segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um modo de vida diferente

      Olá, gente! Tudo bom? 
  Estávamos um pouco ausentadas do Risadas, mas por motivos sérios, aqueles mesmos, de sempre: os estudos! Mas venho aqui hoje para escrever uma experiência que vivi no último final de semana. 
    Bom, a minha família participa de um clube de jipeiros que, juntos possuímos um sítio na cidade de Alfredo Wagner, onde pela redondeza,vive uma comunidade. Na última sexta-feira, fomos uma grande turma para o sítio e, quando eu estava lá, no sábado de noite já, recebemos a visita de uma menininha de apenas 9 anos, nossa vizinha. Ela começou a bater papo comigo e contar o seu ponto de vista, o seu modo de vida (que, por sinal, é muito diferente do nosso aqui da cidade!). 
   Comecei perguntando se ela gostava de viver ali onde vive, e ela me respondou que adora e que não troca aquela lugar por nada: "Até já fui em Florianópolis, mas acho que lá tem muita violência!" - disse ela. Gente,só 9 aninhos!!! 
   Vejam só como ela faz pra ir até a escola (coloquei essa fala exatamente com as palavras dela): "Quando tem sol, eu e o Maicon(irmão) a gente vai de moto, daí quando tem chuva a gente descemo a pé, com capa de chuva..." Quando ela me contou isso, fiquei com muita pena dela, sabe? Me passou todo um filme pela cabeça, de que, às vezes, eu tenho tudo e não sei aproveitar, afinal de contas, vou de carro para escola, não passo nenhum "sufoco" desse para ir até a aula! 
   Além disso, de repente ela começa a mexer nos dedos com uma cara de quem estava com dor, e daí eu pergunto a ela: "Batesse o dedo em algum lugar?" Que nada! Essa capricorniana (do dia 18/01) me responde: "Não, é que hoje eu tava catando milho e machuquei minha maõ."  Meu Deus, mais uma vez lá estava eu: assustada! Vendo que, aquilo que ela vive é completamente fora da minha realidade, nunca pensei que veria uma vida tão diferente da minha, sabe?   Mas e não é que ela tava realmente catando milho? E não simplesmente catando milho, mas fazendo essa atividade no horário do meio-dia, eu vi... 
   De repente, comecei a esquematizar na minha cabeça essa entrevista para o Risadas e lancei para ela assim: "Que profissão queres seguir?" Só pra ver, qual é a ideia de futuro dela. Me respondeu o seguinte: "Eu penso em ser professora ou, como é que é, mesmo? Moça da farmácia."   Ai que fofa! Achei muito legal ela ter a iniciativa de ser professora, afinal de contas, a gente tá precisando desse tipo de profissão para o futuro, né? Para termos educação de qualidade Brasil afora... 
    Depois, conversei mais coisas com ela, mas aí, falamos de animais (ela adora cachorros), de plantas, de cantores preferidos (ela é fã da Shakira) e acreditem se quiser, o papo chegou até a Amy Winehouse!!! Falando em coisas do mundo moderno, em meio a essa vida simples desse pessoal de lá, fico sabendo que o irmão dela tem um videogame. Então, no fim, a vida é bem diferente das nossas, mas com alguns elementos em comum! 
    Leitores, a minha intenção com esse texto era deixar registrado esse momento super-interessante que vivenciei (e que venham mais momentos desse), além disso, era fazer vocês refletirem sobre suas vidas e verem, que tem gente em situações muito "piores" (vou usar esse termo, mesmo não sendo o ideal) que a nossa, mas em hipótese alguma, desistem dos seus sonhos. 
                                                            A mensagem de hoje foi essa, 
                                                                                                        Siry :) 


OBS: Optei por não revelar o nome da menina porque nem contei pra ela que seria entrevistada e publicada parte de sua história na internet. Até tirei uma foto com ela, mas, por enquanto, prefiro não publicar, quem sabe daqui pra frente, com outra percepção eu acabe publicando...
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário