quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cultura Inútil: Por que piscamos?

   Gente, tudo bom com vocês?
 Vocês lembram da série "Cultura Inútil", que a Magal lançou aqui? Pois então, me inspirei nela e decidi publicar um texto que se enquadra nessa série, confiram! 
  A pergunta de hoje é: Por  que piscamos??
  Dizem por aí que, piscar é um charme, uma ferramenta humana com o intuito de atrair, muito usada na hora da paquera, porém, quem diz isso se engana! Na verdade nós piscamos para espalhar uma lágrima que irriga os olhos e permite uma limpeza natural da córnea. Além dessa função de lubrificante natural, piscar serve para impedir a entrada de antígenos (corpos estranhos) na região da córnea, por exemplo, um antígeno muito comum que entra com frequência em nossos olhos são os grãos de poeira. Não sei se vocês já perceberam, mas quando passamos um período muito grande sem piscar, nosso olho começa a arder, porque eles necessitam de lubrificação constante!
Eles também piscam!
  A gente só pisca graças a um conjunto de nervos conectados aos olhos, existindo dois tipos de estímulos: o visual e o sensitivo, que chegam ao nervo óptico que envia uma mensagem ao núcleo óculo-motor, situado atrás do globo, que aciona os músculos e fazem as pálpebras se fecharem. E vejam só que impressionante: ficar muito tempo sem piscar pode causar um distúrbio chamado diplopia ou síndrome do olho seco.
  Como ninguém aqui quer ter qualquer problema desse tipo, sempre que sentir alguma alteração na região dos seus olhos, marque logo um oftalmologista!
   E aí, sabiam que era por isso que nós piscávamos? Gostaram da curiosidade e da dica?
                                                                                                   Beijos, 
                                                                                                                 Siry ;)  
FONTE: - http://www.brasilescola.com/curiosidades/por-que-piscamos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário