quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Cultura Inútil: Por que sentimos fome?

    Oi gente, tudo bom?
  Sei que recentemente vim aqui com mais uma postagem da série "Cultura Inútil", mas hoje venho de novo com mais uma curiosidade que coube nessa série: Por que sentimos fome? 
   Você está lá, sentado na cadeira do computador, navegando na internet e, de repente, bate aquela fome! O que você faz? Ataca a geladeira! Eu fiquei curiosa e quis saber porque isso ocorre.Então fui pesquisar, confiram! 
   Quando o estômago está vazio, o corpo produz um hormônio chamado Grelina, que manda um aviso ao hipotálamo e este, por sua vez, nos dá o alerta de fome, que está na hora de comer. Se você está querendo saber se o nível de Grelina no nosso corpo é alto, a resposta é que quando estamos com fome, sim e quando acabamos de comer, não! 
   Além disso, a Grelina estimula o bulbo olfativo, aquela região do cérebro que percebe os diferentes odores. Aí já viu, né? Se sentimos aquele cheirinho de pipoca, por exemplo, logo a fome/ a vontade de comer (que é diferente de fome, viu?) bate à nossa porta! E não para por aí, a Grelina aciona as glândulas produtoras de saliva na boca, o que nos põe a salivar feito doidos quando vemos aquele hambúrguer, por exemplo. É literalmente o estado de "água na boca"! 
   Agora que nós já vimos os fatores que nos trazem fome, vamos entender porque o nosso estômago ronca, seria um alerta de que estamos com fome? Isso mesmo! O ronco dá as caras quando os músculos do estômago vazio começam a se remexer. Esses movimentos empurram o ar que estava ali dentro para a válvula pilórica, estrutura que divide o estômago e o intestino delgado, causando os típicos roncos de fome.Por sua vez, quando comemos uma grande quantidade e já estamos satisfeitos, as células de gordura liberam uma substância chamada Leptina - que quando está em alta no corpo, promove a saciedade. 
  E como a maioria das coisas é um ciclo, com a fome e a saciedade não é diferente! 

Duvido que não tenha lhe dado água na boca! 
Passado um tempo depois da refeição, as taxas de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que bota a glicose para dentro das células, ficam baixas — sinal de que o corpo aproveitou toda aquela carga de energia. Quando o hipotálamo nota a falta de insulina no sangue, emite um alerta sobre a necessidade de comer.
   E aí, les gusto saber da onde vem essa fome louca que dá na gente de repente? Eu, por exemplo, já estava com uma fomezinha e agora só de produzir esta postagem já me deu uma fomezona! Hahaha...
                                                                                                 Beijos, 
                                                                                                           Siry :D





Um comentário:

  1. Quando eu termino de comer Meu estomago faz o barulho não entendo o por que tem como me explicar?

    ResponderExcluir