sexta-feira, 22 de março de 2013

Cultura Inútil: Por que sentimos coceira?



     Oi, pessoal! Tudo bem?
  Hoje venho trazer aqui pro Risadas Lau, mais um episódio da série “Cultura Inútil”. Dessa vez eu estou me questionando o porquê da gente sentir coceira, vocês tem algum palpite?
  O incômodo provocado pela coceira é uma espécie de aviso dizendo que o corpo entrou em contato com alguma substância estranha, como por exemplo, a saliva do mosquito que nos pica. Justamente por ser desagradável, a coceira tem uma função importante: fazer com que fiquemos longe daquilo que nos provocou esta sensação seja a poeira, a planta, o remédio ou até o inseto.
   O que de fato provoca a coceira não é a saliva do mosquito, por exemplo, mas sim uma substância do nosso corpo chamada Histamina, responsável por combater substâncias estranhas. Assim que o nosso organismo percebe a presença de um corpo estranho adentrando, ele libera histamina que, por sua vez, aumenta a circulação de sangue no local, deixando a região inchada e vermelha. Com a vinda de mais sangue pro local, vem junto também mais células de defesa que se responsabilizam a por fim no corpo estranho e, consequentemente, na coceira. 
   É isso mesmo,gente: a coceira é tão importante que tem uma parte do sistema nervoso dedicada somente a ela. Dos muitos nervos que levam sinais do corpo para o cérebro, alguns respondem ao toque, outros somente ao calor, outros somente ao frio, outros somente à dor... Há quatro anos, os cientistas descobriram que alguns desses nervos respondem somente à histamina. Por isso, a histamina provoca uma sensação diferente da sensação do toque e da dor.
   Agora deixa eu lançar uma coisa pra vocês: quem nunca sentiu coceira psicológica? Estou me referindo aquela coceira que vem ao vermos o outro se coçando, ao vermos um mosquito nos rodeando, ao vermos imagens de percevejo... E olha que fato curioso, uma pesquisa revelou que, nos EUA, mais de 30 milhões de pessoas sofrem de eczema, o que seria uma coceira exagerada/uma vontade intensa de se coçar. A dupla Lau vivenciou uma história de coceira psicológica: um dia sentamos em um sofá da UFSC, junto de nossa amiga Duda e ficamos lá, conversando. Até que, alguém nos disse que tinham cachorros de rua que dormiam naquele sofá, pronto, bastou dizerem isso para as três ficarem todas agoniadas, se coçando! Hahaha 
  Quando a coceira não é apenas um fato banal, mas sim, um fato repetitivo e até mesmo dolorido, é bom procurar um dermatologista (inclusive esta é uma das causas pelo qual as pessoas mais procuram os médicos) pois pode ser sinal de doença renal crônica, cirrose ou até mesmo alguns tipos de câncer :( 
  Vale lembrar então que a coceira é uma reação normal do corpo, mas quando exagerada existem até tratamentos, como medicações, técnicas de relaxamento e relaxamento muscular progressivo. 
   E aí, gostaram de saber a origem desse incômodo tão chatinho que sentimos? 
                                                                                                                         Beijinhos, 
                                                                                                                                   Maria Siry :) 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário