domingo, 31 de julho de 2011

Reciclar. Por que não?

  Olá, hoje venho falar sobre um assunto que eu acredito que seja necessário para todos nós: a reciclagem! Reciclar algo, significa usá-lo de novo, ou de uma forma diferente da primeira vez usada, ou da mesma forma. Por exemplo, um copo plástico, se for devidamente coletado pela "Coleta Seletiva", pode ser reciclado.
  Bom, mas primeiro deixa eu explicar que materiais podem ser recolhidos. Tudo aquilo que pode ser reaproveitado é chamado de reciclável, e, tudo aquilo que não dá para usar mais de uma vez, é chamado de orgânico. Para saber o que é orgânico e o que é reciclável é fácil, basta pensar se você usaria de novo. Por exemplo, papel higiênico, após a primeira "usada", é meio difícil usar de novo, não é mesmo? Já, um copo plástico, pode passar por alguns processos, e, dele é feito outro material de plástico, novinho. Mas, aí entra o lema da reciclagem: "Reduzir, Reutilizar, Reciclar", então não pense que você está fazendo um bem danado para o planeta, simplesmente por separar o lixo orgânico do reciclável, pois antes disso, você deve se preocupar em primeiro de tudo, reduzir a quantidade de lixo que você produz; exemplo: ao invés de imprimir o extrato da sua conta no banco, opte por vê-lo apenas nos computadores das agência. Depois, se preocupe em reutilizar os objetos antes de descartá-los; exemplo: numa festa, onde a bebida é servida em copos de plástico, procure usar o mesmo copo durante toda a festa; utilize os dois lados de uma folha de papel, ao invés de gastar mais de uma folha. Reduzir e reutilizar as coisas antes delas irem para o lixo, faz bem não só para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. Mas e a reciclagem? Bom, quando você joga algo no lixo reciclável, a coleta seletiva o busca e ele passa por uma série de processos para poder, novamente, virar um produto, digamos assim, consumível. Normalmente no mercado o papel reciclável é mais caro do que o papel comum, e eu, sinceramente não sei porque isso acontece, então se você souber, sinta-se a vontade para comentar!
  Já o lixo orgânico, infelizmente, é levado para aterros sanitários (terrenos baldios enormes), onde são enterrados; mas hoje em dia eles já formam pilhas e pilhas de lixo acima do solo, mesmo. O lixo contamina o lençol freático, que contamina a água, ou seja, para as estações de tratamento a tratarem, elas gastam muito mais do que realmente deveriam gastar para deixar a água pura para consumo. Alguns "tipos" de lixo orgânico, podem ainda ser reutilizados como adubo (cascas de frutas, por exemplo), outros não (fraldas descartáveis e papel higiênico usados).
  Agora, uma lista dos materiais que são recicláveis:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro;
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel;
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio;
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado
(fonte: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/)
  E tem mais: para saber quantas vezes um copo, por exemplo, já foi reciclado, basta olhar para um símbolo igual a esse da figura, que fica na parte de baixo do copo, e ver o número dentro do símbolo. Se for o número 3, por exemplo, significa que aquele copo já foi reciclado 3 vezes, ou seja, aquela seria a 4ª vez que ele estaria sendo usado.
   Mas cuidado! Nem tudo que é de papel, vidro, metal ou plástico pode ser reciclado, para saber mais detalhes de todas essas coisas, acesse Sua Pesquisa - Materiais não Reciclaveis.
  Finalizo o texto, pedindo, pelo bem do nosso planeta, para você fazer a sua parte e reciclar tudo que possa ser reciclado ai na sua casa! 

Beijos, 
Magal

Fontes imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário