quarta-feira, 11 de julho de 2012

Fotografia, isso é arte?

  Olá! 
  Acredito que vocês já tenham percebido que nós ficamos um pouco sumidas nessa época do ano. Mas é que é tanta tarefa, tanta coisa pra gente fazer ao mesmo tempo... Cansa só de lembrar!
  Bom, fotografar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, acho lindo! Apesar de não ser muito experiente nesse meio, já virou um hobby sair por aí enchendo a paciência das pessoas (e do meu gato) pedindo pra elas fazerem pose. Fazer poses estranhas e explorar os recursos mais variados da minha câmera, também são atividades frequentes na minha rotina.
  Para fotografar, não precisa ser um fotógrafo profissional, tampouco ter um equipamento todo elaborado; claro que essas coisas ajudam, mas eu parto do princípio que, para ter como produto uma bela foto, só é preciso de uma câmera simples, criatividade e disposição!
  As máquinas fotográficas foram inventadas ainda na primeira metade do século XIX, e eram quase que uma cabine escura, com o fotógrafo dentro. Usavam pólvora, apenas fotografavam em preto e branco, tinham qualidade inferior... Resumindo: obviamente eram inferiores. 
  Com o passar dos anos a coisa foi evoluindo, e surgiram as primeiras câmeras que tiravam fotos coloridas. Apesar de serem popularizadas apenas nos anos 60, e muitas pessoas só adquirirem as suas lá nos anos 80, a criação desse tipo de câmera surgiu no finalzinho do século XIX/começo do século XX.
  Hoje em dia é raro quem não tenha uma câmera, seja para registrar momentos de felicidade, seja com fins artísticos... Até mesmo os celulares têm câmeras! 
  Um dos fotógrafos que eu mais gosto, é Elliott Erwitt, por sua maneira nada convencional de ver o mundo. http://www.elliotterwitt.com/lang/es/index.html -> esse é o site dele, vale a pena dar uma olhadinha.
  E respondendo a minha própria pergunta: fotografia é arte? Vou responder com uma série de fotos, afinal de contas, uma imagem vale mais que mil palavras, não é verdade?

eu por Thaís





































por Elliott Erwitt

Marilyn por  Elliott Erwitt

por  Elliott Erwitt

Fontes Imagens de Elliott Erwitt: http://www.andrewward.com/Elliott_Erwitt_Photo_Santa_Monica_California_Couple_Kissing_Car_ocean_1955.htm
http://ohalitoazuldatarde.blogspot.com.br/2010/07/domingo-no-mundo-21.html
http://www.candacedwan.com/#Katonah/Exhibitions/Elliott_Erwitt


Abraços super fotogênicos,
Magal
Se inspirem! 

2 comentários: