quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Diário de Bordo: Perú, ¡te quiero!

  Opa! Tudo bom?
  Bom, esse ano, em abril, eu fiz 15 anos. E como a maioria das meninas querem festas grandiosas ou viagens, comigo não foi diferente, optei por uma viagem. O destino escolhido, foi o país latino-americano chamado Peru. Pode parecer alternativo, pelo menos é o que todo mundo diz, mas meu objetivo era conhecer as famosas ruínas de Machu Picchu.
interior do shopping à céu aberto
  Eu, meu pai e minha mãe, começamos a aventura no dia 1º desse mês de agosto. Saímos de Florianópolis e fomos direto para São Paulo, onde passamos uma noite, já que nosso voo para Lima (capital do Peru) saia bem cedinho: 6:20 am. 
  Em torno de 5 horas e 30 minutos depois de viagem de avião, finalmente chegamos à Lima. Aeroporto todo ELABORADO, parece, inclusive, que já foi eleito o melhor aeroporto da America do Sul. 
vista do shopping
  Assim que descarregamos nossas malas no hotel, já fomos visitar uma feirinha de artesanato toda mística. Aliás de "feirinha" não tinha nada, era mais um "feirão". Era um espaço do tamanho do Camelódromo de Florianópolis, porém o conteúdo das lojas era só artesanato. Algumas tendas vendiam roupas típicas peruanas, outras bolsas, outras cachecóis, tinham tendas que vendiam copinhos, prataria, enfim... Uma infinidade de coisas! 
No avião
Avião...
  Após esse passeio, voltamos para o hotel e aí a surpresa: o gerente era brasileiro, e não só brasileiro como também catarinense, de Itajaí. Ele nos recomendou visitar um tal de Larcomar, um shopping muito famoso de Lima. Pegamos um táxi e fomos ver o que esse shopping tinha de tão especial. E imagina a nossa perplexidade quando descobrimos que shopping era feito dentro de umas montanhas à beira do mar? Não consigo nem explicar direito a beleza do shopping, vou deixar algumas fotos para vocês visualizarem melhor:
Uma das vendedoras ambulantes 
   No dia seguinte, passamos por um praça mais do que especial, lá tinham vários gatos que ficavam andando livremente; embarcamos para Cusco. As surpresas já começaram no avião, quando ficamos a cima das nuvens: momento mágico! 
  Em Cusco é tudo mais "colonial", é como estar em Ouro Preto, em Minas Gerais, a arquitetura é bem parecida. Em todo lugar que a gente passava, tinham mini-praças, sempre com muitos chafarizes, já que a cidade é bem seca. 
  Depois de descarregarmos nossas coisas no hotel, decidimos dar uma volta. A praça principal é lindíssima! Ficava de frente para a Catedral, e era cercada por diversas lojinhas; sem dúvidas Cusco é uma cidade para turistas.

indo para Machu Picchu
nas ruínas de Machu Picchu 
  Falando em lojinhas, a única reclamação que tenho é a respeito dos vendedores ambulantes. Eles ficam cercando a gente, nos sufocando, é terrível! Enquanto não comprarmos o que eles vendem, não sossegam... Inclusive, tinham três moças que queriam nos vender seus "peixes", mas depois de muito negarmos, para desviar, decidimos entrar no McDonald's para jantar. Vocês acreditam que 2 horas depois, quando saímos do Mc, elas ainda estavam ali nos esperando? 
llamas em Machu Picchu
  Outra coisa interessante em Cusco, é a intensa vida noturna, a cidade é cheia de pubs. Também o "tipo" de gente que se encontra lá, é interessante: além dos típicos peruanos, meio indígenas, o que mais se vê lá são americanos vermelhos de tão queimados do sol e orientais. 
místico tentando animar a volta no trem
  Na manhã seguinte, madrugamos e fomos rumo a Machu Picchu. Primeiro pegamos um trem, 3 horas e meia pra ir 3 horas e meia pra voltar. Quando chegamos a estação de Machu Picchu (ou Aguas Calientes), já achamos tudo impressionante. A mata era toda tropical, parecia até filme do Rambo. Mais e mais lojinhas de artesanato. Pegamos um ônibus e enfrentamos a "perigosa" estrada rumo as ruínas na montanha. Chegando lá... Meu Deus que lindo!!!!!!!!! E como uma foto fala mais que mil palavras, deixo aqui com vocês algumas fotos da paisagem maravilhosa:
  Voltamos, e só queríamos saber de dormir, o cansaço imperava.
domingo na praça com ambulantes espertos
  Domingo era o dia seguinte, saímos na rua e mais surpresas: uma festa toda elaborada na praça, com direito a palanque com políticos discursando e desfile de armas, como se fosse um "7 de Setembro". E olha que mágico: isso acontece todo domingo em Cusco! E como eles não são bobos nem nada, tinham diversas pessoas com trajes típicos, se você se aproximava pra tirar fotos com elas, já vinham pedindo um troco. 
  Durante a manhã, mais passeios e descobrimos outras "mil" praças mágicas e uma festa de uma tal de Padroeira de Copacabana, com um pessoal todo enfeitado... 
   A tarde foi destinada ao cansaço. Pegamos o avião de volta para Lima, onde chegamos as 17:00h, mas olha que desagradável: o avião para São Paulo só iria sair a 1:30h. 
  Depois de uma noite horrível no avião, chegamos em SP e já partimos para Floripa, pegamos o Bilu no pet shop que ele tinha ficado hospedado e... Enfim em casa!

Mas ó, quem quer viajar e ainda não sabe pra onde, fica a dica: Peru. 
domingo na praça
Lindo, lindo, lindo, mas recomendo demais comprar um pacote numa agência
 de viagens, há muito mais comodidade e sinceramente, acho que eu teria perdido a 
viagem se não tivesse viajado por uma agência.

Beijos aventureiros,
Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário