quarta-feira, 6 de junho de 2012

Memórias de Leituras

  Boa tarde, gente! Como vão vocês?
Hoje aqui em Floripa tá um friozinho tão bom pra ficar debaixo das cobertas fazendo o que gosta, ainda mais sendo véspera de feriado... Daí então eu vi que nada melhor do que postar no Risadas! 
 A postagem de hoje já vem sendo pensada por Magal e eu há algum tempinho, quando recebemos a nota de um trabalho de português que havíamos feito, individualmente. O trabalho era para que escrevvêssemos nossas memórias de leitura ao longo de nossas vidas, desde o processo de aprendizado da mesma até os dias atuais. E nós, que quase não gostamos de escrever (risos), desenvolvemos cada uma, um trabalho todo elaborado, mas o resultado final, foi bacana! Por isso, vamos postar ao longo do tempo, fragmentos de nossas memórias, sempre especificando ao lado a quem pertence a memória, certo? Vamos lá!
                                           
                                    Memórias Literárias de Maria (Siry)
   Meu mundo da leitura 
                                  " Compositor de destinos
                                    tambor de todos os ritmos
                                    tempo tempo tempo tempo
                                    entro num acordo contigo
                                    tempo tempo tempo tempo "
                                                                              Oração ao tempo - Maria Gadú 
   Muitas pessoas só falam em exercícios físicos, aqueles que nos ajudam a manter a saúde e a boa forma, mas mal sabem que um grande aliado da felicidade e da longa vida é o exercício intelectual, me refiro principalmente à leitura. Certa vez, uma professora minha da 6ª série me disse que a força física não move montanhas, mas que a força mental é capaz disso. A partir do momento em que ela me falou essa frase, passei a usá-la em meu vocabulário e a transmití-la para as pessoas. Essa frase faz muito parte da minha vida, porque adoro praticar atividade física e admiro aqueles que nasceram para isso, mas valorizo bem mais uma pessoa culta, com um bom vocabulário.
  Acho que essa preferência pelo exercício intelectual vem desde pequena, pensando sempre em profissões destinadas à área das linguagens ou comunicação. Já pensei em ser professora de português ou espanhol, jornalista, psicóloga, pedagoga... É possível perceber então que idealizo coisas mais voltadas para o estudo da mente, das pessoas e, além disso, profissões que exigem bastante leitura e informação.
  Conversando com meus pais e avós, percebi que hoje em dia está tudo mudado, os jovens de hoje, em sua maioria, têm preguiça de ler. Isso mesmo, PREGUIÇA de ler! Definitivamente, isso não é normal. Mas é que estamos na era da internet, em que tudo é mais fácil e tem a necessidade de ser rápido, "para ontem", ninguém mais busca o significado de uma palavra que ficou em dúvida nos dicionários convencionais, recorrem tudo à internet. Eu mesma sou, muitas vezes, refém disso. Acredito sim que a internet pode trazer muitas coisas boas, mas tudo em excesso faz mal e eu acho que o mundo já está vivendo uma "overdose" de internet, o que não é nada bom. Daqui a pouco, mal vai ter livro impresso, vai ser tudo pelo computador! E como vai ficar a leitura gostosa na rede, depois do almoço? Como que vai ficar o cheirinho de novo (ou velho) das páginas dos livros?
  Pretendo com este trabalho não retratar os benefícios e malefícios da era digital, mas, sim, o meu mundo de leitura, o que eu gosto de ler, o que não gosto, o que eu já li na minha vida, o que não consegui ler ainda... Por isso, a partir de agora você vai mergulhar no meu universo de leituras, vou lhe fazer rir (quem sabe chorar), se identificar,discordar, concordar e por aí vai...
    Seja bem-vindo!


   E aí, gostaram dessa primeira introdução? Se ficaram curiosos para o restante, aguardem, pois virá!
                                                                          Beijos, 
                                                                                       Siry :)
                                                                                
OBS: Fotos de minha autoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário