quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os 7 Pecados Capitais: Inveja

Pessoal, 
seguindo com a série sobre os sete pecados capitais, lançada semana passada aqui no Risadas Lau, venho publicar um texto falando da Inveja. 

  Desde muito pequena sempre aprendi, principalmente com minha mãe, que o sentimento de inveja é algo muito feio e ruim, assim como o ódio e a raiva, por exemplo. Ruim porque desgasta a pessoa que o detém, ataca a pessoa com a qual o indivíduo sente inveja, traz uma má convivência e até mesmo um "clima chato" para aqueles que tem de conviver com esse pecado sempre. 
  Mas afinal, o que é a tão falada inveja?
A inveja é um dos sete pecados capitais e consiste no sentimento de sempre achar que os outros possuem coisas melhores que si mesmo e, com isso, desejar o pior para esse "outro", só porque ele possui aquilo que a pessoa não tem. Um exemplo é quando um funcionário, em uma grande empresa, se destaca muito por seu trabalho, sua frequência, sua pontualidade e tudo mais, enquanto isso, um outro funcionário não alcançou tanto prestígio quanto o primeiro e, portanto, sente inveja do outro, tendo atitudes que criam um clima de tensão no próprio ambiente de trabalho!
Ilustração do exemplo de inveja no ambiente de trabalho. Eita incômodo! 

  Existem pessoas que são invejosas por natureza e tem o prazer em agourar tudo o que o outro conquistou (não importa quem seja o outro) e existem aquelas que sentem inveja em dado momento, uma "invejinha branca, que não faz mal" conforme o palavreado popular. Este caso é muito comum entre irmãos ou amigos. Como quando uma pessoa exibe um novo corte de cabelo e uma pessoa amiga dessa outra pessoa  faz qualquer comentário negativo só porque sentiu inveja. 
  A sugestão de melhoria para acabar com a inveja (ou pelo menos diminuir a intensidade da mesma) e ter uma qualidade de vida maior é olhar um pouquinho para si mesmo e se valorizar, pensando em antes de desejar aquilo que é do outro, valorizar seu próprio jeito e suas coisas. Uma outra dica boa é não se comparar com o outro, porque isso também pode gerar inveja, mas sim, pensar que cada um é único e recebe as suas próprias oportunidades, sem ter que querer sempre o que pertence ao outro!
Fitinhas do Bonfim, Trevo de 4 folhas, Pimenta e Olho grego são alguns dos instrumentos para afastar  "olho gordo" (vide pessoa invejosa)

  E aí, gostou da dica de hoje? Se você é daqueles super hiper mega invejoso, tente trazer essas dicas para a sua vida! Vais ver que viverás bem melhor! Aproveite esse clima mágico de fim de ano e comece a mudança interna ;)
Beijo, 
Maria Siry  

Nenhum comentário:

Postar um comentário