sexta-feira, 19 de abril de 2013

Eu curto Pink Floyd. E você?

   Boa noite, galera! Tudo bom? 
Capas de alguns álbuns da banda representadas nas costas das mulheres

Graças a Deus estamos iniciando mais uma sexta-feira tão esperada por todos, né? 
E nesse clima de final de semana chegando e descontração, vou contar pra vocês um pouquinho mais da história de uma das maiores bandas de rock dos últimos tempos, estou me referindo a nada mais, nada menos que Pink Floyd
  Pink Floyd é uma banda da Inglaterra, assim como os Beatles, só que, diferentemente do quarteto de Liverpool, surgiu em Cambridge no ano de 1965, ou seja, são contemporâneos dos Beatles. Muito conhecida por seu estilo psicodélico e experimental, abrangendo sempre letras filosóficas e trechos instrumentais bem extensos, formando combinações muito originais. 
Capa do disco "The Division Bell"

  Bom, fiquei introduzindo demais e não apresentei a formação original da banda, constituída pelos então estudantes na época do surgimento do grupo: Roger Waters (virginiano de 6 de setembro de 1943 - 69 anos), Nick Manson (aquariano de 27 de janeiro de 1944 - 69 anos), Richard Wright ( leonino de 28 de julho de 1943 e que teria 69 anos se não tivesse falecido em 2008) e Syd Barrett (capricorniano de 06 de janeiro de 1946 e que teria 67 anos se não tivesse falecido em 2006). O nome da banda surgiu de uma ideia dada por Barrett, que era admirador dos músicos de blues: PINK Anderson e FLOYD Council, daí que tiraram Pink Floyd! 
  O guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda em 1968, meses antes da saída de Barrett do grupo, sendo que Barrett saiu devido ao seu estado de deterioração mental, agravado pelo uso de drogas. Na sequência da perda de seu principal letrista, Roger Waters tornou-se o principal compositor e líder conceitual do grupo, com Gilmour assumindo a guitarra solo e parte dos vocais. Com essa formação o Pink Floyd atingiu o sucesso internacional com álbuns como The Dark Side of the MoonWish You Were HereAnimals e The Wall.
Capa do disco "The dark side of the moon"

  Em 1985, Waters deixa a banda, porém Gilmour, Manson e Wright seguem firme na caminhada! A grande confusão da banda se deu a partir deste momento, em que Waters processou os ex-companheiros de banda por uso ilegal do nome "Pink Floyd" (ele tinha seus motivos por esta acusação, embora até hoje não se saiba o real motivo que ele teve). Até que, depois de duas décadas de amargura entre os membros da banda, o grupo se reuniu em 2005 para uma única apresentação em um concerto para caridade. Em 2011, os membros restantes (Wright faleceu em 2008) fizeram mais um show especial, em Londres. A banda só veio a acabar oficialmente em fevereiro de 2006, através de um comentário oficial da banda, que já avisou que não existirão possíveis composições de letras e álbuns novos e nem tampouco shows. O que é uma pena, né? Achei que um dia poderia ver os caras tocando... Para a alegria de muitos, ano passado, nós brasileiros recebemos um presente: a passagem da turnê "The Wall" de Rogers Waters por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. 

O antes e....

  Abaixo deixo algumas músicas da banda e recomendo que vocês ouçam, são muito boas:
- Wish You Were Here                            - Mother                
- Hey You                                              - Money
- Time                                                  - Us and Them
- Confortably Numb                                - Take it back
- Another Brick in the wall                      - The trial
   E duas curiosidades sobre a banda: o ritmo de suas músicas é o Rock Progressivo e, meu pais sempre me conta que quando ele era criança existia um seriado na TV que passava de noite e a abertura era com a música "Time" do Pink Floyd e ele morria de medo só de ouvir a música, e, hoje em dia ouvindo a música eu entendo o medo dele! Hahaha A música tem mesmo um ritmo meio de terror. 
o depois da banda!

  Mas e aí, gostaram de conhecer um pouquinho mais da história dessa banda pra lá de especial? Espero que tenham gostado!
                                                                                                  Abraços, 
 Maria Siry :D
   






FONTES: - http://www.lastfm.com.br/music/Pink+Floyd/+wiki
             - www.wikipedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário