sexta-feira, 26 de abril de 2013

Renata e Chico: os Laus do Bom Dia Brasil

Hello, people! Como estão vocês?
Renata e Chico apresentando o telejornal

  Vocês lembram de uma postagem que teve há um tempo atrás aqui no Risadas, contando um pouquinho mais sobre a Sandra Annenberg e o Evaristo Costa, os laus do Jornal Hoje? Então, como havia comentando com vocês, resolvi continuar contando para vocês um pouquinho mais de outros Laus do mundo jornalístico e, desta vez, escolhi os apresentadores do Bom Dia Brasil, também da Rede Globo, Renata Vasconcellos e Chico Pinheiro. O Bom Dia Brasil é um telejornal brasileiro que vem sendo apresentado desde janeiro de 1983 (há 30 anos) e tem duração de 1 hora, das 07:30h até as 08:30h da manhã. Atualmente, tem passado uns 5 minutinhos de manchetes do que será informado posteriormente no jornal que dura mais ou menos das 06:25h até 06:30h e eu acompanho todos os dias estas manchetes, enquanto tomo o meu café da manhã para depois ir para a aula. É uma pena que eu não possa acompanhar o jornal por inteiro, mas pelo menos tenho essa prévia, né? 
E agora? Qual é a Renata e qual é a Lanza? Tirem suas conclusões! Hahaha

  Nem sempre o jornal teve esta dupla como apresentadores, foram diversas as mudanças, mas a mais impactante aconteceu faz pouco tempo: em 2011 o apresentador Renato Machado (que apresentava o jornal desde 1994) passa a ser correspondente da Globo em Londres e Chico Pinheiro assume seu posto no telejornal. 
Renata, o ex-marido e os filhos

   Falaremos agora um pouquinho dos dois apresentadores atuais: Renata Fernandes Vasconcellos ou simplesmente Renata Vasconcellos nasceu no Rio de Janeiro em 10 de junho de 1972, tem 40 anos, mas nem parece, né? Renata se formou em Comunicação Social pela PUC-RJ, tendo sido primeiramente modelo.Começou sua carreira na televisão em 1996, na Globo News, apresentando o telejornal "Em Cima da Hora" e foi neste canal que ela fez coberturas inéditas,como a invasão de um grupo guerrilheiro à embaixada do Japão em Lima, no Peru. Apareceu pela primeira vez na Rede Globo quando passou a apresentar o Jornal Hoje eventualmente aos sábados em 1997 e, durante um período de transição entre a saída de Mônica Waldvogel e a entrada de Sandra Annenberg no telejornal, Renata chegou a assumir a apresentação e edição-chefe do JH. Assim que Sandra assumiu o JH de vez, Renata continuou apresentando o jornal eventualmente aos sábados durante 2 anos, até que passou a fazer matérias para o programa Fantástico. Depois deste período de transição, eis que ela assume a apresentação do Bom Dia Brasil, em 2002. Em 2005 Renata entrou pro time de apresentadores reservas do Jornal Nacional, apresentando eventualmente o jornal aos sábados, sendo que, em 2012, durante as férias de Patrícia Poeta, Renata apresentou o JN ao lado de William Bonner durante um mês e fez muito sucesso! Falando agora um pouquinho da vida pessoal dela... Renata foi casada durante 13 anos com Haroldo Mac Dowell (empresário do ramo financeiro), com quem teve dois filhos, Antônio e Miguel. Muitos não sabem, mas Renata possui uma irmã gêmea idêntica à ela, a estilista Lanza Mazza. 
Chico, a ex-mulher Carla Vilhena e dois dos três filhos do ex-casal

   Já Chico Pinheiro (nome artístico de Francisco de Assis Pinheiro) nasceu em Santa Maria no Rio Grande do Sul, em 17 de junho de 1953, fará 60 anos em breve. Uma curiosidade sobre Chico é que sua família é mineira, só ele que nasceu no RS e já pequeno voltou para Minas Gerais, onde seu pai foi vereador de Belo Horizonte por cinco mandatos seguidos. Formou-se em jornalismo pela PUC de Minas e começou a trabalhar no "Diário Mineiro", jornal local. Em 1989 foi morar em São Paulo para trabalhar na TV Bandeirantes, onde viveu momentos inesquecíveis de sua vida, como a cobertura da visita do Papa João Paulo II ao Brasil em 1992 e a cobertura do Impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor. De 1995 até 1997 trabalhou na Rede Record, mas foi demitido depois destes dois anos, acusado pela empresa de ir contra os princípios religiosas da mesma. Ainda em 1997 adentrou na Rede Globo, onde apresentou o Bom Dia São Paulo e eventualmente o Jornal Nacional. A partir de 1998 passou a apresentar o SPTV, jornal local da Globo em São Paulo, de lá só saiu em 2011 para, como já vimos acima, apresentar o Bom Dia Brasil e virar Lau de bancada de Renata Vasconcellos. Na vida pessoal, Chico foi casado com a também jornalista Carla Vilhena, com teve três filhos. Além disso, Chico é torcedor assumido do Clube Atlético Mineiro e é conselheiro do Instituto Ayrton Senna. 
Chico Pinheiro e ao fundo o cenário do Bom Dia Brasil

   A dupla Lau adora acompanhar as notícias do Bom Dia Brasil todos os dias cedinho, achamos um jornal muito bem feito, pois eles tem bastante tempo de duração diária (1 hora) e sabem fazer o jornal de uma maneira que não fica chata/cansativa. 
   Mas e aí, gostaram de mais esse texto da área dos jornalistas Laus da Rede Globo e de saber mais da vida destes dois reconhecidos profissionais? 
                                                                                       Abraços,
Maria Siry :D


FONTES: - www.wikipedia.org


2 comentários: