quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Animais têm sentimentos

  Olá pessoal!
Bilu, querido
  Hoje, eu vim fazer um "apelo" aqui: NÃO MALTRATEM OS ANIMAIS! Gente, tudo quanto é animal têm sentimento. Cachorros, gatos, aves, crocodilos, jacarés, cobras, lagartos, peixes e por aí vai. Então o que eu quero dizer, é que além de a dor física, eles vão sentir - e muito - a dor emocional. 

  No meu ponto de vista, maltratar um animal é como maltratar uma criança pequena ou até mesmo aquela sua avozinha bem fofa, porque animais - assim como crianças e avós e avôs - não fazem as coisas de propósito, digo, parece que são tão inocentes, tão... queridos! Claro, se uma cobra, um jacaré, ou qualquer outro animal selvagem atacar você, não vejo porque não prendê-lo, ou dependendo das circunstâncias, infelizmente matá-lo, agora um cachorrinho, que já foi comprovado que ama mais ao seu dono do que a ele mesmo... Eu fico imaginando aquele cachorrinho que morreu de tanto ser espancado; tadinho, de certo ia atrás da dona pra pedir comida ou pra brincar e ela vinha com aquelas crueldades pra cima dele!!!
Bilu, meu gato
  Uma vez eu li sobre uma mulher - depois foi comprovado que ela tinha transtornos mentais - que, para imitar uma roupa da Lady Gaga, pegou o próprio gatinho de estimação, o matou por afogamento no vaso sanitário e depois o cortou em vários pedacinhos, para imitar a tal roupa. Agora me diz, não era pra fazer o mesmo com ela, pra ela ver se era bom? Poxa, eu fico pensando no gato, que de certo tanto gostava dela e... Uf!! Sem contar do monstro, aqui em SC que matou os filhotinhos recém nascidos de uma cadelinha só porque ela latiu pra ele. Que é isso minha gente?!
  Agora se você tem alguma dúvida de que animais têm sim sentimentos, lê essa reportagem que eu encontrei no Site da Revista Galileu:


  "Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos.
Você maltrataria essa coisinha?
  De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia.
  Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes.
  De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas."


Pense bem antes de cometer uma maldade, com uma criaturinha tão indefesa e tão amável! 

Abraços,
Magal

Um comentário:

  1. É mesmo uma maldade qm faz isso. Cada vez q eu vejo o bilu ele ta mais lindo hehe bjos gabriela

    ResponderExcluir