sábado, 7 de dezembro de 2013

Ira: um mal dos tempos modernos?

  Oi gente!
  Esse ano, nas aulas de Filosofia, estudamos os 7 Pecados Capitais. Fomos apresentados a diversos textos e vídeos sobre cada um dos pecados e instigados a pensar sobre eles. Aproveitando esse gancho, decidimos criar a série "7 Pecados Capitais", onde, duas vezes por semana, iremos postar um texto falando de algum dos pecados. 
  Para começar, trago para vocês a minha opinião sobre a Ira. Seria ela um mal dos tempos modernos? Dá uma olhadinha: 


                Muitas pessoas relacionam o estresse aos tempos modernos. Outras ainda, dizem que estresse e ira são praticamente a mesma coisa. Seria então a ira um mal dos tempos modernos?
Lúcio Aneu Sêneca
                Creio que não! Desde os nossos ancestrais hominídeos começarem a conviver em sociedade, o estresse passou a ser parte de seu dia-a-dia, porque por mais que muita gente tente negar, conviver em sociedade é estressante sim. E o que seria a ira, se não a junção, ou até mesmo o resultado do estresse, do ódio, da amargura e da decepção?
                Um antigo intelectual do Império Romano conhecido como Sêneca (c. 4 a.C. - 65 d.C.), afirmou que não ser tão otimista, pôr uma dose de pessimismo em nossas expectativas, diminuem as decepções, logo, diminuem a ira. Concordo com ele, mas também é bem verdade que ter que suportar todos os dias um chefe exigente, um trânsito caótico, pessoas com as quais não se dá bem mas é obrigado a conviver todos os dias (seja no ambiente escolar, laboral, etc.) atiçam a ira.
                É claro que varia muito de pessoa para pessoa,algumas estão mais propensas a sentirem raiva por motivos aparentemente pequenos, mas aí entra a história das personalidades, cada pessoa canaliza suas frustrações de um jeito. Pessoas com comportamentos mais agressivos tendem mais a ter ira; as mais melancólicas, são as reféns da inveja; etc.

                Concluo, por fim, algo que todos já sabem: a ira em excesso faz mal, porém, doses diárias de "realidade" previnem um comportamento infantil e fantasioso e uma "queda muito alta do cavalo" no futuro. 


E então, gostaram da nossa proposta? A qualquer momento damos as caras por aqui
outra vez para falar sobre algum outro pecado.


Até breve,
Nat Magal

Um comentário:

  1. Por causa da ira que eu to sempre tomando um chazinho de maracujá e fazendo uma ioga kkk
    Muito legal a ideia meninas, adorei!!!

    ResponderExcluir