Mas hoje venho aqui para mostrar para vocês um pouquinho mais dos principais problemas e visão, afinal de contas, hoje em dia muitos de nós estamos sujeitos a problemas nesse sentido, devido a muito tempo na frente do computador e televisão, não é mesmo? Para produzir este texto, estou usando como base o meu conhecimente adquirido nas últimas aulas de ciências e o site www.portalsaofrancisco.com.br:
Olho míope |
- Miopia: acontece quando o olho é maior do que o raio de luz que entra no olho pode alcançar, ou seja, a pessoa não consegue enxergar direito de longe. Para resolver o problema é feita uma lente que volta o olho para o tamanho normal.
Observe o foco de luz, é maior do que o olho. |
-Hipermetropia: acontece quando o olho é menor do que o raio de luz, daí ele passa adiante e limita a visão. Com isso, a pessoa não consegue enxergar direito de perto e para resolver o problema é feita uma lente que corrija isso.
Imagem distorcida, daquele com astigmatismo. |
- Astigmatismo: acontece quando tem um formato irregular da córnea ou do cristalino, com isso, a imagem fica em vários focos diferenciados. A principal dificuldade daquele que tem astigmatismo é o fato de, sem óculos, enxergar tudo embaçado! Juntamente com o astigmatismo é normal que a pessoa também tenha miopia ou hipermetropia, sendo um problema de ordem hereditária.
- Catarata: é quando o cristalino (parte do olho) fica impregnado de resíduos da atividade celular, o que opaca a luz, que passa com dificuldade! É uma doença muito comum nos idosos, mas podem nascer crianças com a chamada catarata congênita.Correção só mesmo com cirurgia!
- Glaucoma: doença que prejudica o funcionamento do nervo óptico. Caso não seja tratado, o glaucoma pode causar a perda gradual da visão. O glaucoma é também conhecido como pressão alta no olho! Para resolver, o jeito é passar o colírio recomendado por um oftalmologista!
- Existem muitas outras doenças que você pode até mesmo ter e nem reconhecer, mas para isso, o ideal é consultar um oftalmologista: ceratocone, daltonismo, estrabismo, presbiopia, retinopatia, etc.
Gostaram da proposta de apresentar um pouquinho mais dessas doenças, que às vezes, nem se manifestam tanto, mas por trás, causam um mal muito grande a você... Por isso, na via das dúvidas, consulte de ano em ano um oftalmologista!
Fica a dica,
Siry ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário