser um símbolo sexual, a grande contribuição da atriz foi atentar a população para o fato de que mulher nenhuma é objeto e que nós nos vestimos e agimos para nós mesmas, não para os outros. Em 1973, Brigitte Bardot se "aposentou" e decidiu se dedicar apenas a defesa dos animais.
Leila
 - Leila Diniz, uma atriz brasileira nascida em 25 de março de 1945 é um dos principais nomes da emancipação feminina no Brasil. Era à frente de seu tempo em vários sentidos e escandalizou o país inteiro ao aparecer grávida de biquíni em 1970. Foi perseguida pela Ditadura Militar nessa mesma época, já que era militante de esquerda. Em consequência de suas atitudes e entrevistas polêmicas, foi censurada pela Ditadura e não teve seu contrato com a Rede Globo (onde trabalhava na época) renovado. Leila ajudou a libertar as mulheres brasileiras e mostrou que ser mulher não era estar limitada a ser dona de casa, professora ou enfermeira, tão pouco que mulheres não podiam falar de amor ou falar palavrões. Infelizmente, morreu em um acidente aéreo, quando voltava da Austrália, em 1972. Sua filha com o diretor de cinema Ruy Guerra, Janaína, então com cerca de 2 anos, foi criada pelo casal de amigos Marieta Severo e Chico Buarque.


Realmente não é uma tarefa fácil ser mulher, mas o que tem de complexa tem de prazerosa!
Feliz Dia da Mulher à todas!

Abraços,
Nat Magal


Nenhum comentário:

Postar um comentário