sábado, 21 de maio de 2011

Resuminho de Itá (por Siry)

    Olá, que tal? Hoje estamos voltando a postar textos no Risadas depois de dois dias em Itá, sem poder acessar a internet. E como fomos conhecer um pouquinho mais dessa cidade catarinense, penso que não poderia deixar de falar dela aqui no blog. Então vamos lá!
 Primeiro conto para você que saímos de Floripa no dia 18/05, às 22:30h e chegamos em Itá (de ônibus e com uma parada de uns 20 minutos) por volta das 07:00h da manhã do dia 19/05.Já está aí uma informação: levamos cerca de 9 horas de viagem. 

Os calçados ao longo das épocas, acervo da Casa da Memória.

Família antiga (foto da Casa da Memória)
  No dia 19, visitamos a Casa da Memória: um museu onde tem fotos dos colonizadores da cidade de Itá, objetos, ambientes, enfim, coisas que nos levam ao passado, é como uma viagem no tempo! Depois da visita ao museu, rumamos para a escola municipal Valentin Bernardi: bom, aí já não é um ponto turístico da cidade, mas é que como fomos com a escola e tínhamos que desenvolver pesquisas, fomos lá entrevistar pessoas.
Água sendo liberada para o lago, na UHE de Itá.
  Depois do almoço assistimos uma palestra no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), para nos informarmos da situação ambiental da cidade depois da construção da Usina Hidrelétrica de Itá (pra quem não sabia, a antiga cidade de Itá foi destruída para construir uma usina hidrelétrica no lugar, e a nova Itá foi reconstruída cerca de 4km de distância da antiga). Após essa palestra que nos deu também as regras necessárias na hora da visita à usina, fomos finalmente conhecer a tão falada Usina Hidrelétrica de Itá! Gente, eu achei a Usina um lugar muito bonito, rodeada por uma água bem calminha, ainda pegamos uma tarde com um sol lindo... Mas tem uma parte que apareceram muitos lixos, porque as pessoas jogam e ele fica ali num redemoinho, indo e voltando... Foi bem curioso ver esse lixo todo, tinham chinelos, meias, pedaços de madeira e principalmente, garrafa pet! 
  De noite, fomos num clube da cidade para fazer entrevistas com uns agricultores, mas isso, também porque estamos desenvolvendo a pesquisa, não é um ponto turístico!
Siry e Magal. No fundo, as torres da igreja da antiga Itá.
  Por fim, no dia 20, antes de irmos embora, fomos no local onde era a antiga Itá, que só restaram as torres da igreja! Meu Deus, que lugar bonito! Pra começar, o dia estava lindo. Depois, um gramado bem verde, com árvores bonitas, uma paz... E ao fundo, a imagem da torre da igreja. Vendo assim, ninguém imagina que onde hoje é aquele lago, já foi toda uma cidade, com casas, supermercados, lojas, fórum, cemitério e tudo o que uma cidade tem! 
  Essa aí foi a minha visão da cidade, é claro que ela tem defeitos (como toda cidade tem), mas só você indo até lá pra conferí-los e ver mais coisas da cidade! Fica a dica: dá um bom passeio, tanto com a escola, quanto com a família, como queiras! 
  Abaixo recomendo alguns sites que podem lhe trazer mais informações sobre Itá:
- http://www.ita.sc.gov.br/ 
- http://www.ferias.tur.br/cidade/8504/ita-sc.html
http://www.wikipedia.org/  (não é o mais confiável, mas traz algumas coisas interessantes)
- www.itathermas.com (é o site do resort, mas traz informações gerais também) 
OBS: As fotos que você viram acima, foram tiradas por nós duas (Siry e Magal), lá em Itá, portanto são bem atuais.
                                  Por enquanto é isso, gente. Até a próxima!   
                                                                                       Beijos, Siry :)  

3 comentários:

  1. Oi Maria, adorei este texto, sugiro que o coloques no espaço de diálogos pois ainda não tivemos nenhuma reflexão sobre o trabalho de campo. Um Beijo e parabéns pelo blog.
    Prof. José Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, prof.José Carlos! Realmente é uma excelente ideia essa sua, de colocar um texto falando de Itá no blog das oitavas, porém, eu fui do 1º trimestre do blog enão tem mais como postar nada... Mas vou sugerir para o pessoal que está encarregado pelo 2º trimestre, acho que vai ser bem legal!
    Obrigada pelos elogios ao blog!
    Um abraço, Maria.

    ResponderExcluir