terça-feira, 31 de julho de 2012

O maior festival musical do planeta

    Oi gente, tudo certinho? 
Sintam só a multidão! 
 Pros moradores de Floripa em especial: já viraram sapo? Hahaha Me refiro a essa chuvarada toda de ontem e hoje, que traz cada vez mais frio pra região. Será que se a chuva diminuir pode dar neve na serra? Tomara! Vamos ficar de plantão!
Janis Joplin - uma das mais esperadas no festival
  Mas o que me traz hoje aqui não é o frio e a chuva, mas sim, o Festival de Woodstock, como o título já diz "o maior festival musical do planeta", já ouviram falar? Foi simplesmente um grande festival de rock que ocorreu em agosto de 1969 (isso mesmo, nesse mês que está se iniciando o festival completa 43 anos), em uma fazenda na pequena cidade de Bethel, nos Estados Unidos, cerca de 160km de Nova York. Mas você deve estar se perguntando: da onde Woodstock se ocorreu na cidade de Bethel?? Pois é, é que inicialmente seria em Woodstock, mas depois de alguns probleminhas os organizadores escolheram Bethel como sede do evento. Os quatro organizadores (John Roberts, Joel Rosenman, Michael Lang e Artie Kornfeldtentaram levar John Lennon, Bob Dylan, The Doors e até mesmo Led Zeppelin, mas não deu certo! Porém, outras estrelas brilharam no palco do evento, como The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix. A duração do festival estava prevista para 3 dias, mas acabou se prolongando e Mr. Hendrix tocou às 09:00h em plena segunda-feira e, além disso, outros alternativos ficaram acampados na fazenda por mais uma semana após o show, fazendo sei lá o que! Talvez estivessem esperando mais alguma atração surge do meio do nada, será? Hahaha. 
Casal apreciando o festival
  Cerca de 400 mil pessoas prestigiaram o festival, chegando até mesmo a faltar comida para os espectadores, pois a organização esperava 60 mil pessoas e não 400 mil! A solução foi pedir sanduíches, frutas e enlatados às cidades vizinhas. O público se hospedava nas suas próprias barracas, colchonetes e trailers, ocupando todo terreno da fazenda e propriedades vizinhas. Para vocês terem uma ideia da loucura/alternatividade do negócio, estavam disponíveis para quaisquer problemas 36 enfermeiras e 70 médicos que realizaram dois partos, encaminharam diversas pessoas aos hospitais de helicóptero e, o pior, presenciaram uma morte por overdose de heroína, outra por atropelamento de um trator e outra ainda, por ruptura de apêndice! Quanto à segurança, eram 600 profissionais que faziam o policiamento, mas como eram muitas pessoas, a coisa ficou sem controle e drogas e nudez foram liberados. 
   O palco principal ficava no pé de uma colina e a chuva forte que ocorreu na região cerca de dois dias antes dos shows começarem, acabou formando poças enormes de lama bem perto do palco. Acredito que vocês já até imaginam o que isso gerou: os mais "chapados" se banhavam lá mesmo! A imprensa tava estava presente, mas devido ao grande número de pessoas não conseguia chegar aos telefones públicos para telefonar e promover as notícias. Além de todo esse caos, rolou mais um: como muitos carros transitavam pela estrada que ligava Nova York e Bethel, a viagem que eantes era feita em 2 horas, na época do festival foi feita em 8 horas! Era carro, ônibus e trailer para tudo quanto era lado! Teve gente que caminhou 20km para poder ver o show e teve quem não conseguiu ver o show que tinha comprado ingresso, devido a fila :/ 
   Até hoje o festival é tido como símbolo de alternatividade, sexo, drogas, rock and roll, bem a cara do anos 70 (que logo viriam) e muitas declarações afirmam que foram três dias de muita paz, amor e rock and roll. A fama foi tanta que tentaram reproduzir o evento no ano de 1999 em Roma, mas o que se viu dessa vez foi muito vandalismo, o que tirou de vez o brilho do espetáculo. O festival teve toda essa repercussão não só por ser puro rock and roll, como eu disse no início da postagem, mas também por simbolizar os valores da juventude da década de 60 e a liberdade ao amor, às mulheres e á vida em sociedade!
   Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais deste show que já virou fato histórico, não é mesmo? Porque hoje em dia, muitas pessoas que veem ou fazem algo alternativo associam isto à Woodstock e essas pessoas tem razão, porque foi algo bem alternativo e polêmico o festival! Se tiver mais um, topam ir? Hahahaha...
                              Paz e amor pra vocês, 
                                                               Siry :)                                                    
                                                                                      


FONTES: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foi-o-festival-de-woodstock
                - http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/woodstock-maior-dos-festivais.htm
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário