quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estria e Celulite: dois males comuns entre o público feminino

  Olá! Tudo bom? 
Fique tranquila, até as famosas apresentam estrias!
Vai dizer que você nunca ouviu sua mãe, sua prima, sua amiga, sua namorada, enfim, qualquer mulher se queixar das temidas Estrias e Celulites? Ou até mesmo você mesma se, assim como eu, você é uma mulher! Se a sua resposta foi sim, não se preocupe! O Risadas Lau traz hoje uma postagem sobre os mitos e verdades das estrias, cinco fatores que facilitam o aparecimento de celulite e como tratar ambos os casos, confiram!
   Começaremos falando das estrias:

  • Aparecem quando a pele estica demais: Verdadeiro. As estrias são decorrentes do rompimento das fibras de elastina e colágeno, que estão presentes na derme(camada intermediária da pele). Isso ocorre quando há um estiramento rápido, sem que haja tempo suficiente para que a pele se acostume à nova forma.Em geral, elas são linearesparalelas e podem variar de um a alguns centímetros de extensão.
  • Problema só atinge as mulheres: Mito. Ao contrário do que muitos pensam, as estrias podem sim atingir o público masculino. Mas uma coisa é fato: 75% das mulheres sofrem com o problema e apenas 25% do homens sofrem com isto.
  • Os hormônios influenciam nas estrias: Verdadeiro. O hormônio Estrogênio, por exemplo, gera um processo chamado Catabolismo, que acaba com a elastina (proteína responsável pela elasticidade da pele). 
  • As estrias diagnosticadas recentemente são mais fáceis de tratar: Verdadeiro. Isso ocorre pois o tecido contem ainda bastante fibra elástica, o que dá menor espaço entre os sulcos e assim, é mais fácil de fazer qualquer tratamento simples e com sucesso.
  • Terapias a base de creme NÃO funcionam: Mito. O creme em casa pode ser aplicado como um primeiro passo, antes de procurar qualquer tratamento mais abrasivo. Além dos cremes, é interessante o uso de óleos, sendo que ambos devem ser aplicados duas vezes ao dia: uma de manhã e a outra, a noite.
  • Hidratar as regiões com possibilidade de estrias ajuda a prevenir o problema: Verdadeiro. Usar cremes à base de ureialactato de amônia óleo de amêndoas, principalmente durante a gestação, ajuda a lubrificar camada externa da pele, tornando-amais flexível. O ideal é passar após o banho, em massagens circulares.
               Bom saber que esses cremes que buscamos funcionam também, né? Até mesmo como uma opção mais barata. E vale lembrar que a estria é uma coisa ligada à pele e, portanto, não tem nada a ver com gordura ou alimentação.
Aqui já é um caso de celulite...
      Agora falaremos de 5 fatores que contribuem com a Celulite, este sim problema relacionado a má alimentação e a falta de exercícios físicos, mas veja que outros fatores também influenciam:
Peeling de Ácido Retinóico
  • Genética: Se sua mãe, sua vó e seus antepassados tem celulites pelo corpo é sinal de que, quase com toda certeza, você terá também! É o lado negativo da genética, em que somos reféns e nem podemos fazer nada para combater :( Só que o lado positivo deste caso é que, ao observarmos a presença de celulite em outras pessoas da família, conseguimos descobrir que teremos e, assim, podemos começar os tratamentos mais cedo, o que tem grandes chances de quase ocultar o problema por inteiro. 
  • Idade: A idade em si não é o problema, mas sim, a deterioração que a pele sofre com o passar dos anos e o desbalance de estrogênio (hormônio responsável pelo desenvolvimento de características femininas). Já que a pele não é mais tão firme e elástica, a gordura se espalha e forma a famosa celulite.
  • Peso: Hoje em dia já sabemos que tanto mulheres magras quanto as mais "cheinhas" podem apresentar o mesmo índice de celulite no corpo, porém as com maior índice de massa corporal (IMC) tentem a desenvolver mais as tão temidas covinhas na pele. 
  • Estado Físico: Não podes deixar tua região do quadril, coxa e nádega perder elasticidade e firmeza, pois se deixares "mole", está aí um prato cheio para o aparecimento de celulite. Deves te ocupar com, ao menos, um exercício físico diário (corrida, caminhada, musculação, pilates, etc) para deixar todas as partes do corpo tonificadas. 
  • Alimentação: O melhor a fazer para prevenir a celulite é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, fibras e ingestão de cerca de 2 litros de água por dia. Sei muito bem que, de vez em quando, nos rendemos a delícias culinárias, mas que se equilibradas com uma alimentação saudável e muito líquido, podemos combater esse mal tão comum entre nós mulheres!
         Por fim, veremos alguns tratamentos (desde simples até sofisticados) que prometem amenizar este mal:
Bom mesmo é manter viva a dupla dinâmica Alimentação Saudável &Atividade Física
  • Tratamento com Ácidos: Para melhorar o aspecto das estrias, recomenda-se o uso de ácido retinóico, que estimula a formação de tecido rico em colágeno. A quantidade de ácido que deve ser usada em cada tipo de pele deve ser dita por um dermatologista, caso contrário, pode causar vermelhidão e descamação do tecido epitelial.
  • Peelings: Os peelings tem o mesmo tipo de ação dos ácidos, porém apresentam resultados mais intensos e em ritmo mais acelerado. 
  • Dermoabrasão: É o lixamento das estrias, que promove formação de colágeno.
  • Intradermoterapia: Consiste na injeção de substâncias sob as estrias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. 
    Estes são procedimentos médicos e apenas os médicos devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. 
  • Power Shape: Atua no combate das celulites,trabalhando com laser, sucção e radiofrequência. Promete diminuir os furinhos e tornar o corpo mais torneado. 
  • Preenchimento com ácido Hialurônico: O já conhecido na área de tratamentos faciais agora aparece na área do combate contra as celulites, sendo aplicado para preencher os sulcos que a celulite deixa na pele.
  • Entre outros, como Lipoayslim e Ultrassom. Vocês podem conferí-los melhor no link a seguir: http://gnt.globo.com/beleza/noticias/Celulite--os-aparelhos-e-terapias-que-prometem-acabar-com-ela.shtml   
           E aí, gostaram dos esclarecimentos? Desejo a todas/todos vocês boa sorte nos tratamentos, sendo eles com creme ou os mais elaborados. E pra vocês que não possuem estrias e nem tampouco celulite, os meus parabéns à sua saúde e genética! Hahaha 
                                                                                                                                            Até a próxima, 
                                                                                                                                             Siry ;) 

FONTES: - Mitos e Verdades sobre as Estrias: http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/estria-mitos-e-verdades-sobre-essas-terriveis-linhas/1791  
- Fatores causantes da Celulite: http://www.vivirsalud.com/4262/5-factores-que-contribuyen-con-la-celulitis
- Tratamentos: http://www.coisasdemulher.com/2009/11/celulite-e-estrias-como-cuidarcomo.html
- Imagens da Carolina Dieckmann:http://chic.ig.com.br/beleza/noticia/carolina-dieckmann-juliana-paes-e-outras-celebridades-mostram-que-celulite-e-estria-todo-mundo-tem 
- Imagem da Celulite: http://perfeitateen.blogspot.com.br/2011/07/celulite.html
- Imagem do Peeling: http://www.patricinhaesperta.com.br/beleza/conheca-os-lasers-que-acabam-com-as-estrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário