sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Os 7 Pecados Capitais: Gula

   "Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?"
Comida - Titãs 
Oi gente, tudo bom?

Continuando com a nossa série de textos sobre os sete pecados capitais, daremos espaço hoje para aquele pecadinho bem comum dessa época de fim de ano, que até mesmo os mais certinhos na alimentação acabam cometendo. Já sabem de qual pecado estou me referindo? Acho que sim, né? hahaha A Gula
Natal e Ano-Novo, datas praticamente impossíveis de se comer pouco: é Chester, Tender, Arroz, Salada, Sobremesa, Bebida... E por aí vai, né? Todo mundo vai para as casas de praia, se reúne e... Come, come, come e... come! Vai dizer que não é mais ou menos assim? Precisa ter muita disciplina e foco para não cair de cara nessas tentações! 
  Desde os tempos mais remotos o ser humano arranja alguma forma de se alimentar, seja ela a caça, a pesca, a coleta ou no caso dos dias de hoje, a compra! Neste mundo da oferta e da procura, onde todos querem lucrar a qualquer custo, uma das coisas que tem sido pensada é a venda de comidas em grande quantidade, para obtenção de lucros, como eu disse anteriormente. Para tanto, as comidas tem de ir além de saciar, tem que deixar as pessoas com aquela sensação de fastio e, os supermercados, restaurantes, fábricas e outros estabelecimentos comerciais neste âmbito, optam por tornar a comida com uma aparência bonita, atrativa e que dê literalmente 'água na boca'! Basta ver aquele hambúrguer, com batata frita, queijo, ketchup, um copo de refri do lado e pronto, a pessoa já fica com vontade de comer mesmo sem estar com fome! 
   É neste contexto que surge a gula, a busca incontrolável por comida e bebida. Para que entendamos a gula, devemos primeiramente diferenciar a FOME da VONTADE DE COMER:
- Fome --> necessidade de comer, causada pelas contrações do estômago vazio.
- Vontade de comer --> desejo de consumir certo alimento ou bebida somente pela aparência agradável do mesmo. 
Portanto, a gula nada mais é do que a vontade excessiva de comer! 

  Para os cristãos, este pecado tem relação com o egoísmo, pelo fato de o guloso querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que tem, ou seja, uma forma de cobiça. No entanto, existem culturas que não consideram a gula como um pecado, já que para estas o excesso de comer é um sinal de status. 
  Outros, ainda, veem a gula como uma consequência de situações de insatisfação, solidão, depressão... Já que quando estamos "tristes" tendemos comer uma barra de chocolate inteira só para amenizar o nosso problema momentâneo. E de barra de chocolate em barra de chocolate só ganhamos mais quilos e aquele problema da tristeza não é resolvido. Aí entra outro fator complicadinho posterior a esse consumo exagerado de algum alimento: a culpa! A pessoa entre num estado de insatisfação pessoal e com o mundo, sentindo frustração e mais tristeza ainda. A gula tem sido objeto de estudo de muitos psicólogos e outros estudiosos do comportamento humano pois atua como um sinalizador que avalia o momento que o indivíduo está vivendo, o que tem de ser mudado na vida do mesmo para que esta se torne mais agradável. 
  Para finalizar, vamos dar aquela resumida na Gula: é um comportamento compulsivo quando se tem uma insatisfação consigo mesmo e é uma tentativa de encontrar um remédio para a angústia momentânea, o que acaba na louca busca pelo objeto de prazer comida! 
Vai dizer que eles não fazem o cupcake todo bonitinho de propósito só pra gente ficar com vontade de comer?

  E aí, ficaram meio assim com todo esse conceito de gula? Não precisam se preocupar: aquela tardezinha chuvosa em que a gente vai pra frente da TV e come bastante porcariadinha nem sempre significa tristeza, depressão ou angústia. Ufa, isso pode ser só um simples relaxamento e preguiça. Epa, mas a preguiça não é um pecado também? Hahaha Não vamos ficar loucos, né? Afinal de contas, somente em excesso que as coisas fazem mal ;) 
Essa é reflexão de hoje!
Maria Siry ;) 



FONTES: - Conceito de Gula. Disponível em: http://www.brasilescola.com/religiao/pecados-capitais.htm 
http://www.conhecimentosdopai.com/2013/04/7-pecados-capitais-2-gula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário