quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cuidado com a Hepatite!

  Bom dia, gente!
 Quem nunca se descuidou por um segundinho que fosse? Todo mundo, por mais preocupado que seja com a sua saúde, já cometeu algum deslize, não? Então, é sobre isso que eu venho falar hoje: sobre os deslizes dessa vida, que podem ter consequências muito graves, entre elas, contrair o vírus da Hepatite.
  Existem 3 tipos de Hepatite, A, B e C, ambos atingem o fígado. Os tipos A e B, são mais comuns e também menos agressivos. Você pode se contaminar com esse vírus por meio de um alimento estragado, ou por meio de alguma contaminação na água. Já o tipo C, é o mais agressivo e pode ser pego por meio do sangue contaminado ou por relações sexuais sem preservativo.
  Bom, a hepatite do tipo A, é também chamada de "Amarelão" ou, "Derrame de Bile". Esse tipo da doença, ocorre com mais frequência em lugares mais "rurais", menos desenvolvidos, lugares onde não há saneamento básico, afinal de contas a contaminação se dá através das fezes. Tome cuidado, pois não é só porque você mora na "cidade grande", que não está sujeito a pegar o "amarelão"; ele pode ser pego ao compartilhar uma toalha de banho contaminada com fezes, por exemplo; ou, ao tomar água de cachoeiras, rios ou lagos (tome muito cuidado com água não tratada!); também pode ser pego em piscinas com água mal filtrada. Para saber se você está contaminado, fique atento aos sintomas: dores no corpo, fadiga, febre, falta de apetite, urina amarronzada, entre outros. Mas, para prevenir, esteja sempre fazendo um "check-up", pois, pode acontecer de você não sentir absolutamente nada, e mesmo assim estar com a doença.
  A Hepatite B, é muito parecida com a A. Mesmos sintomas (mas assim como no tipo A, da doença, nem sempre sentidos), também é conhecida por "Amarelão" ou "Derrame de Bile", não tem medicação específica... Porém, o tipo B da hepatite, é meio que uma "evolução" do tipo A. O principal meio de transmissão dessa doença se dá através do contato com o sangue contaminado e/ou relações sexuais sem preservativo. Mas, como eu dizia, o tipo B, é uma "evolução" do tipo A, porque nesse caso, há maior risco de adquirir a doença de modo crônico, ou seja, para o resto da vida. Obs.: em ambos os casos (contaminação por tipo A ou B), o risco de ter a doença de modo fulminante é menos de 1%.
  Sobre a Hepatite C, o modo mais grave da doença: também é transmitida através do sangue contaminado/relações sexuais sem o uso do preservativo; a pessoa contaminada sente, no máximo, sintomas de uma "simples" gripe, isso é, se sente, pois na grande maioria dos casos, o portador do vírus, não sente nada! Ele só vai saber que está com a doença, por meio de um exame de sangue, ou, caso o paciente não faça o exame periodicamente, a doença só será descoberta, quando, mais tarde, houver aparecido cirrose ou até mesmo um câncer de fígado (ambos causados pela Hepatite C). Se descoberta ainda cedo, o tipo C da hepatite, pode ser tratado com medicamentos específicos para a doença, porém, quando a doença só é descoberta em estágio avançado, e já é crônica, são usadas combinações de medicamentos que tem alguns efeitos colaterais, mas, vale apena, pois hoje em dia já se tem registrado que praticamente todas as pessoas que se tratam corretamente, tem uma vida longa e saudável. 


  É isso, caros leitores... Sei que o texto de hoje ficou um pouco sério, 
mas antes prevenir do que remediar, ou, como diz 
minha mãe, "O Seguro morreu de velho".

Sites de apoio:



Tomem cuidado!
Nat Magal

Nenhum comentário:

Postar um comentário