Deixa eu contar uma historinha pra vocês: a minha professora de Língua Portuguesa, havia indicado um livro para leitura chamado "Por um Pedaço de Terra", após a leitura do livro, seria feita uma avaliação sobre ele. Vou confessar que o livro não me chamou muita atenção, é verdade, mas, após lê-lo, fui conferir algumas indicações de livros da mesma editora. Me interessei por uma série deles, porém, quando cheguei na Biblioteca do colégio, só me lembrei de um, que se chamava "Vida de Droga". Decidi, então, na hora do recreio, alugá-lo. Cheguei em casa, as 18:10h, e já iniciei a minha leitura, só queria saber de ler! Lá pelas 21:00h, fiz a minha primeira parada para ir ao banheiro. Primeira e única. Li, li, li, até 23:50h. Ainda faltavam dois capítulos para acabar o livro, mas eu precisava tomar banho, escovar o dente, lavar o rosto, por o pijama, e dormir. Fiz tudo isso, e fui me deitar 00:20h. Apaguei a luz do quarto e me deitei. Porém, vários fatores me impediam de dormir... Primeiro, meu gato, que deitado na cama não me deixava esticar as pernas; depois a luz da sala ainda acesa, me chamando para mais leituras; terceiro: a vontade incontrolável de saber o destino de Dora (a personagem principal). Não consegui me conter: acendi a luz, me sentei na cama e li os dois capítulos finais. Eu estava com tanto sono que a página do livro que era branca, certas horas parecia azul, certas horas verde, outras páginas eram amarelas ou vermelhas... Só sei, que minha vontade de ler, de descobrir o a 170º página do livro era maior que tudo!
Bom, agora, quando eu voltar na Biblioteca para devolver o livro, ninguém vai acreditar que eu o li. Mas eu li. Quem me conhece, sabe, que mesmo um livro razoavelmente pequeno como "Vida de Droga"(170 páginas de história e mais 6 de entrevista com o autor), me consome pelo menos, 1 mês, para a leitura. Eu gostei tanto desse livro, que foram gastas apenas algumas horas com ele.
Recomendo muito, muito mesmo o livro!
Ficha Técnica:
-Título: Vida de Droga
- Autor: Walcyr Carrasco (sim, o autor de novelas)
- Editora: Ática - Coleção Sinal Aberto
- Pequeno Resumo (contra capa):
Dora é uma garota rica e feliz. Só que seu pai perde o emprego, o dinheiro acaba, a família entra em crise, e ela vai ficando cada dia mais infeliz. Revolta, solidão, curiosidade levam Dora até as drogas. Julgando dominar o vício, ela acaba completamente dominada por ele.
A dura realidade das ruas, a degradação, o fundo do poço. A trajetória de uma garota que conheceu o lado escuro da vida e teve forças para reencontrar o caminho de volta vai, com certeza, mexer intensamente com sua emoção.
Por fim, deixo uma frase do livro, que acredito,
nunca mais esquecerei: "Se você coloca uma rã num balde
de água quente, ela irá pular. Mas, se você coloca uma rã
num balde de água fria e vai esquentando aos
poucos, ela cozinhará viva". Quem ler/leu o livro,
saberá exatamente do que acabei de escrever.
Até mais,
Magal
Nenhum comentário:
Postar um comentário