terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eu curto Supertramp. E você?

   Hello, people! Tudo bem com vocês? 
 Hoje venho falar de uma banda que eu adoro, mas que quase ninguém ouve falar! Sério, já perguntei pra diversas pessoas, já fui com uma amiga comprar um CD dessa banda pro pai dela e nem os vendedores das lojas especializadas em música conheciam, vê se pode isso!!! Tá, tudo bem, passado o meu ataque inicial, vou lhes contar a história da banda britânica Supertramp. 
  Tudo começou em 1969, quando Rick Davies (leonino de 22 de julho de 1944), um talentoso e esforçado tecladista e vocalista busca músicos para formar juntamente com ele uma banda. Até que Davies conhece o também músico Roger Hodgson (pisciano de 21 de março de 1950) e os dois juntos começam a compor o que viria a ser as canções do Supertramp, na época chamado de Daddy. Esses dois amigos se juntaram a mais outros dois músicos, Richard Palmer e Robert Millar, formando assim a banda Daddy! Foi Millar quem sugeriu a mudança no nome da banda, pois na época lia um livro chamado "The Autobiography of a Supertramp" - mais tarde este foi o nome de um dos CDs da banda. 
  O primeiro disco da banda foi intitulado de "Supertramp" mesmo, tendo sido lançado em 1970 e quase não deu IBOPE, com isso, a banda tinha motivos de sobra para desistir, mas não! O lema de Davies e Hodgson era persistir! Tanto é que chamaram reforços, os músicos Frank Farrel, Kevin Currie e Dave Winthrop. Com esta nova formação, a banda lançou o disco "Indelibly Stamped", que mais uma vez não fez sucesso :/ 
 Muito chateados, Davies e Hodgson dispensam todos os demais músicos e vão a caça de novos. Onde então conhecem e chamam para trabalhar com eles Dougie Thomson (ariano de 24 de março de 1951), Bob Siebenberg (escorpiano de 31 de outubro de 1949) e John Anthony (aquariano de 15 de fevereiro de 1945). Estava constituída aí a mais tradicional formação da banda!
  Estes cinco rapazes se trancafiaram numa casa alugada por mais ou menos um ano, onde compuseram os maiores sucessos da banda, lançados em 1974 no álbum "Crime of the Century". Estes sucessos a qual me refiro são "Dreamer", "School", "Rudy", "My kind of lady" e "Crime of the century". Em 1975 a banda lança outro disco que garante seu sucesso e se muda para os EUA, onde faz diversos shows desde 1975 até 1976.
  Em 1977 a banda lança o álbum que os coloca no topo das paradas mundiais, estou me referindo a "Even in the Quietest Moment", que contem o sucesso "Give a little Bit"! O gás da banda continua em 1979, com o disco "Breakfast in America', que mostra o qua a banda tanto sonhou: conquistar grande fama em território americano. Neste disco contem os sucessos "The logical song" (amo de paixão), "Take the long way home", "Goodbye Stranger" e a própria "Breakfast in America". 
  O grupo andava muito bem, até que, em 1982, Hodgson anuncia sua saída da banda, o que ninguém  na época entendeu o motivo, já que o músico tinha declarado recentemente seu amor à banda. Mais tarde, em entrevista à um programa de TV, Hodgson conta que saiu da banda porque sua esposa não se relacionava bem a esposa de Davies e ele teria sido influenciado pela mulher a deixar a banda. Será?
   Nos anos seguintes, Davies até tenta seguir o sucesso, mas as tentativas são em vão, tirando a vez em que cantaram com David Gilmour, do Pink Floyd. E recentemente, em 2010, a banda lança turnê em comemoração dos 40 anos de seu primeiro lançamento. Vale lembrar que Hodgson não se apresenta nesta ocasião com a banda. 
   A formação mais tradicional da banda contava com Davies no vocal, teclado, composição e gaita; Hodgson no vocal, violão, teclado, baixo, violoncelo, flauta e composição; Dougie Thomson no baixo e vocais de fundo; Bob na bateria e percussão; John Anthony no vocal, instrumento de sopro e teclado. 
    E aí, pra quem já conhecia, gostou de ver um pouquinho mais da banda? E pra quem não conhecia, gostou da história da banda? Ó, pra quem quer conhecer agora, deixo aqui o link da "The logical song" no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=5k3JVfxluFU. Confiram, vale a pena!
                                                                                                      Beijos, 
                                                                                                                  Siry :) 


FONTES: -http://whiplash.net/materias/biografias/038351-supertramp.html
                - www.wikipedia.org 

2 comentários:

  1. Fiquei sabendo recentemente que ao sair para a tour, Roger Hodgson não cantou algumas músicas da época do Supertramp como My Kind of Lady e outas de sua autoria do começo de sua era solo. Tambem os remanescentes do Supertramp não podem cantar certas músicas de autoria de Hodgson em sua turnê para não serem processados. Quem sofre é a gente né???

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Rivaldo! Péssimo isso, né? O jeito é continuar com os clássicos da banda na memória... :(
    Abraços, Siry e Magal

    ResponderExcluir