sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mais X Mas

   Queridos leitores, como andam? Hoje, vim ao Risadas falar de um erro da língua portuguesa que muitos de nós cometemos e que, no fim é simples, só nos falta atenção: o uso do MAS e do MAIS!
   Quando que usamos MAIS?
O MAIS é usado para expressar uma quantidade, algo a mais, acrescentar. É melhor vermos exemplos para fixar mais:
- EU corro MAIS que ele. 
- Pretendo ir MAIS além.
- João, põe MAIS um prato que eu venho jantar!
Perceberam a questão da quantidade?
  E quando que usamos MAS?
O MAS é o mesmo que porém, no entanto, todavia... Usamos para indicar que faríamos alguma coisa, só que não fizemos porque ocorreu tal coisa. Também usamos para complementar a frase, argumentar, perguntar... Vamos aos exemplos:
- Eu ia na casa da Maria, MAS minhas primas chegaram e acabei não indo.
- Eu vou, MAS só se não chover!
- MAS... Eu não vou fazer isso!
- Tá, MAS tu disse que não ia me magoar!
   E aí, ajudou um pouquinho a compreender pra não confundir mais? Porque é mesmo uma coisa muito normal na hora de produzir textos, elaborar respostas... Se vocês tiverem alguma dúvida de gramática, ou de qualquer outra matéria, comentem aí pra gente ao final de cada texto no ícone "Risadas" e deixe pra gente que nós vamos buscar lhes ajudar o mais rápido possível!!!
Sexta-feira 13 e o gato preto, um dos símbolos do azar.
  Desculpa aí, por estar enchendo vocês com gramática em plena sexta-feira, mas é que me deu vontade! (risos)
OBS: Gente, hoje é sexta-feira 13 (de maio,inclusive dia da abolição da escravidão), o famoso dia do azar, será? Há quem acredite e há quem duvide. E você, o que acha disso?
                                                                                                 Abraço, Siry :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário