sábado, 14 de janeiro de 2012

Verão de M a S

   Oi gente, tudo bom? Aqui em Floripa tá uma chuva que é coisa de doido! Não parou de chover a madrugada inteira e só agora que deu uma trégua... Mas o espírito de verão não acabou e, por isso, venho hoje aqui postar 6 letras da nossa série. Vocês devem estar se perguntando: "Ué, ela não ia postar três letras por dia?" Pois é, mas como o processo se estendeu um pouquinho mais, decidi postar 6 letras hoje e as três finais amanhã, fazendo assim, com que a data do final da série não seja ultrapassada pra que a gente possa abordar mais e mais assuntos, né? ;) 

  • M de Mar: Dizem que um banho de mar cura tudo, depressão, cortes, dores... E olha que eu acho que é verdade mesmo, viu? Afinal, é uma delícia ficar horas a fio de molho na água salgada! Os mares são extensas áreas de água salgada conectadas com os oceanos da Terra e na época da Idade Média eram conhecidos sete mares, Mar Glacial Ártico, Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral e Mar das Índias. Hoje em dia, esses sete mares são na verdade os sete oceanos considerados pela geografia, confira:Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico. São nos mares que nós passeamos de lancha, damos aquele mergulho, fazemos os cruzeiros... E são dos mares que vem aquelas delícias da gastronomia, como o camarão, a lula, o peixe, o marisco, a ostra, enfim, todos os frutos do mar! Por isso e por outros motivos, devemos preservar os mares que frequentamos, pois é lá que muita coisa surge e se desenvolve. 
  • N de Navio: O navio é uma enorme embarcação aquática, né? O que o diferencia dos demais barcos de porte grande é ele poder carregar em sua estrutura pequenos barcos, botes salva-vidas, lanchas, etc. Os navios podem carregar cargas comerciais como os enormes contêineres que cabem até carros dentro ou transportar pessoas numa forma de lazer e turismo, os chamados cruzeiros ou transatlânticos. Os navios tem total segurança no que diz respeito a naufrágios, mas existiu um naufrágio muito marcante na história e que já rendeu até filme: o Titanic, que afundou após colidir com um iceberg nos Estados Unidos, deixando 1.523 mortos e, sendo assim, a maior catástrofe marítima de todos os tempos. E ontem, sexta-feira 13 de janeiro, um navio afundou no litoral da Itália, após colidir com um banco de areia próximo à ilha de Giglio, deixando por enquanto 3 mortos e cerca de 70 desaparecidos de 4 mil pessoas a bordo. Esperamos que esses desaparecidos sejam encontrados com vida! E para finalizar, vamos citar as principais partes de um navio: proa (a frente do navio), popa (a parte traseira do navio), estibordo (lado direito do navio à quem observa ele), bombordo (lado esquerdo do navio à quem observa ele), âncora (instrumento que fixa o navio), ponte de comando, cabines (os quartos), casco (estrutura que permite a flutuação do navio) e mastro (o poste com as velas na ponta). 
  • O de Ondas: Tudo o que um surfista mais quer, né? Boas ondas pra diversão dele ser garantida! Agora nós vamos ver como se formam as ondas do mar: elas se formam a partir da ação do vento sobre a superfície da água. Mesmo que as ondas se formem no meio do oceano, a 2 mil km da costa, elas chegarão sim até o litoral! O modo mais comum de surgir uma onda é esse, por meio do vento, mas também pode ocorrer a partir de um abalo sísmico, o que já é algo mais perigoso que pode gerar um tsunami. No caso de tsunami, como ocorreu no Japão em março de 2011, as ondas podem chegar a 50 metros de altura, enquanto o normal é de, no máximo do máximo, atingir 2 metros de altura.     
  • P de Piscina: Bom, a piscina é uma boa pedida para refrescar no verão, e é claro que a maioria das pessoas prefere aquelas de fibra em que a água fica na altura do peito das pessoas, mas se você não tem dinheiro para instalar uma dessas (e o problema não é só instalar, mas também a manutenção), recorra aquelas de plástico, que são bem mais baratas e acaba com o calor da mesma maneira. As piscinas também podem ser olímpicas, aquelas próprias para a prática de natação, é comum elas serem cobertas ou dentro de um ginásio, como é o caso da que existe na UFSC, aqui em Floripa. Mas já que estamos no verão e usufruindo bastante das piscinas, veja quais doenças podem ser adquiridas caso a piscina não tem um tratamento de água adequado: pé de atleta, dermatites, micoses, inflamações no ouvido, podendo chegar até a ter conjuntivite! Ninguém merece ter alguma dessas doenças no verão, né? Então para que não haja a contaminação, vamos sempre limpar bem as nossas piscinas!   
  • R de Rapel: Eu já vou adiantar aqui que para praticar a escalada tem que ser muito, mas muito corajoso! Hahaha O rapel é praticado com cordas e outros equipamentos que permitem que a pessoa desça paredões, vãos livres, prédios, etc. O rapel é dividido em duas categorias, o Rapel Positivo (quando os pés tem contato com a parede durante a descida) e o Rapel Negativo (quando os pés não tem nenhum tipo de contato com a parede, o que permite que o aventureiro faça saltos e giros). Vamos ver agora alguns equipamentos essenciais para a prática: mosquetões de aço (sustentam a corda em que é feita a descida), mosquetões de alumínio (seguram o freio à cadeirinha), cordas, luvas, capacete, freio e as cadeirinhas. Existem no mínimo três pessoas envolvidas na prática, o que aborda (que é o profissional que verifica se está tudo bem preso), o que desce (que é quem vai fazer a escalada) e o que faz a segurança (aquele que está lá embaixo esperando para ver se tudo vai ocorrer bem). E aí, se empolgou e vai deixar o medo de lado pra praticar Rapel? 
  • S de Sandboard: Pra quem não sabe, o sandboard é um esporte que consiste em descer de dunas em cima de uma prancha semelhante à do snowboard, esporte praticado na neve. O mais interessante para nós, catarinenses e especialmente os manezinhos, o sandboard foi criado em 1986 aqui, em Floripa mesmo! Legal, né? A ideia foi de um surfista que não queria nunca ficar sem surfar, daí nos dias que o mar não tava bom pro surfe, eles iam nas areias das dunas praticar algo bem semelhante e divertidíssimo. O material usado na fabricação da prancha é a fibra de carbono e ele tem ganho cada vez mais IBOPE nas mídias, atraindo assim, um maior número de adeptos por todo o mundo: Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Austrália e, acredite se quiser, na África!!! O maior nome desse esporte ao longo dos tempos é o brasileiro Digiácomo Dias, nascido em 31 de outubro de 1980 (31 anos). 
          Pois é gente, um texto um tanto quanto longo, mas a gente tá aí pra isso! hahaha Amanhã eu venho finalizar a série com T, U, V. 
                                                                                        Até lá, 
                                                                                                    Siry 
FONTES: - www.wikipedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário