segunda-feira, 18 de março de 2013

Guerra do Vietnã: diferentes perspectivas

  Oi gente, tudo bem?
  Acho que todo mundo já deve ter ouvido falar na Guerra do Vietnã, certo? O Vietnã é um país que fica na Ásia, e ainda em pleno século XX sofria diversas separações territoriais. Em 1954, o Vietnã foi dividido de vez, em Vietnã do Norte que era comandado pelos países socialistas, e o Vietnã do Sul, que era governado por um ditador e era capitalista. 
Foto famosa da Guerra do Vietnã
  Pra falar a verdade, o Vietnã nada mais foi do que um "brinquedinho" de disputas entre EUA e União Soviética. Esses dois países disputavam a chamada Guerra Fria (onde não havia um conflito físico, apenas uma tensão entre os dois pólos - o socialista e o capitalista) e como não queriam entrar em um conflito entre si, efetivamente, colocaram suas partes do Vietnã para brigar. 
  Em 1964, os Estados Unidos decidem se meter de verdade na guerra, o que gera muitos e muitos protestos, inclusive, a principal causa defendida pelos hippies era a retirada dos EUA do Vietnã, já que dessa vez, a potência mundial começava a perder para os nativos vietnamitas, que já conheciam a mata local e saiam em vantagem. Pouco a pouco, os corpos dos cada vez mais jovens soldados estadunidenses começavam a chegar no país. 
  Em 1975, os EUA decidem se retirar do país, obviamente não declarando derrota e sim, dizendo que eles eram "bons demais para insistir no Vietnã". 
  Em 1976 o Vietnã se unifica novamente e vira completamente socialista. 
  Alguns filmes, retratam de uma maneira muito bacana a Guerra do Vietnã, veja e tire suas próprias conclusões:
Cartaz do filme Hair
- Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994): infelizmente, apenas uma pequena parte do filme se dedica à Guerra do Vietnã, mas vale a pena ver. O mais interessante é a parte que retrata o pós-guerra e os milhares de soldados amputados e loucos;
- O Franco Atirador (1978): outro filme muito bom. Destaque para as cenas antes da guerra, onde os protagonistas sabiam que precisavam aproveitar ao máximo seus últimos dias antes de irem para o Vietnã; e para as cenas do pós-guerra, onde Nick (personagem de Christopher Walken) fica com o telhado meio corrido;
- Apocalipse Now (1979): conta com The End da banda americana The Doors na trilha sonora. É muito legal a perspectiva do diretor Francis Ford Coppola nesse filme, dá a sensação que o telespectador está numa espécie de hospício;
- Hair (1979): adaptação de um musical da Broadway e com milhares de montagens ao redor do mundo, incluindo uma no Brasil que revelou nomes como Ney Latorraca. Conta a história de um garoto que, um dia antes de se alistar para a guerra do Vietnã, conhece uma tribo de hippies e adere à máxima desse grupo: "Faça amor, não faça guerra!"


Recomendo demais os filmes, deem uma olhadinha e aproveitem
essas tardes chuvosas para assistir um deles.

Abraços,
Nat Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário