quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

As 10 melhores trilhas sonoras

  Olá, leitores!
  Neste post resolvi juntar as minhas grandes paixões: cinema e música.
  Confesso pra vocês que frequentemente perco meu sono imaginando trilhas sonoras para filmes imaginários. Coisa de louco, eu sei, mas já que eu não posso listar aqui as 10 melhores trilhas para filmes que eu criei na minha cabeça, porque ninguém iria entender, vou apresentar o meu top 10 de trilhas sonoras presentes nos filmes, de todos os tempos. Vamos a elas:


10- Rock of Ages



 Eu não queria incluir musicais nessa lista, pois acredito que eles são um gênero à parte. Mas o filme é realmente incrível e as músicas, bem como as interpretações são maravilhosas.

 No vídeo, uma das músicas do filme Hit Me With Your Best Shot da Pat Benatar e interpretada por Catherine Zeta-Jones.

9- Uma Linda Mulher


 
 Clássico! Sucesso desde que foi lançado, em 1990, até os tempos de hoje. A música de Roy Orbison, Oh, Pretty Woman, fez muito barulho quando foi lançada em 1964, e voltou nos anos 90 como música tema do filme de mesmo nome (no Brasil Uma Linda Mulher). Além dessa música, a trilha sonora completa do filme conta com nomes como Roxette, Prince, Natalie Cole, Kenny G, entre outros.

8- A Ressaca


 

 É uma comédia na qual quatro amigos voltam para a década de 1980. O filme é bom e vale a pena assistir. Mas o destaque mesmo fica com a extensa trilha sonora: tem uma versão remixada imperdível de Bizarre Love Triangle do New Order, True do Spandau Ballet, Once In a Lifetime do Talking Heads, Push It da dupla Salt N Pepa, e diversos sucessos dos anos 80 que deixam o filme bem mais divertido e prazeroso de assistir.

7- Shrek


 

 Além de ser uma das melhores animações de todos os tempos, ao longo dos quatro filmes da saga, pudemos acompanhar uma série de músicas que se encaixam como uma luva na trama. Desde All Star da banda Smash Mouth, Accidentally In Love do Counting CrowsI'm A Beliver do The Monkees e até mesmo The Lady Don't Mind do Talking Heads no primeiro filme, até Livin' La Vida Loca de Rick Martin Holding Out For a Hero da Bonnie Tyler no segundo, Live and Let Die do Wings e a Branca de Neve fazendo a introdução de Immigrant Song do Led Zeppelin no Shrek Terceiro, Hello do Lionel Richie e um trecho do Burro cantando These Eyes do The Guess Who em Shrek Para Sempre.
 E esses foram só alguns exemplos das dezenas de canções muito bem escolhidas que compõe a trilha sonora dos filmes.
 Ah, não me esqueci da lindíssima Hallelujah interpretada por John Cale, que é meio que a música tema do Shrek, e mesmo que só instrumental, está presente em todos os quatro filmes.

6- De Repente 30



 Mais um de viagens no tempo (dessa vez para o futuro) e cheio de músicas dos anos 80. Além da fofurice do filme, que nunca se cansa de passar na Sessão da Tarde (e a gente nunca se cansa de assistir), a trilha sonora conta com Triller do Michael Jackson, Crazy For You da Madonna, Girls Just Want To Have Fun da Cyndi Lauper, Vienna do Billy Joel, Burning Down The House do Talking Heads e muitas outras jóias.


5- E O Vento Levou...


 

  Sem sombra de dúvidas um dos melhores filmes que existe. A história da decadência da família O'Hara em decorrência da Guerra Civil America e do amadurecimento da anti-heroína Scarlett O'Hara, que faz de tudo para ascender novamente, é contada no filme de 1939. Esse é o tipo de filme, que quando você acaba de assistir (são quase 4 horas de filme) tem que parar pra pensar de como ele foi acabar assim; são tantos cenários, tantas cenas, tantos figurinos, tantos tempos diferentes.
 O primeiro vídeo é o trailer de E o Vento Levou... e o segundo é a trilha que me dá arrepios toda vez que eu ouço: Tara's Theme elaborada por Max Steiner. Depois de ver o filme não tem como não ouvir essa música e não se lembrar da sombra Scarlett no pôr-do-sol em Tara.

4- Suplício de Uma Saudade


 

   Muita hidratação depois de assistir esse filme, porque ele faz chorar mesmo!
 Se passa durante a Guerra da Coréia, quando uma médica que vive em Hong Kong se apaixona por um correspondente de guerra casado. A música tema do filme se chama Love Is A Many Splendored Thing escrita por Sammy Fain e Paul Francis Webster. O filme levou o Óscar de 1955 por Melhor Canção Original.

3- O Poderoso Chefão


 

 Marlon Brando e  Robert De Niro dando vida a Don Vito Corleone, Al Pacino interpretando Michael Corleone e Francis Ford Coppola dirigindo. Valeria a pena assistir só pelas atuações e pela direção. Mas acontece que essa é a trilogia mais genial da história e ainda seria bom mesmo se o Latino estivesse no papel do Michael.
 O primeiro filme da saga ganhou os Óscares de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator (Marlon Brando), o segundo ganhou 6 Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor (Coppola).
 Conta com a maioria de suas músicas instrumentais, compostas por Nino Rota.
 Não conheço ninguém que não se emocione com as músicas com acordes tipicamente italianos. O Love Theme from the Godfather (que fez tanto sucesso que ganhou uma versão letrada, "Speak Softly Love" cantada por Andy Williams. Ganhou também uma versão brasileira "Fale Baixinho" na voz de Wanderley Cardoso) faz os olhos se umedecerem e o Main Title (The Godfather Waltz) os joelhos tremerem.

2- Maria Antonieta




 Quem dirige esse filme, ganhador do Óscar de Melhor Figurino, é ninguém mais ninguém menos que a filha de Francis Ford Coppola, Sofia Coppola! E é nos pequenos detalhes que se percebe a genialidade da diretora: um tênias All Star entre os milhares de pares de sapatos de Maria Antonieta, pós-punk dos anos 80 embalando as festas da corte.
 Maria Antonieta foi a última rainha da França, conhecida por seus exageros, talvez tenha sido a primeira fashionista da história. E o filme retrata muito bem tudo isso, com as cores pastéis nos vestidos escandalosamente lindos, nos sapatos que dão vontade de comer e nos cenários do Palácio de Versalhes que nos fazem esquecer da extrema pobreza enfrentada pelo resto da população francesa (o filme se passa nos anos que precedem a famosa Revolução Francesa).
 A linda e meiga Kirsten Dunst atua maravilhosamente bem no papel da monarca. Ela dança ao som de Aphrodisiac, medita com Fools Rush In e come brioches, toma champanhe, ri, experimenta mil roupas e penteados enquanto I Want A Candy toca, as três músicas são da banda Bow Wow Wow. Outra música presente na "balada da corte" é Hong Kong Garden da banda Siouxsie and the Banshees. The Strokes, New Order, The Cure e outras bandas nada contemporâneas à queda da bastilha estão na trilha sonora do filme.

1- Bonequinha de Luxo


        Eu sou suspeitíssima a falar, mas é verdade! As pessoas podem até não achar esse o melhor filme da história (opinião com a qual eu discordo), mas não tem jeito, Moon River elaborada por Henry Mancini e escrita por Jhonny Mercer, é a melhor trilha sonora de todos os tempos! Ganhou até mesmo os Óscares de Melhor Canção e Melhor Trilha Sonora Original. Além disso, 5 Grammys foram conferidos ao autor e a música.
 A trilha aparece no filme diversas vezes, em diversos ritmos, é a música tema. Mas três cenas com a canção se destacam: a primeira cena do filme, quando se vê ao longe, na Quinta Avenida de Nova Iorque, um táxi se aproximando, quando de repente sai Audrey Hepburn, fabulosa, e começa a comer seu café da manhã em frente a Tiffany & Co., nesse momento a música é só intrumental; a segunda é lá pra metade do filme, quando Paul vai até a janela e vê sua vizinha debaixo, Holly, com uma viola, cantando Moon River; e a terceira é a última cena, quando Holly encontra o Cat e ela e Paul se beijam com o gato no colo dela, sob a chuva, começa então um coro cantando Moon River e emocionando a platéia.
 Bonequinha de Luxo é meu filme preferido em todos os sentidos (seja por figurino, cenário, atuação, enredo), mas a trilha sonora com certeza é o que mais me emociona no clássico.

* Ênfase para a trilha sonora da novela brasileira de 2011 Insensato Coração, que conta com 3 cds, um nacional, um internacional e um só de samba. Na trilha têm (I Can't Get No) Satisfaction dos Rolling Stones, Suspicius Mind do Elvis e músicas da família Caymmi:
Trilha Sonora Insensato Coração 



Abraços cinéfilos,
Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário