sábado, 16 de março de 2013

Fobias - Quem não tem?

    Oi gente, tudo bom? 
 Vou começar fazendo uma pergunta: vocês tem alguma fobia? Não precisa ter vergonha de assumir! Hahaha Eu, por exemplo, tenho lagartixofobia (eu que invento esse nome, tá gente!) - um medo incontrolável quando estou diante de uma lagartixa (eu sei, eu sei que elas são tranquilas, tem o direito de ir e vir e estão aí só pra comer insetos e não fazem mal a ninguém, mas eu não consigo estar junto delas no mesmo ambiente) e tenho um pouquinho de claustrofobia, o famoso medo de estar em lugares fechados, só de ficar num elevador já me agonio toda! Mas deixando a sessão "vi lá em casa" de lado, vou definir pra vocês o que, de fato, são as fobias e dar exemplo de algumas.
Você que tem medo de altura, suportou essa?
   Fobia vem do grego e significa medo, mas é um temor ou uma aversão exagerada diante de alguma situação, objeto, animal, lugar, etc. De acordo com a psicologia, as fobias fazem parte dos transtornos de ansiedade, sendo que só se manifestam diante de situações particulares. Vale lembrar que fobia é diferente de medo, sendo que este último é um mecanismo de defesa diante de uma situação exclusiva e que, no geral, não se repete, por exemplo: você está passando de noite numa rua deserta e vê dois caras mal-encarados vindo na sua direção, o que você sente nessa situação é medo e não fobia, pois você só está sentindo essa sensação neste exato momento, não é algo que acontece sempre e que é fixo. Já o desespero que você tem toda vida que dá trovoada, por exemplo, aí sim é fobia. Deu pra entender ou ficou confuso? 
  Quando as pessoas estão diante da situação que lhes causa fobia, os sintomas que ela tem são: suro excessivo, taquicardia, enjoo, calafrios, formigamento, vontade de chorar, de sair correndo, etc. Dizem que, para tratar das fobias, é bom procurar um psicólogo que vai ter toda uma artimanha para acabar com este mal!
  Confiram agora algumas fobias e já aproveitem pra ver se vocês as tem ou se conhecem alguém que tem:
- Acrofobia: medo de altura
- Aerodromofobia: medo de viagens aéreas
- Aracnofobia: medo de aranhas
- Astrofobia: medo de trovões
- Emetofobia: medo de vomitar
- Insectofobia: medo de insetos
- Catsaridafobia: medo de baratas
- Ligofobia: medo de escuridão
- Necrofobia: medo de morte
- Talassofobia: medo do mar
- Tripanofobia: medo de injeção
-  Entre tantos outros, por vezes, até engraçados de tão específicos que são, como por exemplo, a fobia ao número 666. Essa eu não entendi!! Vocês podem conferir a lista completa no link a seguir: http://forums.otserv.com.br/showthread.php?2167-Lista-de-Fobias 
   E aí, descobriu de alguma fobia que nem sabia que tinha? Gostou da curiosidade que trouxemos? 
                                                                                           Até a próxima, 
                                                                                                         Maria Siry ;)


FONTES: -  http://www.brasilescola.com/psicologia/fobias.htm
             - www.wikipedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário