- Brie: de origem francesa, tem uma massa macia e quase pastosa. Tem em sua composição um fungo saudável que o dá uma casca branca e aveludada. Ideal de se consumir entre 25 e 40 dias após sua fabricação, pois é quando fica mais cremoso.
- Camembert: o nome já indica origem francesa! Queijo com forte produção artesanal, muito produzido aqui no Brasil e com textura muito semelhante a do Brie.
- Cheddar: Quem nunca ouviu falar? Muito presente no hamburguer pronto. Originário da Inglaterra, o cheddar tem coloração alaranjada, consistência fina e um sabor meio ácido.
- Chévre: Na língua francesa, chévre significa cabra. Não é a toa que o queijo chévre é feito a partir do leite de cabra! Sua principal característica é uma massa que se esfarela.
- Cottage: Totalmente popular nos Estados Unidos, recentemente chegou ao Brasil. É feito de grãos de coalhada imersos em creme e leite. Sabor ácido e salgado ao mesmo tempo.
- Cream Cheese: Popular nos EUA, o cream cheese surge da centrifugação da coalhada. É cremoso, porém, mais firme. Contém alta quantidade de creme de leite, mas é pouco calórico!
- Crottin chavignol: Feito de leite de cabra, com massa esfarelada e meio adocicado. Em sua maioria, encontra-se coberto de ervas.
- Emental: Olha o abuso, alguns queijos desse tipo chegam a pesar 130 quilos! Duro, adocicado e com um leve sabor de fruta. É o queijo ideal para fazer fondue.
- Gorgonzola: Esse, assim que eu li o nome, imaginei que fosse italiano. E não é que é mesmo de origem italiana? Possui massa úmida e de textura pastosa, sendo que tem um sabor salgado. Sua principal características são "veias" azuladas ao longo do queijo.
- Maasdmam: Original na cidade holandesa de mesmo nome que o queijo. É firme, com sabor adocicado e leves toques de nozes.
- Minas frescal: Um dos queijos mais populares e típicos do Brasil. Bastante úmido, massa branca, consistência mole e um sabor suave. Simplesmente feito a partir da coagulação do leite com fermento. Dou a dica: bom para comer em curto espaço de tempo, pois tem curta validade!
- Mussarela: O famoso queijo italiano, inclusive chamado lá na Itália de mozzarela! Sabiam que é produzido a partir do leite de búfala? A maioria da pessoas o usa em pizzas, lasanhas, enfim, em pratos que o queijo deve ser gratinado porque a mussarela tem um derretimento fácil.
- Parmesão: Massa seca, sabor picante e textura granulada marcam esse tipo de queijo, muito conhecido por ser usado sobre macarrão, strogonoff, enfim, comidas que requerem molho.
- Pecorino: O descrevo de um único jeito: o queijo feito a partir do leite de ovelha!
- Prato: Após a mussarela, o mais consumido no Brasil, inclusive chegou ao país através de dinamarqueses. Possui massa macia, cor amarela clara e sabor suave.
- Provolone: Mais um do time de queijos originários da Itália. Possui um sabor que varia do picante ao doce! Com massa filada e macia.
- Ricota: É feita quando o soro do leite se torna ácido. Surgiu na Itália e possui uma texura bem leve...
- Saint paulin: A origem? Francesa. Tem massa amarela, bem macia e com sabor suave. Sua principal característica é não possui acidez alguma.
- Tilsit: Opa, até agora eu não tinha ouvido falar de nenhum queijo com origem alemã. Pois está aqui o Tilsit pra me mostrar que, existe sim, queijo alemão!
Queijo Cheddar |
Queijo com ervas |
Queijo Minas Frescal |
Ah, sei que já citei acima, mas tirei toda essa informação do "Guia de Queijos" da revista Caras.
Hasta Luego,
Siry
Nenhum comentário:
Postar um comentário