quarta-feira, 3 de abril de 2013

Culinária Japonesa

   Boa noite, gente! Tudo bom?

 Hoje resolvi falar de uma coisa que eu gosto bastante: culinária japonesa! Vou contar pra vocês uma história: primeiramente eu nunca tinha comido comida japonesa, sempre que minha mãe me convidava para experimentar eu relutava, pensando "Que coisa mais esquisita, comer peixe cru!" (a maioria das pessoas quando vai comer pela primeira vez pensa assim como eu pensava), até que um dia, concordei e fui com minha mãe experimentar. Beleza, escolhemos o restaurante que iríamos, em nosso bairro mesmo e fomos. Chegando lá, a garçonete explicou os benefícios, que era muito saudável e tudo mais, só que comi e não gostei, aliás, nem eu nem minha mãe gostamos :(  Depois de certo tempo, começamos a pensar que poderia ter relação com o modo de preparo daquele restaurante e resolvemos experimentar outro, também em nosso bairro, dessa vez buffet (o outro era a la carte). O resultado? Nos apaixonamos pela culinária japonesa e volta e meia estamos lá fazendo uma boquinha! Hahaha   Por isso, já aproveito e dou a dica: se você está hesitando experimentar ou experimentou uma vez e não gostou, te lança e tenta de novo, porque olha, vale a pena mesmo!
   Bom, a culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco, chamado pelos japoneses de Hakumai, está presente em quase todas as refeições, geralmente acompanhado de peixe, mas também ocasionalmente acompanhado de carne e legumes. Estes acompanhamentos são conhecidos como Okazus. A comida japonesa é servida com um talher diferenciado, o Hashi, que consiste em dois bastõezinhos de madeira, plástico ou metal (depende o restaurante) e que assustam muitos iniciantes da culinária japonesa. Eu mesma, me perguntava como é que eu ia segurar a comida com aqueles dois "filetes"? Hahaha Mas já adianto que a gente dá jeito, caso contrário, é só pedir para os atendentes, que eles trazem um talher convencional para auxiliar. 

   Em termos de refeições, a mais simples para os japoneses, por exemplo, consiste de ichijū-issai , uma sopa com arroz e um acompanhamento. O pequeno-almoço ou café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de missoshiru (sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai ("uma sopa e três acompanhamentos"). Estes acompanhamentos normalmente são peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor. Até mesmo pelo fato do Japão ser um país insular, a população consome bastante frutos do mar e algas. Ainda que não seja tão comum, os japoneses consomem também macarrão (originário da China), gafanhotos (chamados de Inago), larvas de abelha (chamadas de Hachinoko) e lagartos. Que coisa mais estranha para nós ocidentais, né?  
   Geralmente se tem imagem da mesa japonesa como sendo baixa e as pessoas sentadas em almofadas no chão, mas nos restaurantes, de um modo geral, são mesas normais, só que arrumadas de maneira típica japonesa: toalhas quentes são colocados em um dos cantos da mesa para que as pessoas limpem suas mãos antes e após comer, o shoyu (molho de soja) é colocado num pratinho especial para que a pessoa mesma "lambuze" seu alimento nessa delícia de molho que o shoyu é, os Hashis são colocados do lado do prato... E uma curiosidade: sempre antes de beber bebida alcoólica na refeição é necessário que se faça um brinde e diga a palavra "Kanpai'! 

   Para finalizar, vou deixar aqui pra vocês alguns ingredientes que estão sempre presentes na culinária japonesa: arroz, berinjela, pepino, algas marinhas, picles, kani, polvo desidratado, macarrão, grãos, etc. Mas não se assustem, existem diversos outros ingredientes e nem todos os pratos recebem estes ingredientes citados acima! Se quiserem ver mais ingredientes e até mesmo nome de alimentos de origem japonesa, deem uma olhada aqui na Wikipedia, que dessa vez me foi muito útil na execução dessa pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Jap%C3%A3o
   Espero que tenham gostado! Estamos abertas e com ideias para contar a história e como funciona as culinárias de outros países, o que acham?
                                                                                        Até breve e Arigatô,
                                                                                                          Maria Siry ;)
                                                                                                                                      
OBS: Arigatô significa Obrigada e vem do japonês. Usei essa expressão com o intuito de agradecê-los por terem lido a postagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário