sexta-feira, 24 de agosto de 2012

As greves pelo Brasil e as eleições

   Oi gente, tudo bom? 
Reitoria da UFSC repleta de cartazes 
  Depois de uma postagem encantadora trazida diretamente do Peru por Magal, venho conversar com vocês sobre um pouquinho da realidade brasileira atualmente. Sei que vocês já devem estar cansados de tanto ouvir falar dessas greves pelo Brasil, mas não pude deixar de dar meu ponto de vista sobre o assunto, afinal de contas, Magal e eu estudamos dentro do Campus de uma das maiores universidades do Brasil, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
  Desde maio de 2012 estão ocorrendo greves em diversas instituições federais de ensino superior do Brasil, sendo considerada a maior paralisação do gênero no país, com adesão de 95% das instituições ao movimento. O que estes docentes reivindicam, são ajuste salarial e reestruturação da carreira. 
Professores do Colégio de Aplicação UFSC (Florianópolis) em protesto da categoria 
  A realidade na UFSC é que, desde 11 de junho de 2012, os servidores técnico administrativos entraram em greve, ou seja, foi difícil a continuidade do trabalho, porém não impossível. Até que, em julho de 2012, voltou-se a falar de uma possível adesão de parte dos professores à greve, só que estes fizeram um acordo de que só entrariam após as férias para não prejudicar o semestre. Com a volta das férias, os alunos do Colégio de Aplicação tiveram dois dias de aulas e mais nada! A categoria entrou em greve. Estado esse que já dura mais de vinte dias! E a UFSC em si, nem chegou a iniciar o segundo semestre do ano letivo...
  A partir desse estado de greve decretado, os professores e alunos da instituição começaram a organizar e participar de protestos, palestras, votações, enfim, colocaram a "boca no trombone" pedindo soluções. Diversos boatos e promessas foram ditos, sendo que a última declaração foi de que haverá uma última reunião no dia 29 de agosto (quarta-feira que vem) para a organização do semestre e que, as aulas devem voltar no dia 03 de setembro. Mas e aí, como é que fica a recuperação destes dias perdidos depois? Sábados, dezembro e janeiro com aulas?
Professores da UFSC em votação pelo término ou não da greve
   Fiz esta última indagação para mexer com você, leitor, mostrando que é tudo uma bola de neve. Ao mesmo tempo que se quer melhores salários e tudo mais, não se quer trabalhar nestes dias. Portanto, o que temos aí é um tremendo círculo vicioso em que os piores prejudicados são os alunos... Porque os professores vão ganhar de qualquer forma mesmo, dando ou não conta do conteúdo. 
   Sei que as eleições deste outubro são para escolher a nível de município, não de governo federal, mas mesmo assim, quero dizer para que vocês escolham muito bem seus candidatos para que o Brasil não tenha que passar mais uma vez por uma situação dessas, porque como vi por aí esses dias:
                        "Se daqui a 10 anos não tivermos mais médicos,
                                       não teremos mais saúde... 
                          Se daqui a 10 anos não tivermos mais engenheiros, 
                                        não teremos mais construções...
                          Se daqui a 10 anos não tivermos mais advogados, 
                                       não teremos mais justiça...
                          Se daqui a 10 anos não tivermos mais professores
                               não teremos mais médicos, nem engenheiros, nem advogados...
                                             Não teremos mais nada!" 
     Bom gente, a mensagem que eu queria transmitir hoje era da situação das greves das instituições federais (mais especificamente da UFSC) e fazer uma pequena reflexão da importância dos professores e do pouco reconhecimento que eles recebem por parte do governo.
                                                                               Na próxima eu trago mais diversão,                          
                                                                                                                    Siry. 
FONTES: Quase tudo foi com base no que eu sei e estou vivenciando sobre o assunto, mas os sites a seguir me ajudaram:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Greve_no_ensino_p%C3%BAblico_federal_do_Brasil_em_2012
http://noticias.ufsc.br/2012/08/23/conselho-universitario-transfere-decisao-sobre-inicio-das-aulas-para-o-dia-29/
http://www.ndonline.com.br/florianopolis/noticias/31071-no-primeiro-dia-de-recesso-os-professores-da-ufsc-entram-em-greve-e-os-servidores-fecham-reitoria.html (imagem da reitoria da UFSC repleta de cartazes)
-http://www.facebook.com/photo.php?fbid=472274359458582&set=a.258591837493503.68432.100000280651100&type=1&theater (imagem dos professores do Colégio de Aplicação - Florianópolis, em protesto. Obtida com a professora Nádia Ramos).
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=472274359458582&set=a.258591837493503.68432.100000280651100&type=1&theater (imagem dos professores do Colégio de Aplicação - Florianópolis, em decisão pelo término ou não da greve dos docentes. Obtida com a professora Nádia Ramos).
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário