quinta-feira, 12 de julho de 2012

Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP

  Boa noite, gente! Como andam vocês? Estava com saudades! Mas estávamos ausentadas pelo motivo nobre que Magal falou, creio que vocês entendem!
Uma das palestras
Os autores nordestinos caracterizados e Angela
   Vamos começar então! Não sei vocês sabem, mas há 10 anos ocorre a Festa Literária Internacional de Paraty (Rio de Janeiro), que é uma feira que reúne diversos autores (nacionais e internacionais; amadores ou famosos) debaixo de uma grande tenda durante uma semana para que eles apresentem seus trabalhos, deem palestras, shows,oficinas, exposições, autógrafos... Estes autores podem ser desde poetas até criadores de histórias em quadrinhos, passando por cineastas, romancistas, historiadores, jornalistas, artistas plásticos, etc.
Os mágicos poemas de Angela 
  Em 2012 reuniu muitos autores (como já era de se esperar), dentre eles: Alexandre Pimentel, André de Leones, Carlos de Brito e Mello, Fernando Gabeira, Dulce Maria Cardoso, Gary Shteyngart, Ian McEwan, James Shapiro, Javier Cercas, Jennifer Egan, Laerte Coutinho, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e tantos outros que vocês podem conferir neste link: http://www.flip.org.br/autores.php . 
  Cada ano a FLIP promove uma homenagem a algum autor, e o escolhido da rodada foi o poeta Carlos Drummond de Andrade, mineiro nascido em 31 de outubro de 1902 e falecido em 17 de agosto de 1987, deixando muita saudade, mas permanecendo vivo na mente de muitos! Autor de José , que rende até hoje muitos comentários: 
                                             "E agora, José? 
                                            A festa acabou, 
                                              a luz apagou, 
                                             o povo sumiu, 
                                            a noite esfriou, 
                                            e agora, José? 
                                             e agora, você?"
Ida, Isa e Angela 
      Em anexo à festa ocorre a FLIPINHA, a versão do festival para crianças. Que neste 2012 contou com a presença de autores e ilustradores como Angela Lago, Andres Sandoval, Daniel Bueno, Eliana Martins, Guto Lins, Ivan Zigg e tantos outros que vocês podem conferir neste link: http://www.flipinha.org.br/noticias/mostra.php?id=169. Além da versão para niños, existe a OFFFLIP, que seria algo para os autores mais amadores, digamos assim, que estão se lançando no mundo da produção de leituras! No link a seguir você pode observar o link da OFFFLIP, vai que algum conhecido seu não esteve por lá e você nem soube? http://www.paraty.com.br/flip/off_flip.asp
    E neste ano em especial, a FLIP teve um significado para o Risadas Lau, porque a autora Angela Mafra de Moraes (minha mãe) e dona do blog http://angelaescritora.blogspot.com.br/ esteve por lá e vai nos contar algumas coisas que só quem viu pode contar! 
Risadas Lau: Angela, como foi a 10ª edição da FLIP?
Angela Mafra de Moraes: Foi bem movimentada! Tinham palestras, que eles chamavam de Mesas, um público grande e muitas atrações. Sem contar a excelente organização...
Risadas Lau: O que você mais gostou na festa?
Angela Mafra de Moraes: Gostei do contato com autores estrangeiros e brasileiros, de conhecer pessoas e do público, que é bem específico, pessoas com o objetivo de promover a cultura.
Risadas Lau: Legal! Quais os autores que passaram por lá, que você lembra?
Angela Mafra de Moraes: Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Angela Lago, João Ubaldo Ribeiro, Fabrício Carpinejar... Nossa, foram tantos!
Risadas Lau: Pois é, foram muitos mesmo! Agora conta pra gente um pouquinho mais do teu projeto.
Angela Mafra de Moraes: Primeiramente eu fui com o objetivo de acompanhar duas amigas que iam divulgar seus livros e acabei levando meus poemas, que nunca havia divulgado antes, portanto levei para mostrar e vender. Como ainda não tenho livro publicado, fiz em forma de marcadores de livros. Foi muito porque conheci pessoas que gostaram do meu trabalho e tenho vontade de lançar um livro e descobri que tenho a oportunidade de lançar lá na FLIP!
Risadas Lau: Muito legal mesmo! A festa traz belas oportunidades, né? Mas... Pra quem quer ir ano que vem, qual teu recado?
Angela Mafra de Moraes: Com certeza! Olha, pra quem vai somente visitar, digo que um final de semana (de sexta até domingo ou segunda) está de bom tamanho e vale muito a pena também devido a cidade que Paraty é! Encantadora, linda, limpa... E para quem quer assistir às palestras, recomendo que compre o ingresso antes, porque na hora é bem cheio. O evento foi muito bom!
Risadas Lau: Muito obrigada por ter nos cedido a entrevista, Angela! E boa sorte com seus poemas!
Angela Mafra de Moraes: Eu que agradeço! 
A encantadora Paraty 
   Angela, Isa (já citada aqui no Risadas, por seu livro de boas maneiras) e Ida (autora de um livro sobre Auto hemoterapia), foram muito bem recebidas na festa literária, inclusive tendo falado por 15 minutos cada uma em um Sarau num café em Paraty. Nós, aqui do Risadas Lau, desejamos boa sorte às meninas! 
   E aí, gostaram da postagem? Ficaram com vontade de ir à uma FLIP? Agora só ano que vem... 
                                                                        Hasta la vista, 
                                                                                             Siry :) 
 

OBS: - As fotos foram capturadas por Angela, durante a viagem.
       - Sexta-feira 13 já é macabra, imagina então se é Dia Mundial do Rock, é o caso de amanhã! Hahaha Uma boa sexta-feira e ouçam bastante Led Zeppelin, Black Sabbath, AC DC e tudo o mais!
                                                                                  
                     http://www.flip.org.br/
                    http://www.flipinha.org.br/

2 comentários:

  1. Meninas: obrigada pela oportunidade de divulgar meu trabalho e promover a cultura. Mirna

    ResponderExcluir
  2. De nada, Mirna! Gostamos muito de seu trabalho! Um abraço, Siry e Magal

    ResponderExcluir