domingo, 28 de abril de 2013

Perfil: Júlia

  Boa noite, pessoal! Tudo bom com vocês? O Perfil deste domingo é com a nossa querida amiga (já figurinha carimbada aqui no Risadas) Júlia, mais conhecida como Julinha. Vejam o que ela nos conta:
Essa aqui é a Penélope, a mais do que fofa cachorra da Julinha


Nome completo? Júlia Vieira Carioni
Qual teu signo? Câncer
Qual seu sonho? Viajar pelo mundo e conhecer o Justin
Qual seu pior defeito? Sou possessiva
E a melhor qualidade? Sou simpática (eu acho pelo menos haha)
Qual seu filme preferido? Amizade colorida
E o que menos gosta? Não tenho um específico (que eu me lembre agora)
Qual estação do ano preferida? Por quê? Verão. Ahh porque o verão é a época das férias, época que todo mundo é feliz..
Tem animais de estimação? Quantos? Sim, uma Lhasa Apso,a Penélope
Qual animal você mais gosta? Cachorro
Que tipo de música que você não gosta? Funk,forró, axé, tecnobrega
Qual é o tipo de música que você gosta? Rock, pop,hip-hop e etccc. Em geral sou muito eclética
Música preferida? That should be me (Justin Bieber), She will be (Maroon 5),How to Love (Lil Wayne)
Qual tua comida preferida? Goulash (mas, só o da minha Avó)
Qual comida que tu não gostas? Dobradinha
Bebida favorita? Coca-cola zero, de preferência
Tem algum ídolo? Qual? Sim, Justin Bieber
Qual tua cor favorita? Verde, rosa, gosto bastante de tons pastéis, mas gosto também de cores chamativas, por exemplo em um roupa toda preta colocar um sapato laranja ou vermelho fica bem legal e da um ar moderno.
Valeu, Julinha! Adoramos as tuas dicas de moda, que vieram junto com o Perfil de hoje!
E aí pessoal, gostaram?
Beijos,
Maria Siry :)


sábado, 27 de abril de 2013

Chico Mendes Vive!

  No dia 15 de Dezembro de 1944, nascia, na cidade de Xapuri, no Acre, Francisco Alves Mendes Filho, mas conhecido como Chico Mendes. Chico foi um seringueiro, ativista ambiental e visionário.
  Muito pobre, assim como a maioria das famílias da região, Chico não foi à escola, mas aprendeu a ler e a escrever com um amigo de seu pai, o militante comunista Euclides Távora.
  Ainda jovem, com menos de vinte anos, começa a lutar pelo direito ao acesso a educação para os seringueiros, pois achava que desde modo, estes trabalhadores deixariam de ser explorados pelos senhores das fazendas. 
  Com o Golpe Militar de 1964, a ideia megalomaníaca da construção da "transamazônica" (lendária estrada que passaria por toda a região amazônica) foi posta em prática. O desmatamento desenfreado da floresta se agravou ainda mais com a chegada de fazendeiros vindos do sul e sudeste do Brasil, que, patrocinados pelo governo federal, vieram colonizar a região amazônica. Porém, esses fazendeiros não contavam com a presença de diversas famílias que moravam no meio de suas recém-adiquiridas propriedades e que dependiam da mata para sobreviver. Para eliminar as famílias de suas terras (e as árvores), foram contratados peões. Chico juntou alguns companheiros e criou o movimento do Empate, que tinha como objetivo, o diálogo com esses peões para tentar convencê-los de que, derrubando a floresta, muitas famílias ficavam sem renda e sem ter para onde ir.
  Nessa época, Chico virou um dos inimigos do governo e sabia que estaria marcado para morrer se continuasse com tais ideias. 
Chico Mendes
  Na segunda metade da década de 1970, Chico Mendes começou a almejar uma cooperativa, para que os seringueiros, unidos, conseguissem lucrar mais com seu trabalho. Nessa época, ele conheceu uma das peças-chaves para o desenvolvimento dessa ideia, sua grande amiga, a antropóloga Mary Allegretti. Ela o ajudou a desenvolver uma das soluções para um problema que ele já sabia que existia a tempos, a educação. O analfabetismo e a ignorância dos seringueiros, era conveniente, pois deste modo, os poderosos poderiam os fazer de marionetes. Mary, Chico e a comunidade unida, depois de muita luta, conseguiu construir escolas de educação básica.
  Nos anos 1980, com a fundação do PT, Chico alia-se ao partido e concorre a deputado, até mesmo, porque se ele se elegesse, ficaria mais protegido, já que estava jurado de morte. Nessa mesma época, conhece a jovem Marina Silva. Ela, que sonhava se tornar freira, conheceu Chico Mendes através de um cartaz na igreja, chamando para uma das reuniões de seringueiros; ela acaba por se envolver com a causa e abandona a igreja pela política. Nem Chico nem Marina foram eleitos.
  As estradas da transamazônica causavam tanta destruição na floresta amazônica que ficava até mesmo difícil para os aviões do aeroporto de Rio Branco pousarem, por causa da fumaça das queimadas. Chico Mendes então, mesmo sem falar uma única palavra em inglês, vai à Washington, capital dos EUA, e convence o país a parar de patrocinar a estrada transamazônica. Depois dessa "afronta" ao governo, a cabeça de Chico começou a valer uma grana boa aqui no Brasil. Em contrapartida, no exterior era visto como herói e chegou a receber o prêmio "Global 500", oferecido pela ONU para pessoas que lutam pelo meio ambiente.
  Em Dezembro de 1988, Chico, que estava no Rio de Janeiro para se proteger dos pistoleiros no Acre, almeja retornar para sua família em sua cidade natal, para passar as festas de fim de ano com eles. Mesmo com dois seguranças a sua disposição 24 horas por dia, no dia 22, atiram em Chico em sua própria casa. Os criminosos, Darly Alves da Silva e Darcy Alves Ferreira, foram condenados a 19 anos de prisão. 
  Depois de sua morte, o então presidente José Sarney, aprova o projeto que criaria as Reservas Extrativistas, que são porções de terra na Amazônia, onde seringueiros/castanheiros podem viver sem que haja uma noção de propriedade definida e onde possam usufruir das riquezas da mata para sobreviverem. A maior delas no Acre, se chama Reserva Extrativista Chico Mendes, com cerca de 1 milhão de hectares. 
  Não restam dúvidas de que Chico Mendes foi um visionário, que estava muitos anos a frente do seu tempo. Ele contribuiu ao mesmo tempo para a sobrevivência e melhora de vida dos trabalhadores que viviam na mata e dela dependiam e para a preservação da Amazônia, em uma época que se achava que progresso era sinônimo de desmatamento, grandes prédios e construções gigantescas. 

Obs.: a inspiração para o texto veio ao assistir esse documentário superinteressante: 

Abraços,
Nat Magal

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Renata e Chico: os Laus do Bom Dia Brasil

Hello, people! Como estão vocês?
Renata e Chico apresentando o telejornal

  Vocês lembram de uma postagem que teve há um tempo atrás aqui no Risadas, contando um pouquinho mais sobre a Sandra Annenberg e o Evaristo Costa, os laus do Jornal Hoje? Então, como havia comentando com vocês, resolvi continuar contando para vocês um pouquinho mais de outros Laus do mundo jornalístico e, desta vez, escolhi os apresentadores do Bom Dia Brasil, também da Rede Globo, Renata Vasconcellos e Chico Pinheiro. O Bom Dia Brasil é um telejornal brasileiro que vem sendo apresentado desde janeiro de 1983 (há 30 anos) e tem duração de 1 hora, das 07:30h até as 08:30h da manhã. Atualmente, tem passado uns 5 minutinhos de manchetes do que será informado posteriormente no jornal que dura mais ou menos das 06:25h até 06:30h e eu acompanho todos os dias estas manchetes, enquanto tomo o meu café da manhã para depois ir para a aula. É uma pena que eu não possa acompanhar o jornal por inteiro, mas pelo menos tenho essa prévia, né? 
E agora? Qual é a Renata e qual é a Lanza? Tirem suas conclusões! Hahaha

  Nem sempre o jornal teve esta dupla como apresentadores, foram diversas as mudanças, mas a mais impactante aconteceu faz pouco tempo: em 2011 o apresentador Renato Machado (que apresentava o jornal desde 1994) passa a ser correspondente da Globo em Londres e Chico Pinheiro assume seu posto no telejornal. 
Renata, o ex-marido e os filhos

   Falaremos agora um pouquinho dos dois apresentadores atuais: Renata Fernandes Vasconcellos ou simplesmente Renata Vasconcellos nasceu no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1972, tem 40 anos, mas nem parece, né? Renata se formou em Comunicação Social pela PUC-RJ, tendo sido primeiramente modelo.Começou sua carreira na televisão em 1996, na Globo News, apresentando o telejornal "Em Cima da Hora" e foi neste canal que ela fez coberturas inéditas,como a invasão de um grupo guerrilheiro à embaixada do Japão em Lima, no Peru. Apareceu pela primeira vez na Rede Globo quando passou a apresentar o Jornal Hoje eventualmente aos sábados em 1997 e, durante um período de transição entre a saída de Mônica Waldvogel e a entrada de Sandra Annenberg no telejornal, Renata chegou a assumir a apresentação e edição-chefe do JH. Assim que Sandra assumiu o JH de vez, Renata continuou apresentando o jornal eventualmente aos sábados durante 2 anos, até que passou a fazer matérias para o programa Fantástico. Depois deste período de transição, eis que ela assume a apresentação do Bom Dia Brasil, em 2002. Em 2005 Renata entrou pro time de apresentadores reservas do Jornal Nacional, apresentando eventualmente o jornal aos sábados, sendo que, em 2012, durante as férias de Patrícia Poeta, Renata apresentou o JN ao lado de William Bonner durante um mês e fez muito sucesso! Falando agora um pouquinho da vida pessoal dela... Renata foi casada durante 13 anos com Haroldo Mac Dowell (empresário do ramo financeiro), com quem teve dois filhos, Antônio e Miguel. Muitos não sabem, mas Renata possui uma irmã gêmea idêntica à ela, a estilista Lanza Mazza. 
Chico, a ex-mulher Carla Vilhena e dois dos três filhos do ex-casal

   Já Chico Pinheiro (nome artístico de Francisco de Assis Pinheiro) nasceu em Santa Maria no Rio Grande do Sul, em 17 de junho de 1953, fará 60 anos em breve. Uma curiosidade sobre Chico é que sua família é mineira, só ele que nasceu no RS e já pequeno voltou para Minas Gerais, onde seu pai foi vereador de Belo Horizonte por cinco mandatos seguidos. Formou-se em jornalismo pela PUC de Minas e começou a trabalhar no "Diário Mineiro", jornal local. Em 1989 foi morar em São Paulo para trabalhar na TV Bandeirantes, onde viveu momentos inesquecíveis de sua vida, como a cobertura da visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1992 e a cobertura do Impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor. De 1995 até 1997 trabalhou na Rede Record, mas foi demitido depois destes dois anos, acusado pela empresa de ir contra os princípios religiosas da mesma. Ainda em 1997 adentrou na Rede Globo, onde apresentou o Bom Dia São Paulo e eventualmente o Jornal Nacional. A partir de 1998 passou a apresentar o SPTV, jornal local da Globo em São Paulo, de lá só saiu em 2011 para, como já vimos acima, apresentar o Bom Dia Brasil e virar Lau de bancada de Renata Vasconcellos. Na vida pessoal, Chico foi casado com a também jornalista Carla Vilhena, com teve três filhos. Além disso, Chico é torcedor assumido do Clube Atlético Mineiro e é conselheiro do Instituto Ayrton Senna. 
Chico Pinheiro e ao fundo o cenário do Bom Dia Brasil

   A dupla Lau adora acompanhar as notícias do Bom Dia Brasil todos os dias cedinho, achamos um jornal muito bem feito, pois eles tem bastante tempo de duração diária (1 hora) e sabem fazer o jornal de uma maneira que não fica chata/cansativa. 
   Mas e aí, gostaram de mais esse texto da área dos jornalistas Laus da Rede Globo e de saber mais da vida destes dois reconhecidos profissionais? 
                                                                                       Abraços,
Maria Siry :D


FONTES: - www.wikipedia.org


segunda-feira, 22 de abril de 2013

Quero conhecer: Cidade do Cabo (África do Sul)

  Bom dia, gente!
Mapa
  Hoje vou levar vocês para conhecer um pouco mais da Cidade do Cabo, na África do Sul. Segundo a Revista Forbes, ela é uma das 6 cidades mais lindas do mundo. Vamos ver se isso é verdade?
  É a segunda maior cidade da África do Sul e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. A temperatura média anual é de 17°C, ideal para quem gosta de um friozinho.
  Algo que me desperta muita curiosidade a respeito dessa cidade, é o fato de ela se situar no Cabo da Esperança, ou seja, aquela voltinha que o continente africano faz ao sul. É cercada por uma montanha denominada Table Moutain (Montanha da Mesa) - já que esta tem o formato de uma mesa - este fato faz com que ela fique num vale, mas ao mesmo tempo seja banhada de um lado pelo Oceano Atlântico Sul e do outro pelo Oceano Índico.
  Veja alguns ponto turísticos da Cidade do Cabo:
- Constantina: é um distrito no interior da cidade. A Cidade do Cabo tem um clima mediterrâneo, o que faz com que ela seja famosa também pela produção de vinhos de ótima qualidade. E se é vinho que você procura, Constantina é o lugar certo para encontrá-lo.
Constantina
















- Cabo da Boa Esperança: ponto onde os Oceanos Atlântico e Índico se encontram. No passado foi significado de medo e curiosidade para exploradores que queriam chegar as Índias. Hoje em dia, ainda é um "Cabo das Tormentas", mas proporciona uma vista singular.
Cabo da Boa Esperança
- Jardim Botânico Kirstenbosch: você já deve imaginar que é um jardim botânico. Agora o que você nem sonha, é que ele foi fundado em 1913, conta com mais de 7.000 espécies de plantas diferentes em 500 hectares de extensão e já foi tombado, inclusive, como patrimônio público da humanidade pela UNESCO. Vai deixar de visitar?
Jardim Botânico Kirstenbosch


















E aí, ficaram curiosos para conhecer a Cidade do Cabo?
Que tal programar uma viagem nas férias pra lá?

Bye,
Nat Magal

Fontes:


domingo, 21 de abril de 2013

Perfil: Angela

Oi gente, tudo bom? Hoje é domingo e, portanto, é dia de Perfil aqui no Risadas Lau! A nossa convidada de hoje é a Angela (mãe da Maria Siry), deem só uma olhada no que ela tem pra nos contar ;) 
Uma linda borboleta - animal favorito da Angela



Nome completo? Angela Mafra de Moraes
Qual teu signo? Leão
Qual teu sonho? Sonho me tornar escritora e ser esta a minha profissão.

Qual seu pior defeito? Defeito, eu? Sofrer por antecedência e ser dramática. Também meio mandona.
E a melhor qualidade? Gosto de ajudar as pessoas.
Qual seu filme preferido? Pretty Woman (Uma linda mulher)
E o que menos gosta? Não gosto de ficção e nem de filmes surreais, muito menos do tipo Crepúsculo & Cia.
Qual estação do ano preferida? Por quê? Gosto do inverno, porque há o aconchego e os dias são lindos.
Tem animais de estimação? Quantos? Temos uma cachorra chamada Nala, agitada por natureza.
Qual animal você mais gosta? Gosto de borboletas, de apreciá-las e saber que passam por uma grande transformação para serem quem são.
Que tipo de música que você não gosta? Não gosto de funk, nem rock Heavy metal. 

Qual é o tipo de música que você gosta? Gosto de vários tipos de música, principalmente as românticas ou que passem uma mensagem.
Música preferida? Let it Be, Beatles.
Qual tua comida preferida? Adoro massas, macarrão com molho de 4 queijos e também gosto muito de frutas.
Qual comida que tu não gostas? Não gosto de carne de porco, nabo, repolho, pimentão e comidas com gosto forte de alho. Também não como dobradinha (fato = bucho).
Bebida favorita? Gosto de sucos, água com e sem gás e champanhe.
Tem algum ídolo? Qual? Por quê? Não tenho um ídolo, mas admiro as pessoas que agem e pensam coerentemente; pessoas honestas e sensíveis também me atraem.
Qual tua cor favorita? A cor que eu mais gosto é branco, mas acho lindo os tons de lilás e rosa, azuis e todas as cores da natureza.

   A Angela, bem querida, finalizou mandando um recado pra nós duas (Siry e Magal): "Beijinho, darlings". Beijos para ti também Angela!!!
    Mas e aí, pessoal, gostaram do perfil de hoje? 
                                                                                                Beijos, 
                                                                                                        Siry e Magal 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eu curto Pink Floyd. E você?

   Boa noite, galera! Tudo bom? 
Capas de alguns álbuns da banda representadas nas costas das mulheres

Graças a Deus estamos iniciando mais uma sexta-feira tão esperada por todos, né? 
E nesse clima de final de semana chegando e descontração, vou contar pra vocês um pouquinho mais da história de uma das maiores bandas de rock dos últimos tempos, estou me referindo a nada mais, nada menos que Pink Floyd
  Pink Floyd é uma banda da Inglaterra, assim como os Beatles, só que, diferentemente do quarteto de Liverpool, surgiu em Cambridge no ano de 1965, ou seja, são contemporâneos dos Beatles. Muito conhecida por seu estilo psicodélico e experimental, abrangendo sempre letras filosóficas e trechos instrumentais bem extensos, formando combinações muito originais. 
Capa do disco "The Division Bell"

  Bom, fiquei introduzindo demais e não apresentei a formação original da banda, constituída pelos então estudantes na época do surgimento do grupo: Roger Waters (virginiano de 6 de setembro de 1943 - 69 anos), Nick Manson (aquariano de 27 de janeiro de 1944 - 69 anos), Richard Wright ( leonino de 28 de julho de 1943 e que teria 69 anos se não tivesse falecido em 2008) e Syd Barrett (capricorniano de 06 de janeiro de 1946 e que teria 67 anos se não tivesse falecido em 2006). O nome da banda surgiu de uma ideia dada por Barrett, que era admirador dos músicos de blues: PINK Anderson e FLOYD Council, daí que tiraram Pink Floyd! 
  O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda em 1968, meses antes da saída de Barrett do grupo, sendo que Barrett saiu devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas. Na sequência da perda de seu principal letrista, Roger Waters tornou-se o principal compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the MoonWish You Were HereAnimals e The Wall.
Capa do disco "The dark side of the moon"

  Em 1985, Waters deixa a banda, porém Gilmour, Manson e Wright seguem firme na caminhada! A grande confusão da banda se deu a partir deste momento, em que Waters processou os ex-companheiros de banda por uso ilegal do nome "Pink Floyd" (ele tinha seus motivos por esta acusação, embora até hoje não se saiba o real motivo que ele teve). Até que, depois de duas décadas de amargura entre os membros da banda, o grupo se reuniu em 2005 para uma única apresentação em um concerto para caridade. Em 2011, os membros restantes (Wright faleceu em 2008) fizeram mais um show especial, em Londres. A banda só veio a acabar oficialmente em fevereiro de 2006, através de um comentário oficial da banda, que já avisou que não existirão possíveis composições de letras e álbuns novos e nem tampouco shows. O que é uma pena, né? Achei que um dia poderia ver os caras tocando... Para a alegria de muitos, ano passado, nós brasileiros recebemos um presente: a passagem da turnê "The Wall" de Rogers Waters por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O antes e....

  Abaixo deixo algumas músicas da banda e recomendo que vocês ouçam, são muito boas:
- Wish You Were Here                            - Mother                
- Hey You                                              - Money
- Time                                                  - Us and Them
- Confortably Numb                                - Take it back
- Another Brick in the wall                      - The trial
   E duas curiosidades sobre a banda: o ritmo de suas músicas é o Rock Progressivo e, meu pais sempre me conta que quando ele era criança existia um seriado na TV que passava de noite e a abertura era com a música "Time" do Pink Floyd e ele morria de medo só de ouvir a música, e, hoje em dia ouvindo a música eu entendo o medo dele! Hahaha A música tem mesmo um ritmo meio de terror. 
o depois da banda!

  Mas e aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais da história dessa banda pra lá de especial? Espero que tenham gostado!
                                                                                                  Abraços, 
 Maria Siry :D
   






FONTES: - http://www.lastfm.com.br/music/Pink+Floyd/+wiki
             - www.wikipedia.org 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Recomendo: "Vai que dá certo"

   Olá pessoal! Como estão vocês? 

 Sei que estávamos ausentadas das postagens nos últimos dias, mas foi por uma causa nobre: estávamos participando todas as noites das Jornadas Bolivarianas (evento repleto de conferências e que debate temas muito importantes e como funcionam esses temas na América Latina) e tivemos alguns compromissos de aula durante as últimas tardes. Pedimos desde já que nos desculpem e agora pretendemos retomar com todo gás! Hahaha 
  A postagem de hoje é uma dica bem leve e que fará você dar boas Risadas. Estou me referindo à comédia brasileira lançada agora, em 2013, chamada "Vai que dá certo", eu fui conferir e ri do começo ao fim! 
  Do diretor Maurício Farias, com duração de 87 minutos e classificação indicativa de 12 anos, o filme tem no elenco os seguintes atores: Fábio Porchat, Danton Mello, Bruno Mazzeo, Lúcio Mauro Filho, Gregório Duvivier, Felipe Abib e Natália Lage. Já deu de perceber que é riso rolando solto, né? 
O elenco do filme

  O filme conta a história de seis amigos que estudaram juntos no colégio e se reencontram, cada um na faixa dos seus 30 anos e nada bem sucedidos: um deles é músico em um bar e fica desempregado por não cumprir a agenda de trabalho corretamente, outros dois, que são irmãos, tocam a loja de videogames que era do falecido pai deles (detalhe: a loja já está caindo aos pedaços), o outro dá aulas de inglês para "aborrecentes',  um outro ainda é um falido concorrente a vereador da cidade e a única mulher do grupo ganha a vida dançando na noite e está toda endividada, aliás, todos estão sem dinheiro para nada! Lá pelas tantas surge uma proposta pra lá de especial vinda do primo do músico, que trabalha numa transportadora de valores, seria assaltar a transportadora. O plano era perfeito, só que o perfeito demais não existe, né? Aí já viu, um rolo atrás do outro e quando tu pensas que eles já se encrencaram o suficiente, vem mais bomba ainda! Hahaha Sério, sem mentira, é de rir do começo ao fim! Para vocês terem uma ideia, eu tô escrevendo aqui, lembrando das cenas e me afinando de rir! Hahahahahah 

   E uma curiosidade do filme: em dez dias que o filme já estava em cartaz, tiveram 10 milhões de espectadores.Uma outra curiosidade engraçada é que o filme se passa em alguma cidade de São Paulo não identificada, mas os atores são quase todos cariocas. 
   Se você não sabe o que fazer neste final de semana, dê um pulinho no cinema mais próximo e veja. Vale a pena conferir!
                                                                                                           Beijos, 
                                                                                                              Maria Siry :)
   

FONTES: -http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/04/apos-10-dias-em-cartaz-vai-que-da-certo-faz-1-milhao-de-espectadores.html  (neste site tem o trailer do filme)

http://www.cineclick.com.br/filmes/ficha/nomefilme/vai-que-da-certo/id/18840

domingo, 7 de abril de 2013

Perfil: Ivanete


Olá pessoal! Tudo bom? 
O Perfil deste domingo é com a minha querida avó Ivanete, mais conhecida por seus netos como Vó Éti. Confiram o que ela tem a nos dizer!
Cena do filme preferido da Éti

Nome completo?  Ivanete Mafra de Moraes
Qual teu signo?   Escorpião
Qual teu sonho?  Não necessariamente um sonho, mas o desejo de continuar tendo uma vida tranquila ao lado da família com todos bem.
Qual teu pior defeito?  Não ter muita preocupação com minha aparência física.
E a melhor qualidade?  Tranquilidade
Qual seu filme preferido?  Comer, Rezar e Amar
E o que menos gosta?  Crepúsculo
Qual estação do ano preferida? Por quê? Outono, porque é uma transição gostosa entre o verão e o inverno. 
Tem animais de estimação? Quantos? Não 
Qual animal você mais gosta? Não tenho preferência.
Que tipo de música que você não gosta? Essas músicas que possuem letra sem conteúdo.
Qual é o tipo de música que você gosta? MPB
Música preferida?  “Chega de saudade” – Tom Jobim
Qual tua comida preferida? Galinha caipira
Qual comida que tu não gostas? Comida japonesa
Bebida favorita? Água
Tem algum ídolo? Qual? Por quê? No momento não lembro 
Qual tua cor favorita? Azul

    E aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais dessa personalidade? 
                                                                                             Abraços, 
                                                                                                      Siry :) 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Culinária Japonesa

   Boa noite, gente! Tudo bom?

 Hoje resolvi falar de uma coisa que eu gosto bastante: culinária japonesa! Vou contar pra vocês uma história: primeiramente eu nunca tinha comido comida japonesa, sempre que minha mãe me convidava para experimentar eu relutava, pensando "Que coisa mais esquisita, comer peixe cru!" (a maioria das pessoas quando vai comer pela primeira vez pensa assim como eu pensava), até que um dia, concordei e fui com minha mãe experimentar. Beleza, escolhemos o restaurante que iríamos, em nosso bairro mesmo e fomos. Chegando lá, a garçonete explicou os benefícios, que era muito saudável e tudo mais, só que comi e não gostei, aliás, nem eu nem minha mãe gostamos :(  Depois de certo tempo, começamos a pensar que poderia ter relação com o modo de preparo daquele restaurante e resolvemos experimentar outro, também em nosso bairro, dessa vez buffet (o outro era a la carte). O resultado? Nos apaixonamos pela culinária japonesa e volta e meia estamos lá fazendo uma boquinha! Hahaha   Por isso, já aproveito e dou a dica: se você está hesitando experimentar ou experimentou uma vez e não gostou, te lança e tenta de novo, porque olha, vale a pena mesmo!
   Bom, a culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco, chamado pelos japoneses de Hakumai, está presente em quase todas as refeições, geralmente acompanhado de peixe, mas também ocasionalmente acompanhado de carne e legumes. Estes acompanhamentos são conhecidos como Okazus. A comida japonesa é servida com um talher diferenciado, o Hashi, que consiste em dois bastõezinhos de madeira, plástico ou metal (depende o restaurante) e que assustam muitos iniciantes da culinária japonesa. Eu mesma, me perguntava como é que eu ia segurar a comida com aqueles dois "filetes"? Hahaha Mas já adianto que a gente dá jeito, caso contrário, é só pedir para os atendentes, que eles trazem um talher convencional para auxiliar. 

   Em termos de refeições, a mais simples para os japoneses, por exemplo, consiste de ichijū-issai , uma sopa com arroz e um acompanhamento. O pequeno-almoço ou café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de missoshiru (sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai ("uma sopa e três acompanhamentos"). Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor. Até mesmo pelo fato do Japão ser um país insular, a população consome bastante frutos do mar e algas. Ainda que não seja tão comum, os japoneses consomem também macarrão (originário da China), gafanhotos (chamados de Inago), larvas de abelha (chamadas de Hachinoko) e lagartos. Que coisa mais estranha para nós ocidentais, né?  
   Geralmente se tem imagem da mesa japonesa como sendo baixa e as pessoas sentadas em almofadas no chão, mas nos restaurantes, de um modo geral, são mesas normais, só que arrumadas de maneira típica japonesa: toalhas quentes são colocados em um dos cantos da mesa para que as pessoas limpem suas mãos antes e após comer, o shoyu (molho de soja) é colocado num pratinho especial para que a pessoa mesma "lambuze" seu alimento nessa delícia de molho que o shoyu é, os Hashis são colocados do lado do prato... E uma curiosidade: sempre antes de beber bebida alcoólica na refeição é necessário que se faça um brinde e diga a palavra "Kanpai'! 

   Para finalizar, vou deixar aqui pra vocês alguns ingredientes que estão sempre presentes na culinária japonesa: arroz, berinjela, pepino, algas marinhas, picles, kani, polvo desidratado, macarrão, grãos, etc. Mas não se assustem, existem diversos outros ingredientes e nem todos os pratos recebem estes ingredientes citados acima! Se quiserem ver mais ingredientes e até mesmo nome de alimentos de origem japonesa, deem uma olhada aqui na Wikipedia, que dessa vez me foi muito útil na execução dessa pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Jap%C3%A3o
   Espero que tenham gostado! Estamos abertas e com ideias para contar a história e como funciona as culinárias de outros países, o que acham?
                                                                                        Até breve e Arigatô,
                                                                                                          Maria Siry ;)
                                                                                                                                      
OBS: Arigatô significa Obrigada e vem do japonês. Usei essa expressão com o intuito de agradecê-los por terem lido a postagem! 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Só uma dica: Decoração da casa

    Oi gente, tudo bom?
 Hoje venho dar umas ideias que podem lhe inspirar para que você faça em sua casa/apartamento. Sempre é bom dar uma mudada para iluminar e tornar o lar mais aconchegante, né? Vale lembrar que me inspirei no site a seguir: http://milideiasdecoracao.blogspot.com.br/.
   Vamos começar falando sobre piscinas: eu sei que acabou de acabar o verão, mas essa é uma das melhores épocas para começar as obras de piscina, porque os preços ficam mais baixos (a temporada já acabou) e porque você não quer esperar chegar o calor do próximo verão para começar a mexer, né? Se a sua casa te vista para o mar, é legal fazer aquelas piscinas de borda infinita, essa impressão surge pois as piscinas são colocadas num plano mais elevado e a parede fica no mesmo nível que água, dando assim, a impressão de que a piscina não tem limites. Já se a sua casa fica em meio a mata e natureza, pode criar elementos que se insiram na vegetação, como cascatas, pedras, deck de madeira... Se por um acaso você tiver pouco espaço e tiver vizinhos no terreno ao lado, crie uma mureta de tijolo ou feita de arbustos, assim a privacidade é mantida. 
Piscina com Borda Infinita

   Outro assunto interessante que vi nesse site, foi o que fazer com o berço do bebê depois que seu filho já tá crescidinho e passa a dormir na cama: uma mesa de estudo (basta tirar o colchão e fixar uma superfície de madeira ou vidro sobre o berço) ou uma estante (basta tirar o colchão e fixar tábuas corretamente medidas para caber na extensão do berço). 
Berço convertido em mesa de estudo


  Uma outra ideia bacana é fazer diversos itens com as rolhas, assim se faz a reciclagem do material e fica dá um requinte pra lá de especial à decoração da sua casa. Dá de fazer: porta-copos, bases para colocar refratários quentes em cima da mesa, quadro de cortiça e rolha, tapetinho de banheiro, isolamento acústico de bares, etc. 
   Olha só que mimo essas ideias pra quarto de menina: fazer um beliche com decoração em forma de casinha de boneca (como a imagem vai mostrar); fazer um quarto todo cor-de-rosa e roxo,com papel de parede de poás; fazer uma espécie de mezanino, em que a cama fica em cima, daí a menina sobe uma escadinha pra ir dormir e embaixo fica a mesinha de estudos,etc.
Quarto para menina com casinha

   Falando em quarto... Existem projetos de quartos com piscina dentro deles, esquisito, né? Eu não sei se gostaria de dormir num deles, já pensou se, enquanto eu estiver dormindo, caio da cama e vou direto pra água? Hahaha 
Olha só o quarto com piscina

   Gente, espero que tenham gostado dessas pequenas dicas e das imagens que ilustram bem o que eu descrevi! Sei que não foram tantas dicas assim, mas se vocês tiverem gostado da postagem, nós podemos dividir em temas dentro do grande eixo decoração e passar a falar mais disso no blog, o que acham?
                                                                                                   Abraços,
                                                                                                             Maria Siry :)