segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Recomendo: Histórias Cruzadas

  Boa tarde, queridos! Como estão passando este lindo e especial mês de dezembro? Espero que muito bem e com todo o encanto/magia do clima natalino!

  Me respondam, em pensamento, a seguinte pergunta: Já viste o filme "História Cruzadas"? Se a resposta for sim, aposto que amaste! Já se a resposta for não... Não perde tempo e vai até a videolocadora mais próxima da tua casa e aluga para ver! Sério, gente, o filme é muito, mas muito bom mesmo!! Eu nunca tinha visto, achava que nem tinha nada demais neles, as pessoas me recomendavam, mas eu achava que nem valia a pena ver, não sei por quê! Até que, Nat Magal, compra este DVD para presentear sua amiga secreta do amigo invisível de nossa sala de aula e eu fico com aquela vontade de ver. Daí depois disso, acabo por alugar na videolocadora e vejo! 
  O filme, baseado no best-seller de Kathryn Stockett, se passa no estado americano do Mississipi na década de 60 e conta diversas histórias interligadas, porém, o tema central é a condição do negro naquela época: como era visto o negro? Por que eles deveriam ser tratados de forma diferente, quase desumana? Por que eram considerados simples empregados e sem direitos? Perguntas como estas passavam pela mente da brilhante personagem Skeeter (Emma Stone), que é uma jovem da alta sociedade mas que trata super bem os criados negros e decide escrever um livro contando as histórias de vida e dificuldades dos mesmos, ou seja, algo totalmente à frente de seu tempo! As empregadas que aceitam relatar suas histórias para Skeeter são Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer). Ambas correm risco de descoberta do que está sendo feito secretamente e, caso fosse de fato descoberta a escrita do livro com base nos relatos das duas negras, estas poderiam ser presas! Temos então um bonito ato de coragem e revolução apresentado ao longo do filme.
Skeeter em conversa com as criadas Aibileen e Minny 

   O legal do filme é que ele não fica só nessa história, como também mostra outras tramas dentro da grande trama, como a vida de recém casada com um homem super rico de Celia Foote (Jessica Chastain) que, a primeira vista parece fácil, mas na realidade é algo difícil de manter a casa, a comida e ela mesma arrumadas para o "maridão". Além disso, Celia sofre com o fato de ter perdido mais ou menos quatro bebês enquanto estava casada com o marido, ou seja, ela teve quatro gravidezes interrompidas! Mas nem por isso ela perde o bom-humor e a força de vontade, bem como, a simpatia que é marca registrada da personagem. Paralelo a isso, existe o grupo das "patricinhas", as riquinhas que se reúnem nas tardes para tomar chá e compartilhar inúmeras futilidades. São essas moças as principais responsáveis por maltratar os criados negros. Vou destacar duas delas: Hilly Holbrook, a mais insuportável de todas (risos)! Ela não aceita sair perdendo, não gosta dos negros, faz questão que eles tenham banheiros separados dos demais e é a grande influenciadora destas atitudes para as demais moças da alta sociedade, menos Skeeter, que é totalmente contra Hilly. A outra mulher que não dá a mínima para as negras e nem para sua própria filha é Elizabeth Leefolt, pessoa facilmente influenciável. 
A fútil Hilly 

   Um dos ápices do filme é quando Minny é demetida da casa de Hilly somente pelo fato de utilizar o banheiro da patroa ao invés de usar o banheiro separado para os criados e, no dia seguinte ela faz uma visita para "pedir desculpa" à Hillly, a levando uma torta para demonstrar seu arrependimento. Hilly se esbalda comendo pedaços e mais pedaços da torta, até que descobre que o que tinha dentro da torta eram as fezes de Minny!!! Bem feito para a madame, né? Hahaha 
   Prepare-se para ver um drama muito interessante, com pitadas de comédia! Além disso, fique atento a todos os detalhes, desde o cenário até o figurino, passando pela trilha sonora, efeitos especiais e tudo que se tem direito. A nota que dou para o filme é 1.000! Sério, é muito bom! Vale a pena conferir!
Abraço e boa semana, 
Maria Siry :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário